Geral

Vem frio por aí

Outono será de chuvas e com temperaturas mais baixas

 Estamos oficialmente no outono. A estação que transforma as paisagens iniciou no último domingo, dia 20, e já dá sinais de que logo o clima também irá mudar, inclusive as temperaturas, já antecedendo o inverno. As boas notícias são para quem gosta de frio. De acordo com o Centro Estadual de Meteorologia (Cemet-RS), as ondas de frio serão mais persistentes em 2016, além de contarem com temperaturas mais baixas. Até maio, o outono terá chuvas frequentes – ainda resultado da influência do fenômeno ‘El Ninõ’, que depois perde força e deixa de causar alterações no clima. Com isso, o inverno gaúcho deve acontecer dentro da normalidade – seco e frio.

Depois de um verão com temperaturas altas e predomínio do sol, chegamos à estação do outono com tempo carregado e chuvas insistentes. Essas condições, segundo o meteorologista Flávio Varone, do Cemet-RS, devem se estender pela primeira metade do outono, provavelmente até maio. “Essa situação de bastante chuva ainda está associada à influência do fenômeno ‘El Ninõ’. O clima começa a mudar a partir da segunda metade do outono, quando esse fenômeno perde essa configuração e então não traz mais influências. Com isso as condições serão melhores e as temperaturas começam a cair, já que massas de ar frio se tornam mais frequentes no Estado”, adianta Varone. A exemplo do próximo inverno, o outono 2016 também será marcado por ondas de frio mais fortes e duradouras que no último ano.

O clima dos últimos dias, com temperaturas mais amenas, já está fazendo a despedida do verão. “Esses dias são indícios de que as massas de ar frio passarão com mais regularidade pelo Rio Grande do Sul. As frentes frias serão mais frequentes, e com temperaturas mais baixas”, aponta Varone. A partir de abril, as primeiras ondas de maior duração já poderão ser sentidas no Estado. Enquanto em 2015 eram registradas uma ou duas ondas de frio no mês, a previsão indica que no mesmo período em 2016 ocorram de três a quatro períodos mais frios.

Essa condição antecede o inverno, que começa no dia 21 de junho, e anuncia ser mais seco do que o registrado no ano passado. O período promete ainda temperaturas mais baixas e por períodos de tempo maiores que no último ano. “Não devemos ter um inverno úmido como o registrado no ano passado. Isso se deve, mais uma vez, a não termos mais a influência do ‘El Ninõ’. Este inverno será dentro da normalidade, com ar frio, temperaturas baixas, aquela condição bem típica de geadas e também possíveis eventos de neve. Será o inconfundível inverno do Rio Grande do Sul”, antecipa o meteorologista.




Outono chegou com temperaturas amenas e terá períodos de chuva. - Camila Baggio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário