Geral

Selo Turismo Responsável

Identificação tem o objetivo de auxiliar o turista na busca por estabelecimentos seguros à Covid-19

A Secretaria de Turismo está buscando, juntamente com a Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra), disponibilizar o selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo, a todos os empreendedores turísticos. O mesmo tem o objetivo de auxiliar o turista que, na retomada das viagens, irá procurar por estabelecimentos que assegurarem o cumprimento dos requisitos de higiene e limpeza para prevenção da Covid-19. Os protocolos foram construídos em parceria com o trade turístico, levando em consideração as diretrizes internacionais, e contou com a validação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O selo estará vinculado ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), portanto só poderá ter o selo quem estiver cadastrado. 

O Selo Turismo Responsável está disponíveis para meios de hospedagem; agências de turismo; transportadoras turísticas; organizadoras de eventos; parques temáticos; acampamentos turísticos; restaurantes, cafeterias, bares e similares; parques temáticos aquáticos; locadoras de veículos para turistas; guias de turismo, entre outros.

“Solicitamos que todos os nossos empreendedores possam realizar este cadastro, auxiliando posteriormente nas ações de turismo, e também repassando desta maneira credibilidade paras os turistas e agências. Vivemos num momento delicado, e este tipo de ação baliza também as políticas públicas para o fortalecimento do segmento. Estamos à disposição no Turismo para auxiliar e dirimir qualquer dúvida do trade em relação ao cadastramento no selo do turismo responsável”, destaca a secretária de turismo Fátima Ortiz.

Solicitação do Selo
Para solicitar o selo, o interessado deve acessar o site da iniciativa (http://www.turismo.gov.br/seloresponsavel), ler as orientações previstas no protocolo destinado ao segmento em que atua, se adequar com todas as normas para ter direito ao selo e estar com situação regular no Cadastur. Em caso positivo, ele adere à autodeclaração que atende os pré-requisitos determinadas e é encaminhado para uma área do site onde pode realizar o download do selo para impressão.

O selo, que é totalmente gratuito, deverá ser colado em local de fácil acesso ao cliente e conterá um QR Code pelo qual o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional. Além disso, possibilitará a realização de denúncias em caso de descumprimento o que poderá resultar em revogação do selo. Em caso de empresas, o selo já se encontra disponível. No caso dos guias de turismo, ele deverá estar disponível em cerca de 20 dias.

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário