Política

Mudança no Legislativo: seis novas vozes para Nova Pádua

Eleitor paduense optou por renovar dois terços da Câmara

Pela primeira vez, a Câmara de Vereadores de Nova Pádua terá representantes de cinco partidos. Desde a primeira legislatura em 1992, essa diversidade entre as siglas nunca havia sido alcançada. 
Na primeira formação, apenas três siglas estavam representadas: PDT, PMDB e Progressistas. Em quanto oportunidades, o Legislativo contou com representates de quatro partidos em 1996, 2000 e 2020. Agora, a nova composição reflete um avanço na representação partidária.
O resultado das urnas, no último domingo (6), mostrou que o eleitor paduense busca uma renovação. Apenas três dos oito candidatos a reeleição renovaram seus mandatos: Giseli Boldrin Rossi e Lino Peccati, do Progressistas (PP), e Antônio Rode, do Republicanos.
A eleição também marca o retorno de Vivaldo Sonda (MDB), que havia sido vereador em 2004. As outras cinco vagas foram ocupadas por novatos: Cristhian Rancan (PP),  Olimar Menegat e Alexandre Alessi (MDB), Dirceu Borracha (PSDB), e Luciane Toscan (PDT).

Sistema proporcional
O quociente eleitoral em Nova Pádua nesta eleição foi de 239 votos. Esse valor é obtido ao dividir o total de votos válidos (2.148) pelas nove cadeiras do Legislativo. Assim, para cada 239 votos que um partido conquista, ele tem direito a uma vaga na Câmara. 
Mais votado, com 742 votos, o PP alcançou três vezes esse quociente e garantiu as três primeiras cadeiras. Na sequência, o MDB, com 679 votos, obteve duas vagas e a federação PSDB/Cidadania ficou com a sexta cadeira.
As últimas duas vagas foram para o cálculo das sobras, e ficaram com Republicanos e PDT, que obtiveram 231 e 217 votos, respectivamente.

A nova legislatura

ara a 9ª Legislatura, gestão de 2025 a 2028, o jornal O Florense fará uma série de entrevistas. Nesta edição, o leitor já pode conhecer as opiniões da candidata mais votada, a atual presidente da Casa e vereadora reeleita, Giseli Boldrin Rossi (PP), na página 28.
Na sequência, na página 29, começam as apresentações das novidades da próxima legislatura, com os eleitos Cristhian Rancan (PP) e Vivaldo Sonda (MDB). As entrevistas seguirão a sequência dos mais votados na eleição paduense. Por fim, após os seis novos vereadores serem apresentados, também serão entrevistados e receberão o mesmo espaço os dois reeleitos, Lino Peccati (PP) e Antônio Rode (Republicanos).
Dos seis novos eleitos, o único que não se apresenta como agricultor é Rancan. No registro de sua candidatura, ele se declarou como empresário. Ele também será o mais jovem da nova legislatura, com 24 anos.
O mais velho será Vivaldo Sonda, de 65 anos. Os demais eleitos são Dirceu Borracha, 47, do PSDB, Olimar Menegat, 44 e Alexandre Alessi, 43, ambos do MDB e Luciane Toscan, 45, do PDT.
Luciane se junta a Giseli e mantém a representação feminina em duas cadeiras pela terceira legislatura seguida e a quarta vez na história.

 

 

 

 - Antonio Galvão
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário