Geral

Oportunidade para quem precisa de emprego

Com a proximidade do final do ano e o maior movimento no setor comercial, entram em ação as contratações temporárias

As festas natalinas, férias e comemorações de final de ano acabam movimentando a economia e não significam somente um aumento com gastos do comércio, mas sim uma oportunidade de garantir uma renda extra. A época é ideal para conseguir um trabalho temporário e, se as estimativas estiverem certas, ao final do período mais de 40% das pessoas podem ganhar o almejado emprego efetivo. Cerca de 130 mil vagas temporárias são abertas neste período do ano, maioria para o comércio e a indústria.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Flores da Cunha auxilia seus associados na procura por funcionários temporários nesses meses que antecedem o período mais movimentado do ano para o comércio. “Essa é a época do ano para o comerciante, o Natal, seguido pelo Dia das Mães. Existe, sim, por parte do lojista, a procura de mão de obra qualificada ou não. Depende da loja e da função, Muitas contratam mesmo sem a qualificação adequada para que eles tenham a oportunidade de passar por um treinamento”, explica o diretor executivo da CDL, Josué Valandro. O emprego temporário muitas vezes é também o primeiro emprego, por isso a qualificação passa por análise de cada caso.

Contando com 330 associados, a CDL possui um banco de dados onde interessados em um emprego podem enviar seu currículo. “As pessoas que têm interesse em trabalhar no comércio nesse período de Natal podem entregar na CDL esses currículos. Durante todo o ano, mas principalmente no período de dois meses antes do Natal. Claro que quem se destaca pode conquistar uma vaga permanente”, estimula Valandro.

Pelo histórico de outros anos, a CDL possui no mínimo 10% de seus associados que já buscam novos funcionários. “Estamos à disposição tanto do lojista quanto do colaborador que quiser deixar seus dados na CDL. É bom pra todos”, complementa Valandro. A Câmara dos Dirigentes Lojistas fica na Rua Frei Eugênio, 170, 3º andar, no Centro; telefone 3292.2333; e-mail cdl@cdlfloresdacunha.com.br.


A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado (Fecomércio-RS) realizou uma pesquisa que mostra que nos setores que tipicamente empregam nos últimos meses do ano, 49,3% dos trabalhadores temporários têm chance de efetivação ao final do contrato. A mesma pesquisa apontou o setor terciário como o mais impactado pela chegada do final do ano e Natal.

Ainda de acordo com a pesquisa, 99% das empresas pretendem contar com trabalhadores temporários nos últimos meses do ano. Dessas, 81,2% ainda não iniciaram as contratações. Em relação àquelas que começaram o processo, a maior parcela (70,8%) contratou até três novos funcionários. Para a seleção dos trabalhadores, 70,1% exigirão algum grau de instrução, sendo que 78% requisitarão ensino médio completo. Além disso, itens como boa aparência e dicção são exigidos por grande parte das empresas.

Temporário, nem sempre
Para tentar fazer o temporário virar efetivo, dicas como mostrar resultados, agilidade, pontualidade, além do trabalho em equipe podem funcionar. Encarar o emprego como algo duradouro também. O contratado não pode se prender ao fato de o trabalho tem validade curta. Segundo especialistas, é indicado que a pessoa haja como se fosse um contrato de experiência, no qual a empresa está avaliando seu trabalho.

Sine local registra aumento no número de vagas
Não é preciso chegar ao final do ano para notar um aumento no número de vagas disponíveis no Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Flores da Cunha. Embora as vagas temporárias, que aumentam as oportunidades no final do ano, iniciem com maior procura em novembro, órgão registrou crescimento nas vagas durante todo o ano.

Com a função de promover a intermediação de vagas para empregos com possíveis novos funcionários, o Sine é um órgão que faz parte do Ministério do Trabalho e auxilia nas questões referentes aos empregos. Em Flores as vagas estão aumentando, principalmente nos últimos dois anos, principalmente para o comércio.

De acordo com a coordenadora do Sine, Suzana Maria Crippa, a maioria das vagas disponíveis hoje é para serviços mais pesados e voltados para homens, como para o setor produtivo de empresas. “Temos 170 vagas abertas hoje. A procura por funcionários ocorre também de outras cidades, principalmente Caxias do Sul”, complementa.

Para quem procura emprego no Sine é importante também manter seu cadastro sempre atualizado. Muitas vezes a troca do número de telefone pode ocasionar a perda do emprego. Sempre que possível deve ser, também, atualizada a experiência profissional e os cursos realizados. Para um cadastro digital, as vagas disponíveis no Sine podem ser consultadas no site da prefeitura (www.floresdacunha.rs.gov.br) e os currículos podem ser encaminhados por email (suzana.junta@floresdacunha.rs.gov.br). Mais informações pelo telefone 3292.1722, com Suzana.

 - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário