Um corre-corre de equipamentos para cá. Um ajuste de luz para lá. Cenários e figurinos recebendo os últimos retoques. Claquetes em mãos. Agora sim: 1,2,3...gravando. Isso significa o pontapé inicial para o Astro 2009 – Festival de Cinema Estudantil. Desde o início do mês os alunos do Ensino Médio da Escola São Rafael deram início a gravação de seus vídeos para a 11ª edição do evento. Serão produzidos 12 curtas-metragens. Desses, três vídeos já foram gravados. Os curtas estão sendo filmados por um de grupo de 16 estudantes que se candidatou para a tarefa. Para isso, eles receberam oficinas de fotografia, montagem e aprenderam sobre planos e enquadramentos.
Mas, a grande novidade dos 10 anos do festival é a inserção da categoria Estadual. Concomitantemente com a categoria tradicional da Escola, acontecerá uma competição paralela em que alunos de outras escolas de Ensino Médio do Estado poderão inscrever filmes para disputar as estatuetas douradas. Essa competição Estadual acontecerá paralelamente a categoria tradicional da Escola, em que competem apenas as produções realizadas pelos alunos do São Rafael. "Serão duas competições distintas, que serão avaliadas por dois grupos de jurados diferentes. A Estadual irá concorrer entre si e a local como nos anos anteriores", explica o presidente do Grêmio Estudantil São Rafael (GESR), Felipe Biondo.
As inscrições para a categoria Estadual estão abertas até o dia 3 de julho. O regulamento e a ficha de inscrição podem ser conferidos no site
Escola São Rafael. As escolas de outras localidades podem inscrever vídeos já prontos. "A nossa intenção não é que eles façam um filme agora, mas que inscrevam produções já finalizadas", aponta Biondo.
A exibição dos vídeos acontecerá nos dias 27 a 31 de julho, no salão paroquial. Já a festa de premiação está marcada para o dia 22 de agosto, no Clube Independente. Conforme o presidente do GERS, nesse intervalo de tempo entre a mostra competitiva e a distinção das estatuetas, algumas novidades acontecerão. "Estamos trabalhando nisso, para que este espaço de tempo não fique morto de Astro", aponta.
O Astro 2009 é organizado pelo GESR e os curtas-metragens feitos pelos estudantes têm como âncora de produção o Núcleo de Produção Audiovisual de Flores da Cunha (NPAV), que fornece oficinas, acompanhamentos e assessoria aos alunos. Conforme o coordenador de produção do Astro, Juliano Carpeggiani, está sendo analisado o desempenho dos estudantes envolvidos na parte técnica do evento para que futuramente possam realizar um estágio no NPAV.
Festival de muitas histórias
Um evento cinematográfico só pode ser feito com muita criatividade. E com o Astro 2009 não poderia ser diferente. Em 20 minutos – tempo que cada curta-metragem deve ter – os alunos procurarão mostrar histórias que mesclam comédia, romance, drama, terror, fábulas e contos. Uma olhada rápida sobre os roteiros produzidos pelos alunos mostra a diversidade de temas.
Neste ano, as equipes parecem ter seguido à risca o ditado "em time que está ganhando não se mexe". Pelo menos três grupos estão apostando nisso. O pessoal que produziu Nornal D+ (vencedor de melhor filme em 2007) e O Mundo de Maria está se garantindo com mais uma produção. Dessa vez, será um filme de época ambientado durante a Segunda Guerra Mundial. Sob o título Cartas para Monte Castelo, o curta retratará a história de uma jovem que vê o namorado partir para a guerra. Anos depois, já de casamento marcado, ela começa a receber cartas de seu amor.
Acompanhando a lógica do ditado acima, outra equipe está apostando no gênero que a consagrou nos últimos dois anos: o terror. Para fechar a trilogia macabra, iniciada em 2007 com Sinais do Além e no ano passado com Ouija, o grupo fará o curta Do Outro Lado da Ponte, que versará sobre uma casa mal assombrada.
Mais uma equipe que está acreditando na consagração adquirida no ano passado. O pessoal que fez Os Caçadores da Porta dos Sonhos está de volta ao gênero 'comédia pastelão' com a produção Made in China, sobre um confronto maluco entre chineses e paraguaios.
As múltiplas versões de uma mesma história é outro tema que aparecerá no Astro deste ano. Em Putz, Matei o Jorge será contada a história de um garoto asmático que "acidentalmente" morre na festa de seu aniversário. A partir daí surgem várias versões e pessoas que poderiam ou não ter matado o jovem.
O gênero musical também se faz presente com Torones – O Início, sobre uma banda de rock. Os nomes dos doze curtas-metragens podem ser conferidos no quadro abaixo. Os nomes dos vídeos são provisórios.
Troféu Maria Della Costa
O Astro 2009 está com alguns incrementos até em suas categorias. Uma dessas novidades é a instituição do troféu Maria Della Costa, tal como o troféu Oscarito do Festival de Cinema de Gramado. A proposta é que a cada ano uma personalidade seja agraciada com o prêmio. Nesta primeira edição, a homenagem será para a própria Maria Della Costa, considerada o símbolo maior da sétima arte florense.
Outras premiações novas são o prêmio especial do juri e o diretor de fotografia. Essas distinções aliam-se às outras estatuetas já tradicionais do festival, como melhor filme, direção, atriz, ator, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, participação especial feminina, participação especial masculina, personagem, roteiro, cena, vilão, par romântico, assistente de direção, canção tema original, produção, direção de arte, filme pop e filme organização.
Curtas-metragens*
Made in China de Jordana Panizzon Carra
Mudando de Vida de Pamella Oliveira Reginato
Putz, Matei o Jorge? de Marina Cioato de Lima
Do Outro Lado da Ponte de Marlize Bernardi Bellé
O Gari Apaixonado de Raquel Trentin de Oliveira
Dectetive 24: Uma Confusao Atrás da Outra de Junior Cavalli
O Vírus de Elizandra Cardoso
Muitos Veem, Poucos Sentem de Nicole Mattioni
Torones, o Início de Jean Tiago Basegio
Corra, que o Gordo Vem aí de Willian Longhi
Cartas para Monte Castello de Tuane Areze
A Lenda do Mosquito Corcoveador de Carlos Antunes
* Alguns nomes dos vídeos podem sofrer alterações.
0 Comentários