Geral

Poucas definições a 10 meses da Fenavindima

Presidente da festa ainda não foi escolhido. Inscrições para candidatas a soberanas estão abertas até o dia 3 de maio

A 14ª Festa Nacional da Vindima, a Fenavindima, está enfrentando alguns impasses. Marcada para ocorrer de 14 de fevereiro a 1º de março de 2020 – tradicionalmente a festa era realizada a cada quatro anos e deveria ter ocorrido neste ano –, a Fenavindima ainda não tem seu presidente definido e nem os nomes que integrarão as comissões. De acordo com o presidente da Associação Comunitária Fenavindima, Alex Eberle, desde setembro de 2018 vários convites foram feitos para assumirem a presidência da festa, mas até o momento ninguém aceitou a incumbência. Somente após a definição do nome é que algumas comissões seriam montadas, como a Comissão Social, responsável por acompanhar todo o processo de escolha das novas soberanas, desde o pré-concurso até o dia da escolha. Enquanto a definição não ocorre, a diretoria da Associação Comunitária Fenavindima está realizando algumas ações para não atrasar o processo de escolha.

“Temos que valorizar as coisas boas e que estão sendo feitas. Encaminhamos o concurso, a programação e as leis de incentivo estão prontas. O presidente será anunciado em breve e acredito que uma equipe de trabalho boa e forte tem tudo para resgatar os valores e o trabalho do evento. Queremos mostrar a importância da festa comunitária e tendo o engajamento da comunidade será um excelente evento, assim como foi o último. Uma festa típica e a altura que o município merece. Isso é o que iremos executar”, explica o prefeito Lídio Scortegagna.

O concurso que elegerá a rainha e as princesas da 14ª Fenavindima está marcado para o dia 10 de agosto e as inscrições para as candidatas se inscreverem seguem abertas até a próxima sexta-feira, dia 3 de maio (leia mais abaixo). Até o momento, há duas candidatas inscritas. A representante da comunidade de Santa Bárbara, Bruna Salvador, 21 anos, se inscreveu na quinta-feira, dia 25. A jovem é estudante de Pedagogia na Universidade de Caxias do Sul e pela primeira vez sua comunidade terá uma representante no concurso. Já a representante da Associação dos Motoristas, Fernanda Posso, de 23 anos, realizou o ato na sexta-feira, dia 26. Fernanda é formada em design de interiores pela Faculdade de Tecnologia da Serra Gaúcha, e mora no bairro São Cristóvão.
Uma das mudanças feitas para atrair mais interessadas e reduzir os custos das entidades apoiadoras é a padronização dos modelos dos vestidos das candidatas – eles seguirão um padrão estabelecido pela Comissão Organizadora. Conforme o presidente Eberle, a mudança visa dar chances mais igualitárias à participação das inscritas e incentivar o engajamento das entidades. 

  
Outra dificuldade para a realização da festa seria em relação às questões financeiras, embora o prefeito Lídio desminta a informação. “Nunca falamos em não investir. Vamos investir o necessário. Não precisamos fazer um investimento para estar rasgando dinheiro, mas também precisamos fazer um evento que não fique aquém do que o município merece. A festa vai sair com recursos públicos e de patrocinadores, além de Leis de Incentivo. Iremos correr atrás juntamente com a equipe que está se formando para fazer essa festa em 2020. Já está tudo encaminhado”, apontou o prefeito. Segundo ele, o projeto via Lei Rouanet para captação de recursos está pronto desde o final do ano passado e em breve entrará para o processo de avaliação. 
Na última edição do evento, que ocorreu entre fevereiro e março de 2015, foram gastos mais de R$ 2 milhões na realização. Deste valor, 57% foram oriundos dos cofres municipais e o restante da venda de ingressos, patrocínios e da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). 
A Fenavindima está programada para as sextas, sábados e domingos de 14 de fevereiro a 1º de março de 2020. O tema da festa já foi definido pela diretoria da Associação Comunitária e deverá ser divulgado em breve.

O que pensam as entidades

Em 1995 foi criada a Associação Comunitária Fenavindima, entidade que tem por objetivo ampliar a participação da comunidade florense na organização da festa. Regida por estatuto próprio, a entidade passou a ser a responsável pela definição das datas de realização da festa, assim como a escolha da diretoria para ficar à frente das principais decisões relativas ao evento. Integram a Associação os ex-presidentes e ex-prefeitos, além de representantes de 14 entidades do município. O Jornal O Florense conversou com algumas dessas entidades para ouvir suas opiniões em relação a realização da Fenavindima no próximo ano.

– O presidente do Centro Empresarial, Alessandro Cavagnolli, disse que a entidade está realizando diversos projetos e por isso “não estamos acompanhando tão de perto as atividades da festa para podermos fazer uma avaliação segura e com propriedade sobre este evento”.

– “As festas populares e culturais sempre foram valiosas iniciativas de visibilidade e movimentação turística aos municípios, além de envolverem a comunidade para celebrar suas raízes. O que achamos vital é evoluir, acompanhar as mudanças, aprender com os erros e potencializar as vitórias. A Fenavindima tinha um apelo comunitário muito forte quando a cidade tinha um número de habitantes menor. É fácil ver o sucesso deste tipo de evento em vizinhos como Nova Pádua com a Feprocol ou Antônio Prado com a Fenamassa. Com a expansão populacional acelerada de Flores da Cunha nos últimos anos, talvez o vínculo entre munícipes e festa tenha desvanecido um pouco, gerando algumas dificuldades relatadas especialmente na última edição. Acredito que não se trata mais de achar ou não que ela deva ocorrer no próximo ano porque isso já está estabelecido pelo poder público e a Associação Comunitária Fenavindima. Sendo assim, temos como compromisso apoiar tudo que vá ao encontro daquilo que tem como propósito unir, desenvolver e movimentar a cidade. Se entenderem que é possível realizar a festa com êxito, a CDL é parceira”. Jásser Panizzon, presidente da CDL

– “Penso que a 14ª Fenavindima deve acontecer em 2020 conforme planejado. E os motivos para que ela aconteça são vários: resgate da cultura, tradições e dos costumes do imigrante italiano e da culinária; integração da comunidade e das entidades; promoção e a valorização do trabalho dos agricultores e divulgação do município. Como maior produtor de uva e vinho do país, acredito que não podemos deixar de promover, divulgar e valorizar isso tudo e a festa é uma forma de colocar o município na vitrine da imprensa e da opinião pública nacional”. Olir Schiavenin, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua

– “Acreditamos que a Fenavindima deva ocorrer conforme planejado em 2020. Primeiramente, é um evento que resgata a origem do imigrante que chegou nesta região e, como toda cultura, deve ser preservada. A festa é uma forma magnífica de compartilhar toda essa cultura com a comunidade e com o turista. É uma Festa que vem se fortalecendo e já faz parte do calendário do município. Se tornou um atrativo turístico e dessa forma deve ser mantida. Este é o evento que o turista deseja ver. Para o turismo, a Fenavindima é uma festa que deve ter a participação da comunidade para se manter fiel às tradições e para oportunizar ao turista o contato com uma cultura rica e de muito valor”. Cintia Athaides, presidente do Conselho Municipal do Turismo.

Inscrições abertas para as candidatas

As jovens que desejam integrar o trio da Fenavindima têm até a próxima sexta-feira, dia 3 de maio, para apresentar junto à Secretaria de Turismo a ficha de inscrição e os documentos necessários. O regulamento e todas as informações estão disponíveis no site da Prefeitura de Flores da Cunha (www.floresdacunha.rs.gov.br). 
Entre os requisitos estão a idade da participante, que deverá ter entre 18 e 28 anos, ser solteira e não ter filhos. Ter residência em Flores há pelo menos dois anos e ter cursado, no mínimo, o ensino médio, são outras condições descritas no regulamento. A candidata, obrigatoriamente, deverá ser apresentada por no mínimo uma e no máximo três entidades. A Secretaria de Turismo atende de segundas a sextas-feiras, das 8h às 11h45min e das 13h15min às 17h30min. Mais informações pelo e-mail concursofenavindima@gmail.com ou pelo telefone 3279.3600, ramal 217.

 - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário