Geral

Vacinação contra a paralisia infantil ocorre neste sábado

No mesmo dia, crianças de um a sete anos incompletos também serão imunizadas contra o Sarampo. Previsão é distribuir mais de 3,3 mil doses

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite, popularmente conhecida como Paralisia Infantil, será realizada neste sábado, dia 18, em todo o país. Crianças com menos de cinco anos devem tomar a vacina oral. Mesmo quem já recebeu antes deve participar. Nesta etapa, a vacina triviral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola, também estará disponível para crianças de um a seis anos incompletos (seis anos, onze meses e 29 dias).

Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Eliane Boff Casagranda, a meta da Secretaria de Saúde é imunizar 1.507 crianças contra a pólio e 1.807 contra o sarampo. No total, serão distribuídas aproximadamente 3,3 mil doses, entre as duas campanhas. Para isso, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão prestando atendimento e equipes móveis da Secretaria de Saúde percorrerão as comunidades do interior para garantir que nenhuma criança fique sem receber as vacinas. A Secretaria da Saúde solicita que as comunidades disponibilizem um local para que os profissionais possam realizar o procedimento.
O objetivo do Ministério da Saúde é imunizar 17 milhões de crianças em todo o Brasil. A expectativa do Governo Federal é de que cada Estado atinja o mínimo de 95% de cobertura vacinal em pelo menos 80% de seus municípios. A vacina contra a pólio é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo. A segunda etapa da campanha está marcada para o dia 13 de agosto.

Contra-indicação
Todas as crianças podem realizar a vacina, desde que não apresentem febre superior a 38 graus centígrados. Caso isso ocorra, os pais não devem vacinar as crianças. O indicado é que procurem o posto assim que desaparecerem os sintomas. Também é necessário que os pais levem o cartão de vacinação de seus filhos para que seja efetuado o registro.


 - ministério da saúde / Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário