Jurados avaliam vídeos do Astro
Os 12 curtas-metragens produzidos pelos alunos do Ensino Médio da Escola São Rafael e mais os 12 vídeos da categoria Estadual – foram 22 curtas inscritos, sendo que desses foram selecionados 12 – começam a receber o veredicto de seus algozes.
Com: Débora Cardoso Viapiana, Álvaro De Grandi, Deise Cristina Leal, Fernando Fontana e Dorotéia dos Reis Direção: Tuany Areze Roteiro: Tuany Areze, Elisa Stuani e Débora Cardoso Viapiana Produção: Elisa Stuani Dosso Direção de Fotografia: Douglas Katu Gonçalves, Júlio Bebber, Angélica Scortegagna e Daniel Muterle Montagem: Paola Wink Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, Alice já não tem mais notícias de Pedro, seu namorado que está lutando na Itália pela Força Expedicionária Brasileira. Pressionada pela tia e pela irmã mais velha, ela aceita o pedido de casamento proposto por Otávio, um bom partido da cidade. Às vésperas do casamento, Alice recebe uma carta de Pedro, contando que está retornando. Curiosidades: Uma colônia em Lagoa Bela, no interior de Flores da Cunha, serviu de locação para a gravação das cenas que se passam na tomada de Monte Castelo, durante a Segunda Guerra. O trio Tuany Areze, Débora Viapiana e Elisa Stuani Dosso vem de uma sucessão de vitórias desde o Astro 2007, tendo acumulando prêmios como Direção de Arte, Melhor Atriz e Melhor Filme, em Normal D+ e Mundo de Maria. A cabeleireira Dorotéia dos Reis participa do curta como uma avó transtornada, que acredita estar lutando no front de batalha.
DesfoqueCom: Alessandra Gelain Tonet, Thaís Gavazzoni, Diego Grison e Mateus Picoli Direção e roteiro: Alana Meneguzzo Montanari Produção: Nicole Chinato Mattioni Direção de Fotografia: Guilherme Volpatto, Gustavo Bett, Tairini de Souza, Mileine Bergozza e Laura Smiderle Montagem: Fabiano Cavalheiro Sinopse: Priscila, uma estudante de fotografia, descobre que está perdendo a visão em decorrência da diabetes. Desolada, encontra uma fuga ao envolver-se com um sujeito mais velho. Curiosidades: Inicialmente baseado no livro Divã, de Martha Medeiros, o roteiro mudou o rumo da história quando o longa-metragem de mesmo nome e estrelado por Lília Cabral entrou em cartaz. Na adaptação, ao invés do universo de uma mulher de meia-idade, a trama gira em torno de jovens no início da faculdade. O personagem que no livro era o psicólogo, por exemplo, foi substituído no roteiro do curta pela melhor amiga da protagonista.
Do Outro Lado da PonteCom: Roblen Bolzan, Caroline Suzin e Viviane Dedéa Direção: Marlize Bernardi Bellé Roteiro: Caroline Suzin e Marlize Bernardi Bellé Produção: Katiana Molon Direção de Fotografia: Renan Lovison, Guilherme Volpatto, Henrique Gavazzoni e Felipe Fachin/ Montagem: Juliano Carpeggiani. Sinopse: Após trágico acidente em que o marido faleceu, a mãe muda-se com o casal de filhos para uma pequena cidade do interior. Ao chegarem, ouvem histórias que a casa onde estão morando é mal-assombrada. Céticos no início, tudo muda quando Lucas, o filho, percebe uma estranha presença na casa.. Curiosidades: Do Outro Lado... encerra a trilogia do terror do Astro, iniciada em 2007 com Sinais do Além (sobre uma maldição) e que teve o segundo episódio, Ouija (sobre o jogo do copo), no Astro 2008. Marlize Bernardi Bellé, assumiu a direção após ter sido protoagonista dos curtas anteriores – nas duas ocasiões foi indicada a Melhor Atriz. Pela primeira vez no Astro, é feita uma cena com efeitos especiais: o grupo construiu uma maquete para simular a explosão de uma casa.
O Gari ApaixonadoCom: Katiúcia Pellin, Felipe Brandalise, Bruna Trentin de Oliveira e Rodrigo Ábido Direção: Raquel Trentin de Oliveira Roteiro: Raquel e Bruna Trentin de Oliveira Produção: Bruna Trentin de Oliveira Direção de Fotografia: Renan Lovison, Jéssica Sandi, Gustavo Bett e Henrique Gavazzoni Montagem: Fabiano Cavalheiro Sinopse: Para dar uma lição em Valentina, a menina mais fútil do colégio, Juliana arma um plano: convoca um garoto simples, que é gari, para emergir como o menino mais popular da escola. Com todos os estereótipos de bad boy, Valentina cai de amores pelo rapaz, sem saber da verdadeira origem dele. Porém, o gari se apaixona por Valentina e teme a hora da verdade ser descoberta. Curiosidades: O roteiro é inspirado nos longas escolares americanos, muito comuns nos anos 80, como Quase Igual aos Outros e Uma Escola Muito Louca. Embora os roteiristas tenham cogitado num primeiro momento fazer a trama se passar nos anos 80, optaram por fazer um curta contemporâneo. Em uma cena musical, a protagonista do curta, Katiúcia Pellin (Valentina) dubla Like a Virgin, primeiro hit de Madonna.
Made in ChinaCom: Adriano Hermenegildo dos Santos, Fábio Ricardo Dalvan e Katiane Cavagnoli Direção: Jornada Panizzon Cara Roteiro: Michelle Toscan Produção: Débora Debon Direção de Fotografia: Renan Lovison, Douglas Katu Gonçalves, Jéssica Sandi e Sarana Barcaro Montagem: Jardel Machado Hermes Sinopse: Há muitos séculos atrás dois povos rivais na China fazem um torneio definitivo para selar um pacto de paz: os perdedores do torneio deveriam deixar o país. Foi então que os derrotados atravessaram o oceano e fundaram um novo lar, conhecido como Paraguai. Nos dias atuais, dois descendentes de cada tribo, Yaksoba e Juanito, se encontram e descobrem estar apaixonados pela mesma mulher. É quando a trégua é quebrada e um novo torneio será disputado. Curiosidades: Basicamente realizado pela mesma equipe de Os Caçadores da Porta dos Sonhos, curta vencedor do Filme Pop no Astro 2008, Made In China aposta no mesmo estilo de comédia absurda com trama improvável para conquistar o público. Katiane Cavagnoli, vencedora do Astro 2007 de Melhor Atriz (Normal d+) já se formou no Ensino Médio há dois anos, mas volta ao festival como Participação Especial. Ela interpreta Liloca, o objeto de desejo que é disputado pelos protagonistas rivais.
0 Comentários