Geral

Prefeitura contabiliza prejuízos e segue executando trabalhos de recuperação dos estragos causados pelas chuvas

Prefeito, César Ulian, decretou situação de emergência em Flores da Cunha na manhã deste sábado, dia 18

Nesta segunda-feira, dia 20, a prefeitura de Flores da Cunha, por meio da secretarias de Agricultura e de Obras e Serviços Públicos, segue empenhada para minimizar os prejuízos causados pelas chuvas, acompanhadas de granizo, raios e de ventos fortes. O objetivo da administração é garantir a segurança e bem-estar da população. Em razão destes eventos climáticos adversos, o prefeito, César Ulian, decretou situação de emergência na manhã deste sábado, dia 18.

Em uma primeira estimativa, mais de 400 famílias foram atingidas. A ação climática causou inundações e prejuízos em praticamente todo o município. Lonas foram distribuídas pela prefeitura na sede do Corpo de Bombeiros e um ponto de referência, para atendimento e acolhimento da comunidade, ocorreu no Ginásio Poliesportivo Marcos João Pivoto. Houve deslizamento de terra em estradas, alagamentos, queda de árvores, telhados danificados e agricultura fortemente atingida, além da falta de energia elétrica.

A Secretaria de Agricultura, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais estão contabilizando os prejuízos. A estimativa inicial é de que os números já superem os 30% da produção agrícola. Várias culturas tiveram estragos, principalmente uva, pêssego, ameixa, cebola e alho. Estufas, galpões e aviários, estradas de produção e abastecimento de água das localidades também foram comprometidos.

O município realiza um trabalho emergencial na recuperação da infraestrutura de estradas com várias frentes de trabalho. Estão sendo realizados os serviços de limpeza, retirada de entulhos, desobstrução de vias e de redes de drenagem. Até o momento, somente a estrada Antônio Romano e a estrada para Otávio Rocha seguem totalmente obstruídas. 

Quanto as aulas na rede municipal de ensino, duas escolas, sendo a 1° de Maio e Irmã Tarcísia, foram as mais atingidas pelo temporal. Uma força tarefa, realizada no sábado e domingo, entre a prefeitura e a comunidade escolar, com o auxílio de voluntários, garantiram que as aulas fossem realizadas normalmente nesta segunda-feira, dia 20.

Sobre o abastecimento de energia elétrica, de acordo com a Rio Grande Energia - RGE, 15 postes de luz foram danificados e 30 eventos de falta de energia registrados. Já a Companhia Riograndense de Saneamento - Corsan, informa que seis estações bombeamento foram comprometidas pela falta de energia e/ou rompimento de adutoras. A previsão é que o serviço de água seja normalizado até o meio-dia de terça-feira, dia 21.

São Vitor. - Osmar Mascarello/Prefeitura de FC/Divulgação São Vitor. - Osmar Mascarello/Prefeitura de FC/Divulgação São Valentin. - Roberto Rech/Prefeitura de FC/Divulgação Linha 80. - Daniel Ulian/Prefeitura de FC/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário