Geral

O que o você precisa saber

Confira tudo o que funciona ou não em Flores durante esse período de suspensão de atividades

- A Prefeitura de Flores da Cunha decretou que ficam suspensos eventos com aglomeração de pessoas a serem realizados em seu âmbito territorial, por 30 dias. Estão adiados todos os campeonatos esportivos organizados pelo Departamento Municipal de Desporto, as atividades dos projetos de convivência Semear e Conviver, o Fórum Educacional Regional (que seria realizado no dia 25), e demais ações de inaugurações ou de lazer coletivas. Também foi adiada a viagem dos vencedores do concurso de uvas da Fenavindima para o Uruguai.

- O Rodeio Crioulo Nacional de Flores da Cunha, que ocorreria em abril, está suspenso.

- O evento Rota Bira, marcado para o dia 21, será adiado, ainda sem data definida. A festa O Bloco, que seria realizada no dia 28, também foi adiada. O Entardecer no Compassos, também programado para o dia 28, será reagendado.

- Estão suspensas as atividades de atendimento presencial no Centro Administrativo e demais órgãos municipais. O trabalho remoto será obrigatório para pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, portadores doenças cardíacas ou pulmonares. Os estagiários da Administração Pública estão dispensados.

- Está cancelado o atendimento no Sine, Junta Militar, Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade e Seguro Desemprego. Alguns serviços podem ser acessados de forma online pela comunidade

- Estão suspensas as atividades em casas noturnas, pubs, bares noturnos, casas de eventos, boates e similares por 30 dias. Também ficam fechados teatros, museus, centros culturais e bibliotecas pelo mesmo período. Estão fechados o Casarão dos Veronese, Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, Biblioteca Érico Veríssimo e Espaço Cultural São José.

- Está vedado o funcionamento de academias, centros de treinamentos, centros de ginásticas, cinemas e clubes sociais pelo período de 30 dias.

- O Ginásio Poliesportivo, Cemel e o Estádio Municipal Homero Soldatelli estão fechados.

- Está suspenso por 10 dias o transporte coletivo urbano.

- Serviços privados não essenciais, como o comércio, restaurantes, bares e similares deverão ficar fechados por 10 dias.

- Está suspensa a entrada de novos hóspedes do setor hoteleiro por 10 dias.

- Em meio à pandemia do novo coronavírus, a Receita Federal estuda adiar o prazo de entrega do Imposto de Renda 2020. A informação é do supervisor do IR, Joaquim Adir. “Essa análise (de adiar) está tendo. A gente está avaliando, estão no processo de avaliação. Não temos certeza ainda do que vai se fazer. A gente precisa só aguardar para ver como vai se comportar isso, até porque ainda falta um mês e meio”, disse. Por enquanto, está mantido o prazo final, que é 30 de abril. O último balanço da Receita mostra que o fisco recebeu, até agora, 11,8% do total de 32 milhões de documentos esperados.

- Os postos de combustíves estão com atendimento normal. Na Rede Sim, pessoas do grupo de risco já foram afastadas e o que é possível está sendo executado via home-office. Nas lojas de conveniência o sistema adotado é o 'pegue e leve'.

- O governador Eduardo Leite decretou situação de calamidade pública e determinou uma série de restrições, que incluíram a proibição do transporte interestadual e a redução e 50% na capacidade dos ônibus intermunicipais. O diretor da Expresso Caxiense, Nelson Ribeiro, acredita que o decreto estadual que limita a capacidade de passageiros sentados nos ônibus não deve causar transtornos aos usuários que diariamente se deslocam entre Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua e Antônio Prado. Segundo ele, os motoristas vão orientar os passageiros a ocuparem apenas os assentos próximos às janelas, deixando os do corredor livres. Os vidros também deverão permanecer abertos durante as viagens. “É uma medida especial muito interessante neste momento de crise”, salienta Ribeiro.

- Os bancos estão funcionando normalmente com algumas orientações. Na Caixa Econômica, apenas cinco pessoas por vez entram na agência para não ter aglomerações. Já no Banrisul e no Sicoob são apenas três pessoas por vez. No Santander os clientes estão sendo orientados a aguardarem do lado de fora da agência até serem chamados. No Sicredi, os associados estão tendo orientações para se autoatenderem através de caixas eletrônicos e aplicativos. A assembleia geral da agência foi cancelada. Já no Bradesco o atendimento está normal. Provas de vidas estão suspensas.

- O Cartório Eleitoral tem atendimento presencial suspenso até 31 de março. Fica disponível o plantão telefônico, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, pelos fones (54) 9.9633.2925 e 9.9633.2948.

- Os Correios estão funcionando normalmente com o atendimento ao público.

- A Câmara de Vereadores também estabeleceu alguns procedimentos de prevenção sobre os procedimentos e regras de prevenção. Apenas terão acesso às sessões vereadores, servidores, assessores de entidades e órgãos públicos e pessoas autorizadas expressamente pela presidência. Além disso, está suspensa a realização de eventos coletivos nas dependências do legislativo. A Casa atenderá com expediente reduzido, a partir desta sexta-feira, dia 20. Nas terças, quartas e sextas, não haverá expediente interno, apenas plantão por telefone. Nas segundas e quintas-feiras, o expediente interno é a partir das 16h até o término das atividades. A medida é por tempo indeterminado. Contatos podem ser feitos pelo WhatsApp (54) 9.8432.7442.

- A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) está com consultoria jurídica gratuita para orientar aos associados que precisem de qualquer informação. O atendimento está sendo feito pelos canais e pelo telefone (54) 3292 2333. O prazo para pagamento do boleto do próximo mês será prorrogado e não haverá cobrança da mensalidade na próxima fatura.

- Está suspenso o expediente do Fórum, Promotoria e Defensoria Pública pelo período de 30 dias –  até o dia 19 de abril, em razão da propagação do coronavírus. No Fórum estão suspensos os prazos processuais, administrativos e jurisdicionais e a publicação de acórdãos, sentenças e decisões, bem como a intimação de partes ou advogados, na 1ª e 2ª instância. Casos urgentes serão realizados em dias úteis, das 9h às 18h, por meio do sistema diferenciado de atendimento. A Promotoria também restringiu o atendimento. Não há atendimento presencial. Atendimento por telefone, apenas, em casos de extrema gravidade, como situações de risco de vida e restrição de liberdade. O atendimento será das 12h às 18h pelo fone (54) 3292.4575.

- A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes segue o comunicado oficial da Diocese de Caxias do Sul, que suspende as missas e celebrações até o dia 31 de março. Por tempo indeterminado, estão suspensas as atividades da catequese, encontros de orações, retiros, assembleias, reuniões, encontros de formação, eventos, projetos sociais e demais atividades pastorais. Eventos em salões paroquiais e comunitários também estão suspensos, assim como casamentos e batizados.

- Supermercados, padarias e farmácias seguem com estabelecimentos abertos, porém com restrição de entrada de pessoas ao mesmo tempo.

 - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário