Geral

Sob concessão, Mirante Gelain é reaberto com promessa de uma nova experiência

Parceria público-privada prevê wine bar, banheiros e manutenção para explorar todo o potencial turístico natural

Como explorar as belezas naturais de uma forma que desenvolva o nosso município? É esta pergunta que, mais uma vez, busca ser respondida a partir deste sábado (26) com a reinauguração do Mirante Gelain. Deste vez, foi feita uma parceria público-privada (PPP) e caberá ao Restaurante Nona Adelaide, da família que doou as terras do Mirante para a prefeitura, administrar o atrativo turístico por 15 anos.

Inaugurado em 1996, o Mirante Gelain, localizado em Travessão Alfredo Chaves, possui uma vista deslumbrante para o vale Rio das Antas e o horizonte típico da Serra gaúcha. O atrativo é notório, contudo o roteiro teve dificuldades em se estabelecer e trazer visitantes.

Em novembro de 2013, o Jornal O Florense noticiava outra reabertura do Mirante Gelain após uma década fechado. A proposta era semelhante a atual, oferecer estrutura, atendimento e gastronomia para que os turistas pudessem desfrutar por mais tempo da vista panorâmica. O empreendimento não deu certo e o Mirante Gelain voltou a ficar abandonado.

Desde então, o patrimônio virou uma espécie de praça pública. Um local que as pessoas poderiam ir visitar e desfrutar do ambiente natural. Contudo, o entedimento é que não havia estrutura para os visitantes desfrutarem mais tempo do local e nem atrativos para trazer novos turistas. Então, a partir de 2021, a prefeitura preparou a legislação e um edital de concessão para revitalizar o Mirante e oferecer atendimento. Em setembro do ano passado, no terceiro edital lançado, foi assinada a PPP com a nova administradora.

— O restaurante Dona Adelaide tem o compromisso de, nos primeiros três anos, fazer investimentos que realmente mudem o perfil do ambiente do Mirante Gelain. Depois, o compromisso é de manutenção, valores para manter sempre bonito e preparado para receber visitantes — explica o Tiago Mignoni, secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação.

A concessão prevê um investimento inicial de R$ 205 mil até 2027, sendo que cerca de R$ 160 mil já foram aplicados. Com o aprendizado a partir do uso do espaço, novas qualificações devem ser feitas. Após, a manutenção tem valores previstos pelos 15 anos de concessão. Não há contrapartida da prefeitura que, na prática, apenas alugou o espaço e fará a devida fiscalização. No edital, está compromissado como deve ser este aproveitamento do Mirante com regramento para não desvirtuar a proposta do espaço público.

— Está estabelecido, no edital, que a entrada é gratuita. Quando houver eventos específicos, poderá ser cobrado uma entrada por causa da oferta que está se colocando a disposição. A exemplo da inauguração, que terá churrasco e show. Fazer eventos, eventualmente, vai compor esse chamariz e atrativos. Para termos novas pessoas indo lá — afirma o secretário Mignoni.

A prefeitura ainda possui outra PPP em andamento, do Restaurante da Vindima, e estuda propostas para editais para o Camping da Vindima e o Campanário de Pedra, cada qual com sua particularidade, mas dentro do conceito de PPP, conforme frise o secretário Mignoni. Sobre o Mirante, o prefeito César Ulian destaca os preparativos  feitos ao longo dos últimos três anos para chegar ao melhor formato de concessão da área.

— Foram estudadas as modalidades possíveis, visando buscar uma solução eficiente e estruturante, e chegamos na modalidade de concessão, para o melhor aproveitamento do local pela nossa comunidade e pelos turistas — declara Ulian.

Uma experiência completa ao turista

A concessão do Mirante Gelain foi adquirida pelo restaurante Dona Adelaide, empreendimento dos mesmos proprietários da vinícola Gelain, uma das famílias que doou os terrenos à prefeitura e dá nome ao atrativo turístico. Administrar o espaço é tanto por um sentimento de carinho quanto uma oportunidade de negócio, como explica o empresário Gustavo Gelain, 30 anos.

— Era da família, do meu avô e sempre foi um interesse da família voltar ao Mirante. Nossa ideia é de usar junto com a vinícola, que é próxima. Já temos o estacionamento e toda nossa estrutura ao redor para oferecer. Já tínhamos o wine bar da vinícola, com todo um jardim, então acreditamos que as pessoas poderão estender (a sua visita na cantina) para o Mirante — avalia.

A expectativa é que o Mirante estruturado potencialize a rota turística Caminhos do Alfredo. O próprio restaurante Dona Adelaide, inagurado há três anos junto da vinícola, faz parte desta proposta. A família Gelain também investiu em um chalé romântico, em meio aos vinhedos, que será inaugurado junto com Mirante e ficará disponível para locação. Tudo parte de uma experiência em que o Mirante Gelain será a "cereja do bolo".

— O nosso foco maior sempre é os nossos vinhos. O interessante é que o pessoal que vier vistar hoje (a rota e o Mirante), temos todo essa estrutura, pousada, restaurante, adega, serviço no jardim e, agora, esta paisagem para oferecer — conclui.

O "novo" Mirante Gelain

O local conta com um wine bar com rótulos da Cantina Gelain. No cardápio também haverá chopp, petiscos, tábua de frios, pratos quentes e sorvete. As degustações de vinhos devem ser agendadas previamente pelo WhatsApp (54) 3297-5063. O espaço é pet friendly.

As melhorias realizadas no Mirante Gelain devem ser percebidas pelo público no paisagismo da área, no estacionamento, no deck, na reforma do prédio existente, no cercamento, na pintura, na iluminação e nos sanitários, que foram construídos com acessibilidade.

Conforme acordo entre a prefeitura e a empresa concessionária, o Mirante Gelain deverá funcionar cinco dias por semana, estando sempre aberto aos sábados, domingos e feriados.

Com novo deck, paisagismo e wine bar, concessionária prevê conforto para aproximadamente 500 pessoas - Antonio Galvão Para o empresário Gustavo Gelain, assumir o Mirante por um sentimento de carinho quanto uma oportunidade de negócio - Antonio Galvão Melhorias devem ser percebidas no paisagismo, estacionamento, deck, cercamento, pintura, iluminação e nos sanitários. - Antonio Galvão Nova estrutura de banheiros construída conforme o edital de concessão - Antonio Galvão
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário