Pelo segundo ano consecutivo, Festival de Cinema Italiano no Brasil retorna a Flores da Cunha
As exibições ocorrem de quinta-feira (14) a sábado (16), no Espaço Cultural São José.
Flores da Cunha se prepara para receber mais uma edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil, que ocorrerá de quinta-feira (14) a sábado (16), no Espaço Cultural São José. O evento é gratuito, com a recomendação de doação de 1 kg de alimento não perecível. As sessões ocorrem às 19h30min, e no sábado está prevista uma sessão extra às 17h30min, com filmes de classificação livre e para maiores de 16 anos.
De acordo com o cônsul honorário da Itália em Caxias do Sul, Gelson Castellan, o evento busca ampliar e difundir a cultura italiana.
— O objetivo do governo italiano com eventos como o festival de cinema é difundir toda a cultura italiana, abrangendo design, gastronomia, cinema, e principalmente a língua, oportunizando especialmente aos jovens maior contato com as diversas formas da arte do país — destaca Castellan.
Exclusiva para convidados, a abertura oficial do festival na Terra do Galo será na quarta-feira (13), às 18h30min, no histórico Casarão dos Veronese. A cerimônia contará com a exibição do documentário “Toquinho: encontros e um violão”, que celebra a trajetória do músico Antônio Pecci, o Toquinho. O filme foi escolhido pela Embaixada da Itália para marcar os 150 anos da imigração italiana no Brasil.
Além de Flores da Cunha, o festival também chega a Caxias do Sul, onde ocorre sua terceira edição consecutiva. Entre os dias 7 de novembro e 08 de dezembro, a cidade vizinha receberá 22 filmes inéditos e clássicos na Sala de Cinema Ulysses Geremia e no GNC Cinemas. A programação inclui obras inéditas de cineastas renomados, como Riccardo Milani e Paolo Virzí, estreantes, como Ciro Formisano e Solange Tonnini e homenageia por meio de clássicos o gênero “Commedia all’italiana” — a comédia no estilo italiano —, com filmes de diretores consagrados como Roberto Benigni. O cronograma detalhado, incluindo os filmes e os horários das exibições, pode ser consultado no site oficial do Festival.
Sobre o evento
O Festival de Cinema Italiano no Brasil, que já percorreu 110 cidades, chega à sua versão presencial em 120 salas de cinema de 87 cidades brasileiras. Em sua 24ª edição, o Festival faz homenagem às mulheres, destacando personagens femininas fortes e resilientes. Como de costume, o filme mais assistido será premiado com o Prêmio Pirelli de Cinema Italiano.
O Shopping Villagio Caxias, em parceria com o Festival de Cinema Italiano, recebe até o dia 8 de dezembro a exposição “Cultura de Imigração Italiana”. A mostra traz ao público uma coleção de quadros que retratam aspectos da imigração italiana para a região, com curadoria dos organizadores Anthony Beux Tessari e Gelson Leonardo Rech. A pesquisa que deu origem à exposição foi realizada por Cleodes Piazza, José Clemente Pozenato e Patrícia Pereira Porto, e conta com o suporte do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
A realização do festival é uma parceria entre o Ministério da Cultura, a Embaixada da Itália e a Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (ITALCAM), com o apoio do Consulado Italiano de Caxias do Sul e da Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto.
Confira a programação completa em Flores da Cunha:
Abertura
- Quarta-feira (13)
Toquinho: Encontros e um violão | Às 18h30min, no Casarão dos Veronese
Resistindo ao tempo e passando de geração em geração, as canções ocupam um lugar importante no coração das crianças e dos adultos no Brasil e no mundo. Depoimentos de amigos e parceiros para celebrar os 56 anos de carreira de Antonio Pecci, conhecido artisticamente como “Toquinho”. Com raras imagens de arquivos de shows, entrevistas, vídeos na Itália e depoimentos de amigos, o documentário revive momentos marcantes da carreira de Toquinho. As canções de Toquinho transitam por diferentes décadas e sua trajetória musical é um registro da história da música popular brasileira com reconhecimento nacional e internacional.
-
Quinta-feira (14)
Romeo è Giuletta | Às 19h30min, no Espaço Cultural São José
Classificação: 16 anos
Sinopse: O renomado diretor teatral Federico Landi Porrini (Sergio Castellitto) busca os atores perfeitos para sua produção de "Romeo e Giulietta". Vittoria (Pilar Fogliati), uma jovem atriz, é rejeitada devido a seu passado, mas com a ajuda de sua amiga maquiadora (Geppy Cucciari), ela assume uma identidade masculina como Otto Novembre e consegue o papel de Romeo. Interpretar um homem revela-se um desafio tanto no palco quanto fora dele, especialmente quando seu namorado (Domenico Diele) é escolhido como Mercúcio. A experiência leva Vittoria a descobrir muito sobre si mesma e sobre os outros.
-
Sexta-feira (15)
Altrimenti ci arrabbiamo! (a dupla explosiva) | Às 19h30min, no Espaço Cultural São José
Classificação: 16 anos
Sinopse: Ben (Bud Spencer) e Kid (Terence Hill), rivais nos ralis, ganham juntos uma Dune Buggy. Para decidir quem fica com o carro, eles se desafiam em uma competição para ver quem come mais salsichas e bebe mais cervejas. O bar do parque de diversões onde ocorre a competição é destruído por uma gangue, e a Dune Buggy acaba pegando fogo. De rivais, os dois se transformam em aliados para obter justiça.
-
Sábado (16)
Um mondo à parte | Às 17h30min, no Espaço Cultural São José
Classificação: livre
Sinopse: Michele Cortese (Antonio Albanese), um professor do ensino fundamental que, após 40 anos ensinando na caótica Roma, encontra a oportunidade de uma nova vida. Ele consegue uma transferência para o Instituto Cesidio Gentile, conhecido como Jurico: uma escola com uma única turma mista de crianças entre 7 e 10 anos, localizada no coração do Parque Nacional de Abruzzo. Com a ajuda da vice-diretora Agnese (Virginia Raffaele) e das crianças, Michele supera suas dificuldades com o ambiente rural e se integra à comunidade. Quando tudo parece estar indo bem, surge a notícia de que a escola será fechada em junho devido à falta de matrículas. Inicia-se então uma corrida contra o tempo para evitar o fechamento da escola a qualquer custo.
Parece bastante Paris | Às 19h30min, no Espaço Cultural São José
Classificação: 16 anos
Sinopse: Para realizar o desejo nunca concretizado de um pai muito doente (Nino Frassica), que sempre quis fazer uma viagem a Paris com os filhos (Leonardo Pieraccioni, Chiara Francini, Giulia Bevilacqua), três irmãos, que não se falam há cinco anos, embarcam em uma aventura inusitada. Sem poder afastar o pai da estrutura hospitalar, eles simulam uma viagem de Florença a Paris a bordo de um camper, que na verdade nunca sai de um haras. O que começa como uma farsa para agradar o pai se transforma em uma jornada de reconciliação, cheia de momentos hilários e emocionantes, à medida que os irmãos tentam se reaproximar e resolver antigas mágoas. Afinal, com o motor da imaginação, milhares de quilômetros podem ser percorridos. E se não podemos ir a Paris, Paris pode vir até nós!
0 Comentários