Geral

UCS apresenta Centro de Saúde Digital

Unidade oferecerá serviços em Telemedicina e Saúde Digital

A Universidade de Caxias do Sul apresenta nesta segunda-feira, dia 16, uma modalidade inovadora de atendimento assistencial em Saúde. Integrado ao Centro Clínico da UCS, o Centro de Saúde Digital oferecerá serviços em Telemedicina e Saúde Digital, com rotinas e procedimentos recomendados e regulamentados pela Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde.

O Centro de Saúde Digital tem como parceira a BR HomMed Soluções em Saúde Digital e Telemedicina, empresa com amplo portfólio de produtos e serviços para implementação e gestão de ambientes de Telemedicina e Telessaúde, em conformidade com os padrões estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina e ANVISA.
A coordenação do Centro de Saúde Digital é do professor Asdrubal Falavigna, doutor em Neurociências pela Universidade Federal do Estado de São Paulo, diretor da Área do Conhecimento de Ciências da Vida e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UCS.

Foram convidados para o evento, a ser realizado a partir das 17 horas, no auditório do Bloco H do Campus-Sede, os secretários da Saúde dos municípios da região de abrangência da UCS e gestores de hospitais e de planos de saúde suplementares. Antes da visita às instalações do Centro de Saúde Digital, o professor Falavigna apresentará as inovações digitais na área da saúde que possibilitarão “uma medicina de precisão com maior responsabilidade, eficácia e conforto, vencendo as barreiras do tempo e espaço”.

As Tecnologias da Informação e Comunicação a serviço da saúde
Telemedicina, prontuário eletrônico, teleconsulta, telediagnóstico, telemonitoramento. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TICs) trouxeram novas soluções para o acesso assistencial na área da Saúde, melhorando a interação entre médico e paciente e oferecendo mais rapidez, segurança e comodidade, seja na precisão de diagnósticos, na tomada de decisão com base em consulta a bases de dados atualizadas do paciente, ou na possibilidade de obter uma orientação do especialista para um manejo mais eficaz ao paciente.

Além das ferramentas web já rotineiramente utilizadas nos consultórios e serviços de atendimento, como e-mail, sites e softwares para marcação de consultas, já é possível fazer uma consulta à distância, ou monitorar e orientar o paciente através do uso de aplicativos sem fio.

Entrevista

O professor Asdrubal Falavigna, coordenador do Centro de Saúde Digital, fala sobre a nova unidade, o encontro do dia 16, e também adianta as repercussões que as práticas relacionadas à Saúde Digital poderão ter no Curso de Medicina da UCS.

Qual a finalidade do Centro de Saúde Digital?
O Centro de Saúde Digital tem por objetivo prestar diferentes serviços assistenciais de saúde para população de maneira inovadora e segura, utilizando como suporte as novas tecnologias para área da saúde disponíveis no mercado. Através do uso das ferramentas de Telemedicina e Saúde Digital aliadas à excelência da UCS, o Centro de Saúde Digital levará medicina de qualidade a localidades com problemas de acesso e/ou escassez de recursos médicos.

As tecnologias na área da saúde estão evoluindo de maneira muito rápida, criando novos modelos para prestação de serviços de saúde incluindo a prática médica. É fundamental para os alunos da UCS que estes temas estejam inseridos na grade de conteúdo do curso de Medicina, pois farão parte do dia a dia dos médicos, profissionais de saúde e pacientes em futuro próximo. O objetivo da Universidade é formar profissionais preparados para os desafios de mercado trabalho nas diferentes áreas de atuação, é neste sentido que criamos as sinergias entre o Centro Clínico da UCS e o novo Centro de Saúde Digital para, acima de tudo, promover uma assistência de saúde melhor e mais direcionada à doença específica ao paciente.

Quem está convidado para apresentação do dia 16 e o que se espera desse encontro?
As áreas de saúde pública e suplementar serão as maiores beneficiárias da telemedicina e da saúde digital. Estados e municípios sofrem com a escassez de mão de obra médica e com o seu alto custo, impactando diretamente o acesso à saúde de qualidade pela população.

A criação do Centro de Saúde Digital irá ofertar serviços de saúde, através da plataforma de telemedicina e saúde digital, que possibilitarão a estados e municípios prover serviços assistenciais de saúde em diversas áreas e especialidades de forma segura e custo-efetiva.

O principal objetivo deste encontro é apresentar aos gestores de saúde um novo modelo assistencial que rompe barreiras de espaço e promove uma medicina de precisão, através do uso de novas tecnologias e da excelência do Centro Clínico da UCS.

Qual a importância da parceria entre o Centro de Saúde Digital e a BR HomMed?
A BR HomMed é uma empresa pioneira nas áreas de Telemedicina e Saúde Digital no Brasil, participando de importantes projetos com instituições respeitadas como Hospital Albert Einstein, Hospital Sírio-libanês, Hospital Sabará, e Associação Jesuítas do Brasil, dentre outras.

A BR HomMed se apresenta como o parceiro estratégico da UCS neste projeto, fornecendo a plataforma tecnológica (telemedicina e Saúde Digital) e o know-how que suportará todo o portfólio de serviços assistenciais do novo Centro, bem como o desenvolvimento de novas funcionalidades conforme as necessidades de mercado e da própria Universidade.

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário