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Lombadas do Pérola são reinstaladas, mas novamente para testes

Instalados no dia 4 de setembro e retirados na última sexta-feira, os radares de velocidade viraram motivo de embate pré-eleição

Instalados no dia 4 de setembro e retirados na última sexta-feira (27), os radares de velocidade instalados estão sendo reinstalados na ERS-122, no bairro Pérola, na tarde desta quinta-feira (3). A informação foi confirmada pela concessinária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), que reforça que o equipamento é experimental e, neste estágio, "não tem a finalidade de multar e está sendo utilizada exclusivamente para teste de monitoramento e análise de tráfego". Reivindicação antiga da comunidade do Pérola, as chamadas lombadas eletrônicas foram motivo de embate político nesta reta final de eleições e troca de insinuações na Câmara de Vereadores.

Os testes acontecem no km 92 da rodovia estadual. No comunicado, a CSG reforça que está avaliando os fornecedores dos equipamentos e, assim que os pontos de instalação dos radares ou lombadas eletrônicas forem definidos pelo poder concedente, eles serão devidamente sinalizados nas rodovias. Conforme previsto no contrato de concessão, os equipamentos implementados deverão ser concluídos até 31 de janeiro de 2025. 

Ainda que seja um consenso entre comunidade e políticos florenses a necessidade de um controlador de velocidade no Pérola, é importante esclarecer que ainda não está garantido que os radares oficiais serão instalados neste ponto onde estão sendo testados no momento. Conforme comunicado na segunda-feira (30) pela CSG, uma vez que os locais exatos sejam definidos pelo poder concedente e os radares estejam autorizados para operar oficialmente, as informações sobre as localizações definitivas e os limites de velocidade deverão ser amplamente divulgadas por meio da imprensa e dos canais de comunicação da concessionária de rodovias.

Confira na íntegra a nota da CSG:

"A CSG informa que, conforme previsto no contrato de concessão, serão instalados radares de velocidade nas regiões do Vale do Caí e da Serra Gaúcha. Os locais exatos para a implementação serão definidos pelo poder concedente.
Nesta quinta-feira (3), a concessionária está instalando um novo equipamento experimental na ERS-122 (km 92), em Flores da Cunha. A companhia ressalta que, neste estágio, a tecnologia não tem a finalidade de multar e está sendo utilizada exclusivamente para teste de monitoramento e análise de tráfego.
A CSG reforça que, na fase experimental, está avaliando os fornecedores dos equipamentos e, assim que os pontos de instalação dos radares ou lombadas eletrônicas forem definidos pelo poder concedente, eles serão devidamente sinalizados nas rodovias. Informações sobre as localizações definitivas e os limites de velocidade serão amplamente divulgadas por meio da imprensa e dos canais de comunicação da concessionária de rodovias.
A CSG destaca que, uma vez que os radares estejam autorizados para operar oficialmente como controladores de velocidade, a gestão, o controle e a emissão de multas por excesso de velocidade serão de responsabilidade dos órgãos públicos competentes. A concessionária não possui autoridade para emitir multas".

 - Lucas Brito
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