Geral

Primeiro voto é para governador, depois para presidente

Segundo turno das eleições ocorre neste domingo, dia 26, das 8h às 17h. Primeiros resultados devem ser divulgados após as 20h

Neste domingo, dia 26 de outubro, é dia de votar no segundo turno das eleições gerais no Brasil. No Rio Grande do Sul os eleitores devem votar primeiro para governador, e depois para presidente da República antes da confirmação final na urna eletrônica. Em todo o país são mais de 142,8 milhões de votantes, sendo 8,3 milhões gaúchos. Em Flores da Cunha e Nova Pádua são 25.901 eleitores que devem comparecer às urnas – 23.757 florenses e 2.144 paduenses.

Ao todo são 76 seções eleitorais distribuídas em 27 locais de votação (confira na página ao lado os endereços). Para este pleito serão utilizadas 76 urnas eletrônicas – além de equipamentos de reserva. Em Nova Pádua, as seções 19, 37 e 54, que estavam no salão paroquial, continuam na Escola Estadual Luiz Gelain, a exemplo do que ocorreu no primeiro turno e no pleito municipal de 2012 (isso porque o antigo salão foi demolido e um novo prédio é erguido no local). Ainda em Nova Pádua a votação será feita com urnas biométricas, ou seja, aquelas em que a identificação do eleitor é feita por meio de impressões digitais – o cadastramento da população aconteceu em 2013 (o processo deve estar disponível em Flores no pleito de 2016).

Mais de 340 mesários foram convocados pela Justiça Eleitoral para trabalhar na véspera e no dia do pleito.


Os candidatos à presidência

Dilma Rousseff (PT) – Número: 13
– Coligação Com a Força do Povo (PT, PMDB, PSD, PP, PR, PROS, PDT, PCdoB e PRB).
– Dilma Vana Rousseff, 66 anos, é a atual presidente do Brasil. Nascida em Belo Horizonte, é formada em Ciências Econômicas pela UFRGS, com mestrado e doutorado pela Universidade de Campinas. Participou de grupos militantes como o Comando de Libertação Nacional e a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares e lutou contra a ditadura militar no Brasil. Seu candidato à vice-presidente é Michel Temer (PMDB).

Foto/Ichiro Guerra/Coligação Com a Força do Povo/Divulgação



Aécio Neves (PSDB) – Número: 45.

– Coligação Muda Brasil (PSDB, PMN, SDD, DEM, PEN, PTN, PTB, PTC e PTdoB).
– Aécio Neves da Cunha, 54 anos, é natural de Belo Horizonte e formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É neto de Tancredo Neves e iniciou sua vida política aos 21 anos, quando foi convidado pelo avô para ser seu secretário pessoal, depois de ter participado na campanha que o elegeu governador de Minas Gerais. Seu candidato à vice-presidente é Aloysio Nunes Ferreira (PSDB).

Foto/Marcos Fernandes/Coligação Muda Brasil/Divulgação



Os candidatos a governador



José Ivo Sartori (PMDB) – Número: 15.
– Coligação O Novo Caminho para o Rio Grande (PMDB, PSD, PPS, PSB, PHS, PTdoB, PSL e PSDC).
– José Ivo Sartori, 66 anos, é formado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), começou a carreira política em 1976 como vereador. Foi eleito deputado estadual (quatro mandatos) e deputado federal e prefeito de Caxias do Sul (dois mandatos). Também foi secretário do Trabalho no governo de Pedro Simon. Seu candidato à vice é José Paulo Dorneles Cairoli (PSD).

Foto/O Novo Caminho para o Rio Grande/Divulgação



Tarso Genro (PT) – Número: 13.
– Coligação Unidade Popular pelo Rio Grande (PT, PTC, PCdoB, PROS, PPL, PTB e PR).
– Tarso Fernando Herz Genro, 67 anos, é o atual governador do Estado. Formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é especializado em Direito Trabalhista. Foi vereador em Santa Maria, prefeito e vice-prefeito de Porto Alegre, deputado federal, ministro da Educação, da Justiça e de Relações Institucionais da Presidência. Sua candidata à vice é Dilce Abgail Rodrigues Pereira (PCdoB).

Foto/Coligação Unidade Popular pelo Rio Grande/Divulgação



Entenda

– Quem é obrigado a votar: todo brasileiro com idade entre 18 e 70 anos.
– Quem não é obrigado a votar: analfabetos, pessoas com mais de 70 anos e jovens entre 16 e 18 anos.

Como votar
– Para votar é necessário apresentar um documento de identidade com foto.
– Usando o teclado da urna, digite o número do candidato de sua preferência. Na tela aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato.
– Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde ‘Confirma’.
– Neste segundo turno primeiro se vota em governador, depois para presidente.
– Após o registro do voto para todos os cargos, a urna emitirá um sinal sonoro mais prolongado e aparecerá na tela a palavra ‘Fim’.

Como corrigir o voto
– Se não aparecerem na tela todas as informações sobre o candidato escolhido, aperte a tecla laranja ‘Corrige’ e repita o procedimento anterior.

Como votar em branco
– Para votar em branco, aperte a tecla ‘Branco’.
– Confirme o voto apertando a tecla verde ‘Confirma’.

Nulo
– Seu voto será nulo se você digitar um número de candidato ou de partido inexistentes e depois apertar a tecla verde ‘Confirma’.

Quem precisa justificar
– O eleitor que no dia da eleição estiver fora do seu domicílio deverá preencher o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), e entregar em qualquer seção eleitoral. O formulário pode ser obtido gratuitamente nos Cartórios Eleitorais, na internet (www.tre-rs.jus.br), e, no dia do pleito, nos locais de votação.
– Lembrando que para justificar o voto no dia da eleição o cidadão deverá informar o número do Título de Eleitor.
– Quem não votar ou justificar terá prazo de 60 dias para apresentar no Cartório Eleitoral o Requerimento de Justificativa. Quem estiver fora do país terá 30 dias para apresentar a justificativa.

Atendimento
– Neste sábado, dia 25 de outubro, inicia a entrega das urnas eletrônicas nos locais de votação às 7h. O atendimento no Cartório vai até as 19h.
– No domingo o atendimento será das 6h30min até o encerramento da eleição.
– O Cartório da 68ª Zona Eleitoral fica na Rua Borges de Medeiros, 2.099, sala 11 (em frente ao Fórum), no Centro de Flores da Cunha.
– Telefones: (54) 3292.2797 – 3292.5279 – (54) 9633.2925 (plantão).

Saiba mais
– Segundo a Lei Eleitoral, hoje, dia 24, é o último dia para a exibição da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão e também para os candidatos fazerem comícios ou reuniões públicas de campanha. Além disso, é a data limite para a realização de debates.
– No sábado, dia 25, termina a propaganda eleitoral com uso de alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8h e 22h. Carreatas, caminhadas, passeatas e a distribuição de material gráfico só podem acontecer até as 22h de sábado.


No Rio Grande do Sul, primeiro voto é para governador, depois presidente. - Antonio Coloda
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário