Política

2,9 mil eleitores não regularizaram o Título Eleitoral

Cadastramento biométrico deve ser feito até o dia 9 de maio no Cartório de Flores da Cunha

A sete meses das eleições gerais no Brasil, previstas para 7 de outubro, cerca de 13% dos eleitores florenses ainda não realizaram o cadastramento biométrico e por isso tiveram o Título Eleitoral cancelado. O prazo para inclusão do sistema digital no Cartório da 68ª Zona Eleitoral terminou em 11 de outubro do ano passado, quando 3,8 mil documentos foram cancelados. Depois dessa data, aproximadamente 900 eleitores fizeram a revisão, restando ainda 2.916 de um total de 24.905 votantes que estavam cadastrados.

Quem perdeu o prazo e teve o documento cancelado deve comparecer ao Cartório para regularizá-lo. Só poderá votar neste ano quem regularizar o Título até o dia 9 de maio. Se depois disso o documento não estiver válido, o eleitor não participa das eleições e ainda terá de pagar multa de R$ 3,51 para cada um dos turnos da votação. Com o cancelamento, o eleitor pode ter restrições no CPF e encontrar dificuldades para realizar cadastro em benefícios federais como emissão de Passaporte, recebimento de aposentadoria ou pensão paga pelo governo federal, efetuar matrícula em instituição de ensino superior, ser empossado em cargo público, além de outros impedimentos.

A regularização é obrigatória para os eleitores, inclusive para as pessoas com mais de 70 anos, mesmo que não votem (apesar de o voto ser facultativo para estes eleitores, eles também precisam atualizar seus dados sob pena de terem o CPF cancelado e, consequentemente, perda de benefícios).

De acordo com o chefe substituto do Cartório da 68ª Zona, João Artur Silva Lima, para regularizar a situação cadastral o eleitor deve apresentar o Título antigo, um documento oficial com foto e comprovante de endereço. O horário de atendimento é das 11h às 18h, sem fechar ao meio-dia – Rua Borges de Medeiros, 2.099, sala 11, em frente ao Fórum. Conforme Lima, o órgão florense faz em média 12 atendimentos diários, dos quais menos da metade são de recadastramento. No mês de fevereiro foram 184 atendimentos, sendo 88 revisões, 41 transferências para a 68ª Zona Eleitoral, 5 emissões de 2ª via e 50 novos alistamentos de eleitores de 16 a 18 anos. Conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), após o fechamento do balanço de fevereiro, Flores da Cunha contabiliza 21.989 eleitores aptos a votarem na eleição de outubro, quando serão eleitos presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. Em Nova Pádua, onde há 2.296 votantes aptos, o cadastramento biométrico foi realizado em 2013.

Outras informações pelo telefone 3292.2797.

 

 - TSE/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário