Geral

Música na sala de aula

Banda Florentina, por meio do projeto ‘Música na Escola’, introduz a teoria e a prática musical na Escola Professor Targa

Incentivar a cultura musical tendo a aprendizagem de um instrumento introduzido na rotina do aluno é o objetivo do projeto Música na Escola, idealizado pela Banda de Música Florentina e aplicado com aulas de flauta na Escola Estadual Professor Targa, em Flores da Cunha. O projeto iniciou no mês de abril e segue até dezembro com uma turma de 5º ano. “Essa proposta é importante para o colégio porque a música trabalha com valores como sensibilidade, disciplina e concentração”, avalia o diretor da escola, Pedro Dal Cero.

As aulas são teóricas e práticas e são ministradas pelos professores Fábio Gomes, Alisson Gomes e Anderson Lima – ocorrem semanalmente em horário de aula. A professora de currículo Joice Hoffmann de Oliveira destaca que a concentração dos alunos melhorou, assim como a criatividade em sala de aula. “Os alunos estão motivados e esse aprendizado se reflete também no comportamento”, frisa a docente.

O projeto Música na Escola é englobado no Cultura Circular, o qual é apoiado pela Lei de Incentivo a Cultura (Lic), por meio do qual a Banda Florentina destina R$ 50 mil para a disseminação da música. Dentro do Cultura Circular outras ações são contempladas, como a Oficina Municipal de Sopros, em parceria com a prefeitura, e oficinas de música em outras escolas. “A Banda Florentina pensa na sua renovação. Por isso, preparar esses jovens é fundamental”, destaca Carla de Godoy, presidente do grupo musical. “Trata-se de um projeto bem legal ofertado pela Banda e super bem aceito pelos alunos, professores e direção da escola”, complementa.

Aprendizagem
Entre os 35 alunos participantes, Sabrina Kellen Fernandes, 10 anos, é uma das que se acomoda nas classes da frente para prestar atenção em cada detalhe. “Com a música aprendemos outras coisas, e com os professores temos muito conhecimento. Eu adoro as aulas”, conta. Erick Guarese, 10 anos, diz que tem o apoio da família para ingressar na música: “Estou adorando aprender música. Treino em casa e minha família incentiva”.

Os professores salientam que a idade é propícia para a aprendizagem de um instrumento e que a flauta doce é descomplicada e ótima para a iniciação. “Se ao menos um desses alunos se dedicar à música devido a estas aulas, já será um grande ganho”, declara Carla de Godoy. Os professores, as flautas e o material didático adequado são fornecidos pela Banda.


Erick lembra que tem o incentivo da família. - Larissa Verdi
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário