Tecnologia facilita e amplia o aprendizado nas salas de aula
Boletins disponíveis pela internet fazem parte de alguns dos projetos onde as escolas de Flores da Cunha aliam tecnologias ao aprendizado
Que a era digital assume cada vez mais funções é incontestável. Por isso, diversas áreas estão agregando valor aos seus serviços. A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Flores da Cunha é um exemplo de inovação: as avaliações escolares a partir deste trimestre podem ser conferidas online, pelo site da prefeitura. Além dos boletins de cada estudante, são disponibilizados outros serviços de forma digital como o caderno de chamadas, a vida funcional dos professores e bibliotecas informatizadas. No final do ano as matrículas municipais também serão feitas com arquivos digitais. Além disso, equipamentos foram inseridos nas salas de aula, como as lousas digitais, instaladas nesta semana nas oito escolas municipais.
Uma ferramenta que auxilia a família no controle do desempenho dos filhos na escola, além de melhorar a parceria entre pais e as instituições de ensino, o Boletim Online foi apresentado oficialmente no dia 26 de junho no gabinete do prefeito de Flores da Cunha, Lídio Scortegagna, para todas as diretoras de escolas. A melhoria, contudo, não substitui a presença dos pais na escola. “O contato com os professores permanece, não podemos cair no discurso leigo de dizer que a tecnologia vem para atrapalhar. Entender o processo do resultado que está no boletim ainda será uma tarefa presencial dos pais, mas de casa eles podem analisar as notas, inclusive de anos anteriores e, com os filhos, criar estratégias que melhorem o rendimento. Isso tudo afinando a parceria entre escolas e famílias”, indica a titular da Educação, Ana Paula Zamboni Webber.
Segundo a secretária, o investimento em tecnologia chega aos R$ 500 mil desde 2013. Alguns laboratórios de informática foram equipados; os cadernos de chamada dos professores foram digitalizados e hoje também são online; a partir de agosto a vida funcional dos 234 professores da rede municipal estará disponível na internet para pesquisa dos docentes; e as bibliotecas dos colégios estão informatizadas. Alunos das escolas São José, Tiradentes e Francisco Zilli já pesquisam do computador de casa o acervo literário – até o final deste ano todas as bibliotecas estarão aptas ao serviço.
Além dessas melhorias, no final do ano as matrículas municipais serão informatizadas. Os pais irão até a escola, mas o processo será feito de forma digital, mais rápida e eficiente, onde cada um dos 2,5 mil alunos terão cadastrados suas vidas escolares. “De fato a tecnologia muda o ambiente das escolas e estamos investindo nisso para que as instituições não parem no tempo. Sabemos que com a era digital a informação é mais rápida, mas certamente não vai substituir o papel da escola, da interação com o professor e a metodologia de trabalho”, valoriza Ana Paula.
No site www.floresdacunha.rs.gov.br é possível acessar o Boletim Online – os pais devem fazer um cadastro, informar o CPF e criar uma senha para o login. Mais informações na Secretaria de Educação (junto à prefeitura) ou pelo telefone (54) 3292.1722.
Lousas digitais nas escolas
Além dos laboratórios de informática reestruturados e internet com acesso sem fio (wifi) nas salas de aula, a partir desta semana todas as escolas municipais de Flores da Cunha têm uma lousa digital para as aulas de Geografia ou Ciências, de acordo com a escolha de cada instituição. Com ampla interação entre aluno, professor e o conteúdo de cada disciplina, a lousa tem software atualizado e tela sensível ao toque (touch screen).
Para acompanhar essas mudanças que, em parte, ultrapassaram o giz e o quadro negro e fazem parte da formação e rotina dos alunos, as professoras do município participam de cursos que incluem a tecnologia e aplicativos de interação. O que cada vez está atraindo mais profissionais que, de alguma maneira, precisam despertar a atenção de estudantes multifocados. “Usamos tecnologia no banco, no supermercado, e na escola não pode ser diferente. Precisamos aprender a usá-la bem e a nosso favor. O celular é um exemplo de ferramenta que poderia ser usada como uma aliada, mas infelizmente chegou às escolas por uma lei que proíbe seu uso. Ensinar a usar a tecnologia é um passo que a escola deve fazer”, acrescenta a secretária de Educação, Ana Paula Zamboni Webber.
A Escola 1º de Maio é uma das instituições que tem a lousa digital para as aulas de Geografia, ministradas pela professora Adriana Fachin. O conteúdo interativo tem se tornado o principal aliado da profissional em despertar o interesse dos alunos. “Para essa disciplina a lousa digital é perfeita. Posso fazer com que eles entrem em contato com mapas, vídeos, jogos e desafios. A aula está mais interativa”, valoriza Adriana.
A professora enfatiza que é importante sempre buscar novas maneiras de levar o conteúdo para as salas de aula, tendo a tecnologia como companheira nesta tarefa. “Aproveitamos toda a dinâmica em cima do conteúdo. É a interatividade entre o conhecimento, o lúdico e a tecnologia. Organizo todas as minhas aulas de forma diferente, posso buscar projetos diferenciados e que unem outros conteúdos e matérias. Os professores devem perder o medo da tecnologia, manter-se informados e curiosos com as informações”, aposta Adriana, que utiliza a lousa digital diariamente.
Uma ferramenta que auxilia a família no controle do desempenho dos filhos na escola, além de melhorar a parceria entre pais e as instituições de ensino, o Boletim Online foi apresentado oficialmente no dia 26 de junho no gabinete do prefeito de Flores da Cunha, Lídio Scortegagna, para todas as diretoras de escolas. A melhoria, contudo, não substitui a presença dos pais na escola. “O contato com os professores permanece, não podemos cair no discurso leigo de dizer que a tecnologia vem para atrapalhar. Entender o processo do resultado que está no boletim ainda será uma tarefa presencial dos pais, mas de casa eles podem analisar as notas, inclusive de anos anteriores e, com os filhos, criar estratégias que melhorem o rendimento. Isso tudo afinando a parceria entre escolas e famílias”, indica a titular da Educação, Ana Paula Zamboni Webber.
Segundo a secretária, o investimento em tecnologia chega aos R$ 500 mil desde 2013. Alguns laboratórios de informática foram equipados; os cadernos de chamada dos professores foram digitalizados e hoje também são online; a partir de agosto a vida funcional dos 234 professores da rede municipal estará disponível na internet para pesquisa dos docentes; e as bibliotecas dos colégios estão informatizadas. Alunos das escolas São José, Tiradentes e Francisco Zilli já pesquisam do computador de casa o acervo literário – até o final deste ano todas as bibliotecas estarão aptas ao serviço.
Além dessas melhorias, no final do ano as matrículas municipais serão informatizadas. Os pais irão até a escola, mas o processo será feito de forma digital, mais rápida e eficiente, onde cada um dos 2,5 mil alunos terão cadastrados suas vidas escolares. “De fato a tecnologia muda o ambiente das escolas e estamos investindo nisso para que as instituições não parem no tempo. Sabemos que com a era digital a informação é mais rápida, mas certamente não vai substituir o papel da escola, da interação com o professor e a metodologia de trabalho”, valoriza Ana Paula.
No site www.floresdacunha.rs.gov.br é possível acessar o Boletim Online – os pais devem fazer um cadastro, informar o CPF e criar uma senha para o login. Mais informações na Secretaria de Educação (junto à prefeitura) ou pelo telefone (54) 3292.1722.
Lousas digitais nas escolas
Além dos laboratórios de informática reestruturados e internet com acesso sem fio (wifi) nas salas de aula, a partir desta semana todas as escolas municipais de Flores da Cunha têm uma lousa digital para as aulas de Geografia ou Ciências, de acordo com a escolha de cada instituição. Com ampla interação entre aluno, professor e o conteúdo de cada disciplina, a lousa tem software atualizado e tela sensível ao toque (touch screen).
Para acompanhar essas mudanças que, em parte, ultrapassaram o giz e o quadro negro e fazem parte da formação e rotina dos alunos, as professoras do município participam de cursos que incluem a tecnologia e aplicativos de interação. O que cada vez está atraindo mais profissionais que, de alguma maneira, precisam despertar a atenção de estudantes multifocados. “Usamos tecnologia no banco, no supermercado, e na escola não pode ser diferente. Precisamos aprender a usá-la bem e a nosso favor. O celular é um exemplo de ferramenta que poderia ser usada como uma aliada, mas infelizmente chegou às escolas por uma lei que proíbe seu uso. Ensinar a usar a tecnologia é um passo que a escola deve fazer”, acrescenta a secretária de Educação, Ana Paula Zamboni Webber.
A Escola 1º de Maio é uma das instituições que tem a lousa digital para as aulas de Geografia, ministradas pela professora Adriana Fachin. O conteúdo interativo tem se tornado o principal aliado da profissional em despertar o interesse dos alunos. “Para essa disciplina a lousa digital é perfeita. Posso fazer com que eles entrem em contato com mapas, vídeos, jogos e desafios. A aula está mais interativa”, valoriza Adriana.
A professora enfatiza que é importante sempre buscar novas maneiras de levar o conteúdo para as salas de aula, tendo a tecnologia como companheira nesta tarefa. “Aproveitamos toda a dinâmica em cima do conteúdo. É a interatividade entre o conhecimento, o lúdico e a tecnologia. Organizo todas as minhas aulas de forma diferente, posso buscar projetos diferenciados e que unem outros conteúdos e matérias. Os professores devem perder o medo da tecnologia, manter-se informados e curiosos com as informações”, aposta Adriana, que utiliza a lousa digital diariamente.
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