Geral

Laços de irmandade unem Flores da Cunha e Sospirolo

Presidente da Associação dos Amigos de Flores da Cunha em Sospirolo, Gabriele Galletti, visita o município e outras cidades da Serra Gaúcha

Uma longa história de ligação com Flores da Cunha, maior que uma amizade. É uma relação de irmandade. ‘Qua mi sono a casa!’ (aqui estou em casa).

Nesse tom, o presidente da Associação dos Amigos de Flores da Cunha em Sospirolo, Gabriele Galletti, desenvolve uma programação em solo brasileiro – além de Flores da Cunha, tem visitado outras cidades da Serra Gaúcha e de Santa Catarina.

Recebido e ciceroneado quase em tempo integral pela Associação dos Amigos de Sospirolo (entidade criada em Flores da Cunha em reciprocidade à cidade italiana gêmea), Galletti tem se dedicado intensivamente a visitar os amigos mais próximos – os irmãos, como ele mesmo diz – que conquistou ao longo dos anos.

Na cidade, ele também se concentra em planos para o futuro próximo, como o de perpetuar no maior número de ações possíveis o gemellaggio entre Flores da Cunha e Sospirolo. Uma ação que vem sendo discutida com o Poder Público municipal é a pintura de um painel na Casa de Cultura Flávio Luis Ferrarini, o qual deverá representar os laços que unem as cidades irmãs.

Empolgado com a informação de que Flores da Cunha completará 100 anos de emancipação política em 2024, Galletti sentencia: “esse será o nosso presente – não da prefeitura de Sospirolo, mas da Associação dos Amigos de Flores da Cunha. Vamos pintar o painel até maio de 2024”, garante.

Ora em Talian, ora em português, Galletti é enfático ao defender a importância de dar visibilidade ao gemellaggio, que tem como objetivo primordial enriquecer as duas cidades com o intercâmbio de informações e garantir que a troca de presidentes das associações ou dos administradores públicos não interfira na construção dessa parte da história.

“Con mi bisogna aver passiensa, parché go la testa come una ‘lavatrice’. Tuto che gira, sempre” (Comigo precisa ter paciência, porque a minha cabeça é como uma lavadora de roupa. Tudo girando, sempre), diz, ao expor as ideias e iniciativas para a preservação dos laços de gemellaggio e os propósitos que deram origem ao acordo – usos, costumes e origem histórica comuns para desenvolver e incrementar relações entre pessoas, promovendo intercâmbios sociais, educacionais, turísticos, econômicos e culturais.

Galletti retorna a Sospirolo na próxima quarta-feira, dia 8, mas já está organizando a próxima visita, na qual pretende estar acompanhado de uma comitiva de associados dos Amici di Flores da Cunha e de autoridades, como o Sindaco (prefeito) de Sospirolo.

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário