Geral

Uma aliada para os dias de isolamento

As chamadas de vídeos estão sendo a solução para conversar com as pessoas e ‘sair’ do isolamento social

A restrição de estar perto de pessoas que gostamos é um isolamento físico, não social. Nestes dias de luta contra o coronavírus é preciso achar alternativas para conversar com a família e também reunir amigos. As videochamadas são aliadas neste período para as pessoas manterem o contato social. É o caso de um grupo de nove amigos que estão se reunindo para conversar e até fazer amigo secreto virtualmente. “Somos a maioria de Flores, mas temos uma amiga de reside em São Paulo e outra de Porto Alegre, e a videochamada foi a solução que encontramos neste período de quarentena”, enfatiza a arquiteta e urbanista Vicenza Gelain Veadrigo, 28 anos.

A turma composta por Vicenza, Alissa Polo Triaca, Bruna Castellan, Carine Marzarotto, Débora Viapiana, Bárbara Molon Andreazza, Melissa Demoliner, Renato Pedron e Renata Paganella, também possui um grupo de WhatsApp. “No Whats, montamos uma gincana para passarmos este período conturbado. Cada dia têm tarefas e, uma delas, era um amigo secreto de memórias afetivas. Então, cada um separou alguma lembrança e o vídeo que fizemos foi a revelação”, conta. De acordo Vicenza, o grupo encontrou o aplicativo Zoom. “Neste momento tão diferente, percebemos que mesmo na distância o sentimento de amizade continua sendo extremamente intenso. E agora que estamos em casa, refletindo sobre tudo, vemos o quão importante é ter essas amizades”, revela Vicenza.

Para os amigos, que se conhecem desde a infância, esta experiência foi maravilhosa. “Estamos amando a quarentena por ter esses momentos. É um reaprendizado quanto à amizade. É uma experiência maravilhosa”, finalizam. O grupo fez videochamada pela primeira vez nesta semana e agora pretendem continuar.

Quem também está experimentando esta ferramenta é a advogada florense Camila Riva, 32 anos. “A minha família sempre foi muito unida. Nos encontrávamos quase todos os dias. E nesse período que cada um está na sua casa, a videochamada foi uma alternativa que nós encontramos para nos aproximar”, comenta. Diariamente ela conversa com as três irmãs: Leonice, Valdirena e Cristiane. “Ficar em casa não significa estar sozinho. Nos vídeos conseguimos trocamos ideias, experiências e contamos as novidades do dia. Esse momento me dá força e motivação para continuarmos neste processo do ‘ficar em casa’”, afirma.

As plataformas

As principais redes sociais oferecem videochat – só não tem no Twitter –, mas a maioria limita muito o número de pessoas. Para grupos maiores, existem outras plataformas mais conhecidas: do tradicional Skype ao Zoom. Confira:

WhatsApp: limitado a 4 pessoas por videochamada

O aplicativo é muito bom para conversas em texto e áudio, inclusive com grupos, mas na hora da conversa em vídeo, o WhatsApp só aceita até quatro pessoas, e somente pelo celular (não funciona na versão web).

Como fazer chamada em vídeo pelo WhatsApp:

Para chamar pessoas que estão num mesmo grupo, abra a aba de conversa desse grupo e clique no ícone de telefone que fica no canto superior direito

Um menu vai aparecer na parte de baixo da tela, com uma lista dos participantes do grupo. Você poderá selecionar até 3 pessoas, para chamar (com você, serão 4). Feito isso, clique no ícone da câmera

Para chamar fora de grupo, selecione primeiro uma pessoa e abra a aba de conversa. Clique no ícone de câmera que fica no canto superior direito (ao lado do ícone de telefone).

Inicie a chamada em vídeo e, no canto superior direito, vai aparecer a opção de adicionar mais pessoas (um sinal de +). Você poderá adicionar até 3 (com você, serão 4).

 

Instagram: limitado a 6 pessoas por videochamada

A rede social também tem a opção de conversa em vídeo em grupo, no Direct. Mas também é limitada, e somente pelo celular.

Como fazer chamada em vídeo pelo Instagram:

Ao entrar no Instagram, clique no ícone de mensagem direta (seta), no canto superior direito da tela inicial

Toque no ícone da câmera no canto superior direito

Selecione até 5 pessoas (com você, serão 6).

 

Facebook Messenger: até 50 pessoas por videochamada

O Messenger é bem menos limitado. Porém, com mais de seis pessoas na chamada, a tela só mostra quem estiver falando na hora.

Como fazer chamada em vídeo no Facebook Messenger:

É mais fácil usar o aplicativo do Messenger (pode baixar clicando no ícone do Messenger dentro do Facebook ou pela loja de aplicativos)

Se não quiser, dá para entrar pela própria página do Facebook no celular, tablet ou computador, e clicar no ícone do Messenger (no canto superior direito)

Selecione as pessoas ou o grupo e clique no ícone da câmera

 

Skype: até 50 pessoas por videochamada

Um dos primeiros apps de conversa em vídeo online, o Skype foi lançado em 2003. Além de chamadas em vídeo (ou só áudio) e texto, ele também permite compartilhar a tela do computador (a pessoa pode ver o que está na tela da outra e ajudar a resolver algum problema, por exemplo).

Como fazer uma chamada em vídeo pelo Skype:

Baixe o Skype no celular ou tablet pela loja de aplicativos (Google Play ou App Store) ou no computador (skype.com)

Também é possível usar o Skype no computador sem baixar nada, em web.skype.com

Crie uma conta; se você tiver uma conta Microsoft (como @outlook.com ou @msn.com ou sendo usuário do pacote Office), já é automaticamente um usuário Skype; basta abrir o app e fazer login

Busque os amigos pelo nome de perfil deles no Skype ou pelo email. Se não encontrar, você pode mandar um convite

 

Zoom: até 100 pessoas por videochamada no modo gratuito, por até 40 minutos

O programa faz reuniões virtuais no computador ou celular/tablet, e permite compartilhamento de tela (as pessoas podem ver o que está na tela do computador de quem compartilhou, para entender um passo a passo, por exemplo, ou acompanhar um texto). Por isso tem sido usado para aulas online, com ou sem vídeo.

Como fazer chamada de vídeo no Zoom:

Baixe o Zoom no celular/tablet pela loja de aplicativos (Google Play ou App Store) ou no computador (em zoom.us/pt-pt/meetings.html)

Se recebeu um convite, não precisa ter conta na plataforma para entrar na reunião: basta incluir o “ID” (número) da reunião, que aparece nesse convite

Caso queira criar uma reunião e enviar convites, é preciso ter uma conta no aplicativo (ele pede apenas o email e a criação de uma senha) ou fazer login com a conta do Google ou do Facebook.

 - Divulgação  - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário