Geral

Mais um filme espírita chega às telas

'As Mães de Chico Xavier' encerra as comemorações de centenário do médium

"O filme de temática espírita veio para ficar". No ano de 2008, o diretor da produtora de filmes Estação da Luz, Luís Eduardo Girão, profetizou essa frase. Girão estava certo. Depois do pequeno filme Bezerra de Menezes - Diário de um Espírito, produzido em 2008 e que passou de meio milhão de espectadores, as portas para a temática espírita se abriram e mostraram do que o gênero é capaz. Em 2010, ano do centenário de morte de Chico Xavier, o filme sobre o médium brasileiro foi visto por quatro milhões de pessoas. Mesmo número de espectadores que atingiu outro filme espírita lançado no ano passado, Nosso Lar. O longa da vez é As Mães de Chico Xavier, que chega aos cinemas nacionais hoje, dia 1º de abril. O filme, que encerra as comemorações do centenário de Chico Xavier, tem estreia no GNC Cinemas, em Caxias do Sul. Os horários de exibição podem ser vistos na página 7 do Caderno de Sábado.

As mães de Chico Xavier conta a história de três mães: Ruth (Via Negromonte), cujo filho, drogado, se suicida; Elisa (Vanessa Gerbelli), cujo filho de 5 anos morre num acidente; e Lara (Tainá Muller), que lida com a gravidez indesejada. Suas histórias se cruzam quando elas recebem conforto e reencontram a esperança de vida através do contato mantido com Chico Xavier (Nelson Xavier) e suas cartas psicografadas do além. O roteiro, de Emanuel Nogueira e Glauber Filho (também diretor, junto com Halder Gomes), foi livremente inspirado no livro Por trás do véu de Ísis, de Marcel Souto Maior, autor da biografia de Chico Xavier. O filme é uma reportagem sobre a psicografia, com menos investigação e mais drama.

Mais uma vez o papel de Chico Xavier é interpretado pelo ator Nelson Xavier, que completa 70 anos este ano e já viveu o médium no longa homônimo e também estará em outro filme sobre espíritos. Até começar a filmar Chico Xavier, Nelson se classificava como ateu. Apesar de ter mãe espírita, nunca se ligou a nenhuma religião. Há cerca de oito anos, o ator recebeu a biografia do médium, de Souto Maior. Junto com a obra veio um bilhete do autor, dizendo que gostaria que Nelson interpretasse Chico, no caso de ser feito o filme sobre sua vida. Dois anos depois, veio o convite do diretor Daniel Filho. Hoje, Nelson diz que experiências nas filmagens da biografia do médium mudaram sua vida. “Sinto a presença de Chico quando faço seu papel”. Além de Nelson, estão no elenco ainda Caio Blat, Vanessa Gerbelli e Herson Capri.

Espiritismo
A aposta na temática espírita é grande. Distribuído pela Paris Filmes, com orçamento de R$ 3,8 milhões, o filme As mães de Chico Xavier estará em 400 salas do país, considerado um espaço de blockbuster. E essa aposta é tão segura que o filme não está sozinho. Em outubro, chega aos cinemas outro candidato: O filme dos espíritos. Roteirizado, produzido e dirigido pelo jornalista paulistano André Marouço, é baseado em alguns capítulos do Livro dos espíritos, escrito por Alan Kardec em 1857. Cinco capítulos foram transformados em dramaturgia e entrelaçados numa linha central, sobre um homem que perdeu o emprego e a mulher e pensa em suicídio. E a continuação de Nossa Lar 2 também está a caminho. Em 2013, o filme deverá chegar aos cinemas. Toda essa fé tem contribuído para o cinema nacional. No ano passado, os filmes espíritas ajudaram a elevar em 32% a bilheteria dos cinemas e a produção nacional alcançou 19% do mercado.

Outras estreias
Fúria sobre duas rodas: Com Nicolas Cage, narra a saga de Milton, um criminoso que sai da prisão para tentar impedir um culto de magia negra liderado por um assassino que matou sua filha. Ele tem três dias para detê-los antes que sacrifiquem também seu neto.

Uma manhã gloriosa: Uma produtora de TV precisa enfrentar os egos de dois apresentadores, enquanto cuida da própria vida amorosa que não anda muito bem. Com Rachel McAdams, Harrison Ford, Diane Keaton e Patrick Wilson.



Neslon Xavier volta às telas para interpretar Chico. - Cinema em Cena / Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário