Geral

Primeira semana da primavera com cara de inverno na Serra

Em Flores da Cunha os termômetros chegaram a 0ºC na madrugada. Previsão é de que frio permaneça no Estado até sexta-feira

A primeira semana da primavera começou com cara de inverno na Serra. Isso porque uma forte massa de ar polar baixou as temperaturas. O frio e a umidade vinda do Oceano Atlântico provocaram neve na Serra catarinense (São Joaquim) e nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul (São José dos Ausentes e Bom Jesus) entre a noite de ontem e a manhã de hoje, dia 26 de setembro. Em Flores da Cunha os termômetros marcaram 2ºC pouco antes das 7h, com sensação térmica de -5ºC, segundo a Somar Meteorologia. Na madrugada a temperatura foi de 0ºC no município.

Na Região das Hortênsias houve registro de chuva congelada em Gramado e Canela. A chuva congelada acontece quando a gota de chuva encontra temperaturas muito baixas na superfície terrestre, congelando instantaneamente. A neve cai em flocos.

Em São José dos Ausentes foram registradas as menores temperaturas da primavera. A estação meteorológica instalada em 2006 no município registrou em 2009 temperatura negativa de -1ºC. Hoje os termômetros marcaram -1,7ºC na madrugada. A sensação térmica foi de -11ºC. Outras duas cidades tiveram temperaturas negativas: Vacaria (-0,5ºC e sensação de -9ºC) e Erechim (-0,5ºC e sensação de -6ºC). Em Porto Alegre a mínima foi de 7,4ºC. A maior temperatura foi observada em Torres, onde fez 9,7ºC.

Segundo os meteorologistas da Somar, a próxima madrugada no Sul do país deve ser menos fria que a de hoje e as temperaturas mínimas devem ser positivas, em torno de 2ºC a 4ºC nas cidades que tiveram termômetros abaixo de 0ºC. A possibilidade de neve e geada ainda não está descartada, principalmente nas serras gaúcha e catarinense.



Registro do termômetro da Praça da Bandeira às 6h44min. - NaHora/Antonio Coloda
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário