Geral

Vozes para compor o Coro Municipal

Inscrições para o grupo musical de Flores da Cunha, criado em 2011, são permanentes

Um grupo de vozes entoando diversos naipes vocais compõe um coro. A harmonia e os ensaios frequentes são características deste grupo que encontra no cantar um lazer ou muitas vezes a profissionalização vocal. Flores da Cunha conta desde 2011 com o Coro Municipal, uma iniciativa do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto. Atualmente o grupo necessita de reforço nas vozes masculinas, mas toda a participação é bem-vinda. 

Com atividades iniciadas sob a regência do maestro Renato Filippini, o comando passou à maestrina Cibele Tedesco no ano passado. O objetivo do projeto é reunir pessoas que apreciam o canto coral e que possam contribuir para que o Coro leve o nome de Flores da Cunha para outras cidades. A coordenadora e diretora de Cultura, Lorete Calza Paludo, destaca que poder contar com o grupo é, sem dúvida, um belo atrativo cultural. “É preciso manter o Coro ativo, pois é uma opção de atividade para a comunidade participar e também uma grande atração a ser prestigiada”, enaltece. O grupo florense já se apresentou nas feiras do Livro e de Inverno, na Semana Farroupilha e no lançamento de livros (em Flores da Cunha e Caxias do Sul), entre outros eventos.

Ensaios semanais
O Coro tem formação mista (homens e mulheres) e é dividido em quatro naipes de vozes: soprano, contralto, baixo e tenor. A maestrina Cibele reforça que para participar não é preciso ter conhecimento musical. “É preciso apenas ter vontade de cantar e aprender, e disponibilidade para os ensaios e apresentações”, enfatiza. Atualmente a turma é formada por 25 cantores de idades variadas. “Além de cantar e se divertir, cantar no Coro é para aprender a cuidar da voz e ter conhecimento vocal”, destaca a maestrina.

Quem ainda não conhece o trabalho do Coro Municipal pode participar dos ensaios (sempre às quintas-feiras, às 19h, no Espaço Cultural São José). Neste ano, a próxima apresentação está marcada para o dia 12 de dezembro, com repertório especial e temas natalinos. “Será uma noite cultural, de canto e também teatro”, adianta a coordenadora Lorete. A atividade será às 20h, no Espaço Cultural São José, com entrada gratuita.

Como participar
- O Coro Municipal de Flores da Cunha faz ensaios semanais às quintas-feiras, a partir das 19h, no Espaço Cultural São José (Rua Barros Cassal, 777, no Centro.
- Atualmente o grupo necessita de reforço nas vozes masculinas.
- A regência é da maestrina Cibele Tedesco.
- Mais informações: (54) 3292.1722, com o Departamento de Cultura, ou na fan Page facebook.com/coralmunicipal.defloresdacunha


Em 2012 o grupo apresentou-se durante a Virada Cultural. - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário