Economia

73,64% dos gaúchos afirmam ter gastado mais com o mercado na pandemia

Pesquisa mostra que os gastos com itens de necessidade básica aumentaram em julho

A Mobills, startup de gestão de finanças pessoais, realizou um levantamento, entre os dias 2 e 13 de julho, com mais de dois mil usuários da plataforma. O recorte para o RS contou com 129 respondentes. Após três meses de enfrentamento da pandemia no Brasil, 34,9% dos gaúchos ainda estão enfrentando um momento delicado em relação às finanças pessoais, sendo que 3,9% tiveram suas receitas totalmente perdidas e 31% parcialmente reduzidas.

Em relação ao aumento de gastos aos últimos dois meses, 73,64% afirmaram ter gastado mais com o mercado e 43,41% tiveram aumentos nas contas de água, energia e gás.

Quando perguntado quais categorias os respondentes da pesquisa diminuíram os gastos nos últimos dois meses, se destacam as respostas para: lazer (58,14%), viagem (51,94%), restaurante (50,39%), vestuário (48,84%) e transporte (45,74%).

Em relação às compras online, 41,1% dos gaúchos afirmaram que compraram mais pela internet, enquanto 29,5% mantiveram os gastos. Os outros 29,5% respondentes que reduziram essas despesas.

Quando perguntado sobre em quais categorias os respondentes mais compraram online nos últimos dois meses, se destacam: supermercado (24,81%), livros (23,26%), eletroeletrônicos (20,16%), games para jogar online e/ou videogames (19,38%), roupas casuais (16,28%), eletrodomésticos (16,28%), material de construção e/ou decoração (13,18%) e produtos de beleza e autocuidado (10,85%).

Carlos Terceiro, CEO e fundador da Mobills, explica que o aumento de gastos com uma determinada categoria vem justamente para balancear a redução em outros serviço durante a pandemia. "As pessoas gastam mais com supermercado, mas reduzem em Lazer e Viagem. Nesse sentido, o importante é se atentar para que os gastos não ultrapassem os ganhos do mês".

Em relação às compras online, vemos um aumento de vendas de livros, o que mostra que muitos usaram esse momento para aprendizado. "Já a alta em compras de eletroeletrônicos, roupas casuais e jogos e videogames mostra que os gaúchos estão buscando mais conforto e entretenimento para adaptar a rotina passando a maior parte do tempo em casa", finaliza Terceiro.

 - Divulgação
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