Saúde

Após baixa procura, novo Dia D contra gripe

Oficialmente, a Campanha Nacional de Imunização contra Influenza encerrou no dia 31 de maio. Contudo, diante da baixa procura, a prefeitura continua a disponibilizar a vacina e, neste sábado (8), irá realizar 3ª edição do Dia D da vacinação contra gripe. Toda população com mais de 6 meses de idade pode se imunizar gratuitamente. 

Até o fim de maio, 5.848 pessoas foram vacinadas no município. Esse número representa apenas 38,44% de cobertura vacinal, levando em conta que a população alvo que era de 11.173 pessoas.

— A vacinação é crucial como forma de proteção, redução dos riscos de infecção, prevenção de complicações e diminuição da gravidade dos casos. Por isso, seguiremos com a vacinação disponível enquanto tivermos doses — reforça a secretária de Saúde, Jane Paula Baggio.

Para a infectologista do Controle de Infecção Municipal de Caxias do Sul, Anelise Kirsch, a vacinação é a forma mais segura de prevenir qualquer doença.


— No caso da vacina da gripe, além de diminuir a propagação da doença, quem ficar gripado, mesmo vacinado, tem menos vírus na via aérea superior. Ela diminui a morbidade, a intensidade da doença e, principalmente, ela diminui os casos, incluindo os graves, diminuindo as internações e óbitos — explica.

Anelise alerta que a Serra teve um aumento o número de internações por síndromes respiratórias graves. Metade delas pelo vírus influenza.

— A vacina não tem efeito colateral, no máximo foi relatado dor no braço no local da aplicação, mas ninguém vai ficar doente. Estimulamos que façam a vacina, ainda mais agora nesta emergência climática. Os hospitais estão cheios por conta das outras doenças que emergiram em função dos alagamentos — alerta.

 

 - Foto: Prefeitura de Flores da Cunha/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário