Geral

Jovem Aprendiz forma 15 alunos

O programa conduzido pelo Senac Caxias do Sul já beneficiou 85 jovens florenses

A primeira turma do Jovem Aprendiz de Flores da Cunha recebeu o certificado no dia 27 de setembro, em uma cerimônia que ocorreu no Centro Empresarial. Com o objetivo de oferecer oportunidades no mercado de trabalho a jovens de 14 a 23 anos, o curso Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos é realizado pelo Senac Caxias do Sul e iniciou em novembro de 2023.  

— Esse curso contou com parceria da Prefeitura de Flores da Cunha com a cedência do espaço, incialmente da Casa da Cultura e recentemente no Núcleo de Extensão Educacional - InTec. O objetivo é proporcionar novas experiências evidenciando o protagonismo juvenil, a comunicação assertiva, a capacidade analítica e reflexiva e a criatividade na resolução de problemas. Através do programa de aprendizagem profissional, há diminuição do trabalho infantil e da evasão escolar, promoção da inclusão social, aprendizado teórico e prático e o desenvolvimento das competências socioemocionais — afirma Danielle Ferronatto, do setor pedagógico do Senac Caxias do Sul.

Conforme Danielle, alguns jovens já foram efetivados pelas empresas, outros ingressaram em novos cursos profissionalizantes, mas todos receberam o certificado do Programa Jovem Aprendiz pelo Senac. E, no dia 30 de setembro, o Senac deu início a terceira turma no município, totalizando 85 jovens aprendizes beneficiados pelo Programa.

— Nem todos que iniciam o curso se formam. Por vários motivos, como: novas oportunidades, troca de cidade, infrequência ou reprovação no curso. A primeira turma teve 22 jovens e 15 concluíram. E temos duas turmas em andamento, uma tem 31 alunos e iniciou no dia 7 de julho; a outra, com 32 jovens, iniciou agora, no dia 30. O Senac possui editais semestrais com a programação das turmas. Após a reserva de vagas, a seleção é feita pelo RH das empresas cotizadoras — revela Danielle.

Foram 800 horas de aprendizado, com conteúdos relacionados ao bem-estar pessoal e social, recursos tecnológicos, educação financeira, organização e execução de atividades de apoio, controle de documentos, administração de contas e atividades práticas nas empresas cotizadoras (Rede de Postos SIM, Supermercado Flores, Farmácia São João, Agrimar, Loja Becker e Postos Trebobras) e nas secretarias da Prefeitura. Agora, as turmas que seguem terão o dobro do tempo, sendo 1600 horas. Sendo que o curso envolve comércio de bens, serviços e turismo, tendo mais carga horária prática.

A Prefeitura de Flores da Cunha firmou uma parceria com o Sindilojas Caxias do Sul e com a Fecomércio ainda em março de 2023 para a realização do curso. Atualmente, os jovens realizam as atividades teóricas nas dependências do Centro Administrativo e as aulas teóricas são realizadas no InTec. A prefeitura ainda fornece transporte gratuito aos estudantes e colabora com a cerimônia de formatura das turmas.

Aproveitando a oportunidade

Entre os formandos da primeira turma de Aprendizagem Profissional em Flores da Cunha está Alessandra do Nascimento de Mello de Melo. Ela tem 16 anos e estuda na Escola Tancredo de Almeida Neves, no 9º ano. Porém, a jovem está participando da terceira turma do programa por uma escolha da Rede SIM.

— Como a empresa não efetiva funcionários com menos de 18 anos, a Alessandra foi recontratada como jovem aprendiz, para mais uma turma, pois não queremos perder este talento. A Aprendizagem profissional é uma forma da empresa ir capacitando profissionais do futuro, seja para permaneceram na empresa seja para o mercado de trabalho — destaca Rudinei Zorzo, que é analista de Diversidade, Equidade e Inclusão da Argenta.

Zorzo relata que a prefeitura indicou vários jovens para integrarem o programa, os quais passaram por uma entrevista com o setor de recrutamento e seleção. Sendo que os jovens menores de 15 anos foram destinados fazer a prática profissional nas dependências da prefeitura.

— Como a Alessandra estava se destacando e um setor da empresa solicitou um jovem aprendiz, ela foi chamada para fazer a sua prática na Sede da SIM. No setor de Meio Ambiente, iniciou muito tímida, mas logo se desenvolveu e estava brilhando, sempre comprometida e abraçando a oportunidade — pontua Zorzo.

Alessandra mora com o padrasto Oracildo, a mãe Patrícia e mais três irmãos (de 9, 7 e 2 anos) no bairro União. Durante o dia, a jovem divide seu tempo entre a escola e as atividades do programa.

— Está sendo bem legal o curso. Estou fazendo várias amizades novas e aprendendo bastante coisa que não sabia sobre informática e administração. Vou ficar três semanas direto no InTec. Depois vou ficar quatro dias na empresa (SIM) e terei o curso somente na sexta-feira — afirma a jovem.

O emprenho de Alessandra é reconhecido pela mãe que tem dado todo apoio para que a filha tenha sucesso na vida pessoal e profissional.

— Ah! Para a vida dela foi muito importante estar nessa caminhada com o grupo do Jovem Aprendiz. Evoluiu muito, praticou bastante e aprendeu como é o ambiente de trabalho. Entendo que isso é muito importante para a vida dela. E ela se empenhou para participar — comemora a mãe orgulhosa, Patrícia do Nascimento de Mello.

A primeira turma recebeu o certificado no dia 27 de setembro - Enzo Manfron/Prefeitura de Flores da Cunha
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário