Geral

“É a Palavra de Deus que nos guia”, afirma frei Jadir Segala

A Igreja Católica tem 2 mil lideranças espalhadas em 34 comunidades

“A Igreja Católica é uma igreja missionária, criada pelo próprio Cristo e está estruturada na palavra do Evangelho”. Essas palavras são do Frei Jadir Segala, responsável pela Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Flores da Cunha. Na Terra do Galo, são 34 comunidades, espalhadas por diversas localidades, que também são conhecidas por capelas e pertencem a mesma denominação: “Católica, Apostólica e Romana”.

— É a Palavra de Deus que nos guia. É a partir dela que brotam as nossas missões, onde também entra o lado solidário da nossa Igreja. Recentemente, tivemos um movimento bem forte com a enchente no Rio Grande do Sul e, apesar de não termos aparecido muito na mídia, a Igreja fez muitas campanhas aqui na região, através da Diocese de Caxias do Sul. Nós temos a orientação de que a solidariedade não precisa ser divulgada. Ela precisa ser feita. Seguimos aquilo que o Evangelho nos diz — enfatiza.

Outra característica da Igreja Católica é o “aconselhamento”. A visita aos doentes, por exemplo, é realizada pelo Frei Vandrigo Zacchi. Para o Frei Jadir, que ainda tem em sua equipe o Frei Geraldo Paludo, a igreja precisa participar da sociedade como um todo, através da presença, estando espalhada pelo mundo a fora.  Ele faz referência à Paróquia de Flores da Cunha como uma jurisdição administrativa da igreja Católica, que tem como sede principal o Vaticano, que fica em Roma, na Itália.

— A nossa igreja hoje tem como referencial o Papa Francisco, que é referência para o mundo todo. Ele forma seus cardeais, que têm como tarefa informar como está a igreja em cada pais. Aqui no Brasil, nós temos a Central dos Bispos do Brasil, a CNBB, que discute como está a caminhada da igreja. E nós temos a Diocese de Caxias do Sul, que pertence a Arquidiocese de Porto Alegre, e integra a Paróquia de Flores da Cunha — afirma.

Organização comunitária

A Diocese de Caxias do Sul tem 74 paróquias e 900 comunidades. Flores da Cunha faz parte desse grupo, tendo mais de 2 mil lideranças espalhadas pelas 34 comunidades. Em cada localidade existe uma organização de conselhos comunitários, os quais administram os serviços como catequese, liturgia das celebrações ou missas, além de festas e demais atividades que possam envolver a igreja.

Todas as comunidades que pertencem a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes participam de um encontro geral, pelo menos uma vez ao ano, e preparam as atividades, os objetivos e as metas para o próximo período. Além dos três padres, entre as lideranças que estão ativas dentro da comunidade estão 140 ministros da Eucaristia, 300 zeladoras de capelinhas, 180 catequistas, festeiros e padrinhos.

— Convido as pessoas que não conhecem as nossas comunidades para que possam nos visitar. Em cada bairro temos uma comunidade. Em nossa cidade, são 16, e mais 18 no interior. As nossas comunidades não são longes e basicamente todas as estradas de acesso (às capelas) têm asfalto. Os lugares mais distantes que vamos é no Capoeirão e na Medianeira, lavamos entre 15 e 20 minutos — afirma o Frei Jadir Segala.  

Informações sobre os horários das missas e demais atividades podem ser adquiridas através do WhatsApp da Secretaria Paroquial: (54) 99980-3688. A paróquia também tem a Pastoral da Comunicação (Pascom) que é responsável por alimentar as redes sociais, no Instagram @paroquiafloresdacunha e Facebook Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

Frei Jadir Segala  - Lucas Brito
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário