Nova Pádua

Fórum Municipal da Agricultura em Nova Pádua

Programação reunirá jovens agricultores nesta sexta-feira

Um espaço para ouvir os agricultores paduenses, principalmente os jovens, que exercem papel importante na sucessão familiar das propriedades rurais. Esse é o intuito da primeira edição do Fórum Municipal da Agricultura de Nova Pádua, que ocorre na próxima sexta-feira, dia 13, abrindo a programação da Festa do Colono e do Motorista do município e integrando o Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico (Prodenp). O encontro ocorrerá no salão paroquial, com atividades que iniciam às 9h e seguem até à tarde, com palestras, almoço e uma dinâmica que envolve diretamente os participantes.
De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Samoel Smiderle, o objetivo é sensibilizar o jovem empresário rural e levantar necessidades e potencialidades. “Será um evento aberto a todos os produtores, mas direcionado principalmente aos jovens que iniciam uma sucessão familiar nas propriedades de Nova Pádua”, complementa. A expectativa é que cerca de 150 produtores participem o encontro.
O destaque do fórum fica com as dinâmicas marcadas para a tarde, onde os produtores serão divididos em cinco grupos: viticultura e cultivo protegido; gado de leite e avicultura; frutíferas, hortaliças e cultivo protegido; e alho e cebola. “Cada produtor se direciona ao seu grupo e vamos propor algumas perguntas e incentivar a discussão das demandas de cara área. Ao final, cada grupo irá apresentar suas conclusões e, com essas informações, poderemos promover uma atualização na legislação voltada ao setor primário, como os subsídios, por exemplo”, adianta Smiderle.

Retorno à agricultura
Entre os jovens que pretendem participar do Fórum Municipal da Agricultura, Guilherme Menegat, 28 anos, acredita que eventos como este são importantes para mostrar as muitas possibilidades do meio rural. Ele é natural de Nova Pádua e sempre ajudou a família no trabalho com a agricultura, mas durante a faculdade de Direito acabou conseguindo emprego em uma instituição financeira e partiu para trabalhar na cidade. “Fiquei seis anos trabalhando fora, crescendo no meu emprego, mas percebi que com a agricultura poderia crescer muito mais”, conta.
Na época, Guilherme atendia redes de supermercados e percebeu que a região produz muito, mas a logística era imprescindível para que essa produção chegasse às prateleiras. Resolveu então deixar seu emprego e montar um comércio de alimentos em Nova Pádua, na propriedade da família. “Empreender aqui é uma forma de usar a agricultura ao nosso favor, temos tudo na região, qualidade e quantidade de produtos, é válido pensar além e fazer deste cenário uma oportunidade para crescer”, enfatiza.
Atualmente, o negócio atende 84 supermercados, em sete Estados diferentes, e compra os produtos de 34 fornecedores. “É um negócio que nunca para, sempre temos demanda, apesar de ser um mercado instável”, avalia. Na propriedade familiar, eles ainda produzem cebola e uva, mas o maior fluxo de trabalho é com a empresa, que conta com seis funcionários.
Guilherme acredita no potencial de incentivo do poder público para o crescimento da agricultura e do agronegócio em Nova Pádua. “O evento será uma soma para também ouvir os jovens e valorizar o nosso trabalho diário. Mesmo entre os nossos fornecedores, poucos são jovens, pensar no futuro da agricultura é uma iniciativa necessária”, valoriza.

Programação
Fórum Municipal da Agricultura
Sexta-feira, dia 13

9h – Abertura do evento
9h30min – Palestra com o tema ‘Nota fiscal eletrônica’
10h45min – Palestra sobre ‘Sucessão Familiar na Agricultura’, com o agrônomo Arnaldo José Basso
12h – Almoço
13h30min – Início das oficinas temáticas sobre agricultura
16h30min – Encerramento

O jovem Guilherme Menegat é um dos agricultores que participará do Fórum.  - Larissa Verdi
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário