Legislativo perto da comunidade
A Câmara de Vereadores de Flores da Cunha pretende implantar uma série de medidas para ajudar a divulgar suas funções junto à comunidade.
A Câmara de Vereadores de Flores da Cunha pretende implantar uma série de medidas para ajudar a divulgar suas funções junto à comunidade. As primeiras ações foram tomadas segunda-feira, dia 30 de março, quando foram aprovados, entre outros projetos, a antecipação das sessões das 19h para as 18h e a implantação do programa Câmara Escola. Para embasar os processos está uma pesquisa encomendada pela Casa em 2006, a qual mostra que para 78,2% dos entrevistados o Legislativo é um órgão da prefeitura. O trabalho foi feito pela Central de Inteligência Poliadministrativa (Cooperfil).
A mudança do horário, que vale a partir do próximo dia 6 de abril, tem por objetivo favorecer a presença de público. “Esperamos que as pessoas compareçam mais, afinal, a participação é aberta a todos os cidadãos”, frisou a vereadora Renata Zorgi Lusa (PMDB). Segundo argumentos dos parlamentares, o deslocamento dos interessados em acompanhar as reuniões fica facilitado caso seja feito do local de trabalho.
Outro processo a ser implantado é o Câmara Escola, programa destinado a facilitar aos estudantes da rede de educação florense informações sobre história, organização, funcionamento e atribuições do Legislativo. O projeto consiste em oferecer aulas no Plenário da Câmara ou nas salas de aula das escolas participantes. “Espero que o programa seja aceito pela população. Qualquer escola pode se inscrever, seja municipal, estadual ou particular. Pretendemos, com o programa, despertar a cidadania nos estudantes”, explica o vereador autor do projeto, Felipe Salvador (PP).
Demais pautas
Na sessão de segunda-feira também foram aprovados outros projetos, como os que regulamentam a contratação de estagiários por parte da Câmara e da prefeitura e o que denomina de Estrada dos Tradicionalistas a via que dá acesso à localidade de São João, numa extensão de 2,5 quilômetros. A vereadora Renata, autora do projeto, citou que seria importante o Executivo providenciar nos próximos dias a colocação de placas indicativas, pois é naquela área onde será realizado o 6º Rodeio Crioulo Nacional de Flores da Cunha, de 16 a 19 de abril.
Os vereadores também aprovaram a transferência da sessão ordinária do dia 13 para o dia 15 de abril. O encontro será realizado às 19h30min no Parque de Rodeios Antônio Dante Oliboni. Os parlamentares aprovaram ainda uma moção de congratulações para Taís Carpeggiani e Juliana de Oliveira, por terem assumido, respectivamente, a presidência e a vice presidência da Associação de Produtores de Arte e Cultura (Apac) de Flores da Cunha.
Entenda
Participe das sessões
O que: Sessões Ordinárias da Câmara de Vereadores.
Quando: às segundas-feiras, a partir das 18h.
Onde: Plenário da Câmara de Vereadores (Rua São José, 2.500, no Centro Administrativo Municipal Ângelo Araldi).
Por que participar
- É nas sessões ordinárias da Câmara de Vereadores que são debatidos e votados os projetos que se tornam leis municipais. Os projetos podem ser apresentados pelo prefeito, por vereadores ou serem de iniciativa popular.
- Nos encontros legislativos os vereadores apresentam, justificam e defendem suas posições e ideias oficialmente, exercendo a representação da comunidade nas questões de interesse público.
- Por meio das sessões são encaminhadas indicações de obras e ações e requisitadas informações para a prefeitura e outros órgãos públicos; são apresentadas moções e votos de louvor, repúdio e congratulações para governos, agentes públicos, instituições privadas, entidades e pessoas físicas.
- A sessão também é o espaço para que o vereador manifeste-se sobre atitudes pessoais no exercício do mandato.
- Mediante inscrição prévia, as sessões ordinárias permitem manifestações diretas da população da Tribuna da Câmara.
Programa Câmara Escola
- Podem participar do programa escolas municipais, estaduais e particulares de Flores da Cunha.
- As escolas e os professores interessados em participar do programa devem solicitar agendamento junto à Mesa Diretora da Câmara.
- A indicação dos vereadores para ministrar as aulas obedecerá o critério de rodízio ou será definida por consenso entre os mesmos.
- Mais informações pelo site Camara de Flores ou pelo telefone (54) 3292.6400, das 13h15min às 19h15min.
0 Comentários