Primeira vice-prefeita de Nova Pádua, Renata Zampieri fala sobre o futuro do município
A história de Nova Pádua ganhou um novo capítulo. Pela primeira vez, uma mulher foi eleita para um cargo majoritário. A veterinária Renata Zampieri, 27 anos, assumirá como vice-prefeita em janeiro do próximo ano.
Desde muito cedo, Renata sempre teve uma relação próxima com a política, influenciada por sua família, que faz parte do MDB desde os anos 1980. Contudo, esta foi a primeira vez que Renata se envolveu diretamente com a política, após receber o convite do ex-prefeito Itamar Bernardi Kiko, seu sócio e agora prefeito eleito para terceiro mandato.
A emedebista destaca que suas atuações como médica veterinária e princesa soberana da Feira Feprocol tiveram um papel importante em sua visibilidade no município, ajudando a construir o caminho para essa conquista histórica. Um legado que ela pretende construir e abrir portas para o envolvimento de cada vez mais mulheres na política.
O Florense: Como é o desafio de ser a primeira mulher a assumir um cargo majoritário em Nova Pádua?
Renata Zampieri: Em um primeiro momento, fico muito feliz e orgulhosa de ser a primeira mulher eleita para um cargo do Executivo de Nova Pádua. Vejo que é uma oportunidade de mostrar para as pessoas que nós mulheres podemos sim estar onde quisermos. Temos, sim, a capacidade de atuar em qualquer área, estar em qualquer profissão e que não é diferente na política. Fico muito feliz que as pessoas confiaram em mim para ser vice-prefeita e tenho certeza de que, com muita dedicação, empenho e trabalho, vou dar orgulho a todas as pessoas que confiaram em mim e a todos os munícipes de Nova Pádua.
Que mensagem você gostaria de deixar para outras mulheres que sonham em ocupar um cargo político?
Minha mensagem para todas as mulheres é que não desistam e enfrentem os desafios. Sabemos que, no dia a dia, enfrentamos palavras e frases que nos diminuem, vindas tanto de homens quanto de outras mulheres. É uma pena, pois poderíamos ser mais unidas e nos apoiar mutuamente. Para aquelas que desejam seguir nesse caminho, não desistam! Encarem as dificuldades como oportunidades de crescimento. Cada palavra ou frase que tente nos desvalorizar pode se tornar um impulso para buscar nossos sonhos e realizações. Comigo foi assim: sempre que alguém tentava me diminuir, eu transformava isso em motivação para provar que eu era mais do que diziam, que eu podia ser melhor.
Quais serão as prioridades do novo governo?
Todas as áreas são importantes, mas acredito que Nova Pádua, por ter a economia baseada na agricultura, é um setor que precisa de mais atenção. Certamente será uma área em que vamos trabalhar bastante, com muito incentivo aos agricultores e também para encorajar os jovens a permanecerem na agricultura de Nova Pádua. A saúde é outra questão fundamental no nosso município, que merece atenção especial. Além disso, a educação também é importantíssima. Acredito que essas são as três áreas que não podemos esquecer, sem deixar de considerar todas as outras, como turismo, esporte, lazer e cultura, que também são relevantes e nas quais estaremos atuando ao longo dos anos. Mas, para começar, eu diria que a curto e médio prazo, daremos uma atenção especial nessas três áreas que mencionei anteriormente.
Quais políticas você acredita que são necessárias para atender à juventude?
Acredito que, de forma geral, o diálogo é sempre a melhor política que podemos adotar. Com conversa, conseguimos entender o que está acontecendo, quais são as necessidades e, assim, planejar as decisões futuras, tanto para os jovens, quanto para os idosos, enfim... para todo o munícipe. Os jovens precisam de incentivo na agricultura, que, como mencionei anteriormente, é a maior fonte de renda das famílias de Nova Pádua. Precisamos trabalhar na sucessão familiar e também na área do empreendedorismo. É fundamental introduzir nas escolas o incentivo à tomada de decisões sobre onde eles vão querer trabalhar. O nosso jovem precisa sair da escola sabendo o que quer fazer no futuro.
Como você projeta que será a relação entre o Executivo e o Legislativo?
Imagino que será uma relação muito tranquila. Vejo que todos devem pensar independentemente de siglas partidárias. Nós não podemos ficar trabalhando com partido A ou partido B. Creio que todos devemos focar no melhor para Nova Pádua. De minha parte, estou bem tranquila, sou uma pessoa aberta para sentar, conversar e encontrar soluções. Certamente não será diferente com o pessoal do Legislativo. Em Nova Pádua há essa mentalidade de que o município precisa estar acima de qualquer questão. Como disse, sem partidarismos. De forma organizada e comprometida, pensando sempre no melhor para o município de Nova Pádua, faremos um governo de diálogo.
Como projeta que será a parceria com o prefeito Kiko Bernardi?
Conheço o Kiko há muitos anos, a minha família conhece ele há muito tempo também. Nós sempre nos demos muito bem. Além de colegas, hoje prefeito e vice, eu sempre digo que eu e o Kiko somos amigos. O Kiko, inclusive, é meu sócio na agropecuária que temos no centro da cidade, então sempre tivemos contato e fomos próximos. No mês de outubro, a agropecuária completou três anos, então são três anos que trabalhamos juntos. Como disse, com muita conversa, com muito diálogo e planejamento, faremos uma administração tranquila e responsável. O Itamar é uma pessoa extremamente aberta para conversar, assim como eu. A gente vai trabalhar para o melhor de todos os munícipes de Nova Pádua, sem distinção.
Que legado você gostaria de deixar ao final do seu mandato?
Por ser a primeira mulher eleita para o Executivo do município, quero deixar como legado a ideia de que nós mulheres conseguimos chegar lá e conquistar nossos objetivos, além de pôr em prática o que desejamos. Quero ser lembrada como uma pessoa comprometida, honesta e transparente, que sempre fez o melhor pelas pessoas, sem deixar de ser a Renata do dia a dia: a Renata veterinária, a Renata amiga, a Renata que cumprimenta e conversa com todos, sem fazer distinção. Quero ser lembrada como alguém que sempre pensou em trabalhar e planejar as coisas da forma mais correta possível para toda a população de Nova Pádua.
0 Comentários