Geral

Parque da Vindima sedia 10º Encontro de Veículos Antigos

Evento reunirá raridades neste fim de semana, dias 9 e 10 de novembro

Alguns clássicos, outros históricos, outros ainda estilosos. Os veículos antigos despertam o gosto das crianças aos adultos – sem preconceito de idade, afinal, quanto mais, melhor. É para esses amantes dos ‘antigões’ que neste fim de semana, dias 9 e 10, a programação será especial. O Parque da Vindima Eloy Kunz será o palco do 10º Encontro de Veículos Antigos de Flores da Cunha. A programação conta com apresentações locais e premiação de veículos. O acesso ao Parque custa R$ 5 e parte do valor arrecadado será revertido para uma entidade do município. 

As primeiras edições do encontro foram realizadas em 1981 e 1982 como Salão do Automóvel. Somente 24 anos depois, em 2005, quando o Clube de Veículos Antigos de Flores da Cunha foi fundado, então com 13 sócios, é que o evento foi retomado. Nos últimos anos o número de sócios aumentou e anualmente são realizados os encontros que contam com visitantes e expositores de todo o país, como Rio Grande e Santa Maria, como exemplifica o atual presidente do Clube, Ricardo Pelizzer. A entidade conta com um acervo de mais de 60 veículos. No encontro deste fim de semana são esperados outros 300 expositores.

De acordo com Pelizzer, o encontro terá como atrações, além dos veículos, um show com apresentação local na tarde de domingo, assim como a premiação aos expositores. “Teremos música ao vivo, especialmente dos anos 1960 para entrar no clima. O Encontro é uma atividade familiar e que tem como aspecto a cultura. É possível ver a evolução dos veículos conforme suas décadas e isso é muito importante para quem gosta”, valoriza o presidente.

O Clube fez a doação de mil ingressos às escolas do município e durante o Encontro serão distribuídas mudas de árvores nativas. Informações sobre o evento pelo email clubeveiculosantigosfc@yahoo.com.br ou pelos telefones (54) 9184.4254, com Gilberto; (54) 9997.6972, com Ricardo; e (54) 9905.3333, com Alcione.

Programação

O regulamento do Encontro estipula que os automóveis, caminhões e motos participantes devem estar em bom estado de conservação e com 30 anos ou mais de fabricação. Não será permitido som automotivo na área do evento. As inscrições custam R$ 40 (com direito ao kit do evento). 

Dia 9 – Sábado
9h – Abertura para inscrições.
12h – Almoço livre.
18h – Encerramento das inscrições.

Dia 10 – Domingo
8h30min – Abertura para inscrições.
12h – Almoço.
15h30min – Premiação dos veículos.
17h30min – Encerramento do evento.

O mais antigo vai ficar ‘zero’

Na sua 10ª edição, o Encontro de Veículos Antigos de Flores da Cunha deve contar com mais de 300 automóveis em exposição. Entre eles estão diversas marcas, décadas e histórias. De Flores da Cunha são muitos representantes, mas neste ano um deles não irá participar. O Nash Ambassador ano 1927, de propriedade de Vilso Fiorio, é considerado o veículo mais antigo do município. Nos últimos meses o ‘antigão’ passa por uma reforma completa. Além da nova pintura, o xodó de Fiorio teve o motor refeito, assim como o painel e as rodas. Para a próxima edição do Encontro a ‘Ximbica’, como chama a família, estará pronta para competir.

O gosto por objetos antigos, como máquinas fotográficas e relógios, também fez o empresário Fiorio, 78 anos, investir em carros antigos. Além do Nash, Fiorio tem um Ford 1928 – o próximo a ir para a mecânica. Os veículos vieram do Uruguai. “Eu sempre gostei não somente dos veículos antigos, mas dos objetos. O Nash já era uma atração, agora que vai estar zero quilômetro vai ser ainda mais”, brinca Fiorio.

Há quase dois anos a Ximbica está em uma mecânica especializada na reforma de carros antigos em Caxias do Sul. A cor bege deu lugar a um verde escuro com pára-choques pretos. “Ele vai ficar ainda melhor, novinho”, complementa Fiorio. O Nash foi vencedor do Encontro de Veículos Antigos de Flores em 2010.

Saiba mais
A empresa americana Nash Motors foi fundada em 1917 e extinta em 1954. Um dos pioneiros na ventilação interna e fluidez de formas foram destaques do Nash Ambassador, produzido de 1930 a 1950. Mas foi no ano de 1927 que apareceu pela primeira vez o nome Ambassador (embaixador em inglês). Essa era uma versão de acabamento para o modelo Advanced Six, com motor de seis cilindros, que adicionava luxo e conforto e fazia dele o carro mais caro da marca. Seus atributos de conforto, desempenho e qualidade de construção ganharam a aceitação do público na época – e, para alguns, até hoje.


Fiorio, que ganhou o prêmio da edição de 2010 com o Nash, acompanha de perto o restauro. - Camila Baggio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário