Política

Lídio Scortegagna, candidato a prefeito de Flores da Cunha

A convite, a esposa Beatriz Trentin Scortegagna retrata o candidato a prefeitura que dedica uma carta especial aos eleitores

Após quatro anos de hiato, Lídio Scortegagna (MDB), 54 anos, quer retornar à prefeitura de Flores da Cunha. Morador do bairro São José há 25 anos, o candidato tem suas raízes estabelecidas no Travessão Alfredo Chaves, na Linha 40, onde passou a infância e parte da juventude.

Casado com Beatriz Trentin Scortegagna, 59, há 25 anos, Lídio é pai de João, 23, e Carlos, 21. Esta base familiar é uma das forças citadas por Lídio para construir um município melhor. Tanto que a esposa foi escolhida pelo candidato para o descrever rumo a mais uma eleição. 

— Quando o Lídio decidiu candidatar-se novamente, vimos nele a paixão e o desejo genuíno de voltar a fazer a diferença. Apoiamos essa decisão porque acreditamos no seu propósito de servir à comunidade e transformar nossa cidade em um lugar melhor para todos — considera a esposa.

Esse período de campanha e atuação do Poder Público não são novidades para Lídio. Sua trajetória inclui a atuação como vereador por quatro mandatos, secretário municipal de Saúde e prefeito reeleito entre 2013 e 2020. Lídio busca igualar Raymundo Paviani, único prefeito eleito três vezes em Flores da Cunha.

— Talvez nem todas as pessoas saibam, mas ele valoriza muito o contato humano e a sinceridade. Ele sempre diz: "Gosto de falar olhando nos olhos", o que reflete sua autenticidade e transparência. Uma genuína preocupação em se conectar verdadeiramente com as pessoas, seja em casa ou na vida pública — conta Beatriz.

Lídio estudou nas escolas Dom Pedro II, São João Batista e São Rafael.  Em 1996, Lídio conquistou o título de técnico em contabilidade. Dois anos antes, em 20 de fevereiro de 1992, ele se filiou ao MDB (na época, PMDB) e se candidatou a vereador, sendo o terceiro mais votado com 420 votos.

De lá para cá, são 28 anos dedicados a vida pública e o recente hiato de quatro anos após ser prefeito. Apesar da longa carreira política, Lídio sempre reforça sua origem na colônia. Como profissão, se apresenta como agricultor. Durante os mandatos, o candidato sempre continuou a trabalhar na propriedade da família, na Linha 40, com o cultivo da uva.

 

Cuidadoso e amoroso

Filho de José e Sirlei Teresinha Scortegagna, Lídio é o caçula de três irmãos. Um momento marcante de sua trajetória foi a perda do pai, ainda durante o primeiro mandato como prefeito. Mesmo enfrentando o luto, Beatriz lembra que Lídio manteve a calma e cuidou de todos os detalhes, transmitindo segurança e conforto à família. Com este perfil mais atencioso, o candidato se fortalece no círculo familiar.

— A família é a base da vida do Lídio. É onde ele encontra carinho, apoio incondicional, recarrega as energias, compartilha suas alegrias e desafios e busca o equilíbrio necessário para enfrentar as responsabilidades. O amor e o acolhimento que recebe da família são fundamentais para manter a dedicação com que ele serve à comunidade e continuar lutando pelo que acredita — afirma a esposa.

Ao se deparar com momentos de pressão e desafios, segundo a esposa, o emedebista busca soluções equilibradas e justas de forma serena. Entre as principais qualidades do candidato, Beatriz, que o descreve como cuidadoso e amoroso, indica que Lídio é responsável, metódico e está sempre atento às necessidades dos outros, valorizando as convicções de cada pessoa.

O candidato que carrega consigo memórias afetivas do interior do município e aprecia a convivência com a família e amigos, gosta de passar o tempo livre nos espaços de lazer do bairro onde mora e, junto a esposa, auxilia de forma voluntária a comunidade e o salão paroquial.

 

Carta do candidato dedicada aos eleitores

Querida comunidade de Flores da Cunha,

Hoje, escrevo a vocês com o coração repleto de gratidão, humildade e esperança. Acredito que, assim como eu, vocês têm um profundo amor por essa terra, e é esse amor que me trouxe aqui, para falar diretamente a vocês.
Continuo sendo o mesmo Lídio, aquele agricultor que, desde pequeno, aprendeu com seus pais a valorizar a terra, a respeitar o próximo e a entender que a política é uma extensão desse respeito. Cresci com os valores do interior, onde a honestidade e o trabalho duro são princípios essenciais.

Tenho a felicidade de compartilhar a vida com minha esposa e companheira, Beatriz, e com nossos dois filhos, Carlos e João, que são minha maior inspiração para continuar trabalhando por um futuro melhor.
Tive a honra de ser o vereador mais jovem eleito em nosso município. Foram quatro mandatos consecutivos, onde aprendi a ouvir, dialogar e compreender as reais necessidades das pessoas. Como secretário da Saúde, implementei um atendimento humanizado que as pessoas lembram com carinho até hoje.

Depois, vieram dois mandatos como prefeito. Governar Flores da Cunha foi uma das maiores responsabilidades da minha vida, mas também a mais gratificante. Sempre soube que a gestão pública deve ser eficiente e responsável, com muito diálogo para entender as reais necessidades da comunidade. Por isso, economizamos recursos e realizamos obras que transformaram a vida de muitas pessoas.

Nos últimos anos, como muitas famílias fazem, voltei a cuidar da minha propriedade no interior, caminhei por nossas ruas, conversei com as pessoas e percebi que Flores da Cunha pode muito mais. Isso reacendeu em mim a vontade de voltar a servir à nossa comunidade para fazer o município alcançar o seu verdadeiro potencial.

Nessa nova caminhada terei ao meu lado como vice, o Carlos Eduardo, que todos conhecem por Dudu. Juntos trabalharemos, com diálogo, liberdade e respeito, para fazer Flores da Cunha crescer ainda mais.

Com carinho,
Lídio Scortegagna

“Aqui é a minha terra. Quando eu tenho uma folguinha, eu  venho aqui. Essa é a paixão que eu tenho”, conta Lídio na  propriedade que herdou do pai, localizada na Linha 40.  - Paola Castro
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário