Geral

‘Cento Stòrie’ para ler e se divertir

Livro que reúne crônicas de Toni Sbrontolon será lançado hoje, dia 7, na 5ª Noite do Riso

Um livro que reúne histórias fantásticas e cômicas sobre o modo de ser e de agir dos descendentes de italianos não poderia ter um lugar mais apropriado para ser lançado. A obra Cento Stòrie – Ciàcole de Toni Sbrontolon será apresentada hoje, dia 7, durante a 5ª Noite do Riso. O evento tem início às 20h, no Salão de Festas Zuppa, na comunidade de Nova Roma. Além do livro, haverá show de humor com grupo Felice Persone e do cantor e compositor Valmor Marasca. A Noite do Riso terá transmissão ao vivo do programa Show de Filó da rádio Pop Show. À noite haverá a comercialização de alimentos e bebidas. A entrada é franca.

A coletânea Cento Stòrie reúne as crônicas quinzenais escritas por Toni Sbrontolon (pseudônimo do professor Ivo Gasparin) no jornal O Florense desde 1986. As histórias sobre os costumes dos descendentes de italianos no Sul do Brasil somam mais de 350, mas o autor selecionou 100 Ciàcoles para integrarem a publicação. “A ideia de copilar as crônicas num livro surgiu a partir do relato de pessoas que me contavam que recortavam as histórias do jornal e guardavam ou enviavam para amigos e familiares de outras localidades”, conta Gasparin. A intenção é que, se a obra repercutir positivamente, “faremos nantre cento stòrie”.

Todas as Ciàcoles são conversas entre pessoas comuns, descendentes de italianos, que com malícia e humor revelam os costumes de um povo. E o mais importante: são histórias escritas em dialeto talian, o que contribui para a manutenção da língua. “Muitos leitores me contam do desafio de ler o dialeto. Fico feliz porque as pessoas estão rindo e se divertindo em talian”, argumenta o autor, que lançou em 2008 a obra Segredo de Pedra.

Outro romance que documenta o linguajar típico regional e que se passa no Travessão Carvalho, intitulado A Maldição do Padre, está previsto para ser lançado em 2013. A obra está pronta e aguarda por definições editoriais. O livro Cento Stòrie tem 120 páginas e foi editado pela Editora Novo Ciclo. Tem apresentação do diretor da empresa, Carlos Raimundo Paviani, e texto de orelha da cronista Maria de Lurdes Rech.

A obra pode ser adquirida a partir da tarde desta sexta-feira, por R$ 15, na Almanaque Cultural Livros e Revistas (Avenida 25 de Julho, ao lado da lotérica) e no jornal O Florense (Rua Garibaldi, 1.020).

O autor
Ivo Gasparin é bacharel em Filosofia e pós-graduado em Letras. Afeiçoado pela cultura italiana, é fundador e componente do grupo Ricordi. Compôs mais de 60 músicas que abordam variados aspectos da imigração italiana, do jeito de falar aos costumes e tradições. É apresentador do programa Parla Talian, da rádio Solaris, e colunista do O Florense desde 1986. É autor do romance Segredo de Pedra e do Hino de Flores da Cunha.

Ivo Gasparin lança nesta sexta ‘Cento Stòrie’. - Fabiana Lavoratti
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário