Janeiro branco: mês para cuidar da saúde mental
16% da população brasileira sofre de depressão, a doença mais comum no mundo. Em Flores da Cunha atividades de prevenção serão realizadas no Centro de Saúde e nas UBSs
Estar mentalmente saudável, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é o estado de bem-estar no qual uma pessoa consegue desempenhar suas habilidades, lidar com as inquietudes da vida, é capaz de trabalhar de forma produtiva e contribuir para a sua comunidade. No entanto, as situações do cotidiano mostram que cada vez menos estamos conseguindo levar a vida dessa forma: existe um aumento dos casos de violência, uso de drogas, transtornos compulsivos, suicídio, intolerâncias, entre muitos outros. Por isso, o primeiro mês do ano é dedicado à conscientização dos cuidados com a saúde mental, quebrando tabus e mostrando a importância de estar em dia com o cérebro.
A campanha Janeiro Branco, criada por psicólogos brasileiros, tem como objetivo abrir novas possibilidades para tratamentos nos aspectos emocionais e mentais da nossa vida, além de convidar a população a discutir a importância do cuidado com a saúde mental em busca de mais felicidade e qualidade de vida.
No Brasil, dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Bem-Estar mostram que 34% dos entrevistados declararam sofrerem de alguma condição psiquiátrica, ainda que apenas 21% deles tenha sido diagnosticado. A depressão, uma grave condição médica que diminui a capacidade da pessoa de funcionar normalmente, é um dos transtornos psíquicos muito comuns no mundo, afetando mais de 350 milhões de pessoas (dados da OMS) e que acomete 16% da população brasileira - mais do que a taxa de depressão nos EUA (13%), Espanha (9%) e China (quase 6%). O Brasil também é o país onde as pessoas são diagnosticadas com depressão quando são mais jovens, em média aos 36 anos. A faixa etária entre os 35 e 49 anos concentra a maior taxa de depressivos brasileiros, com maior incidência entre as mulheres (68,9%), mesma tendência observada em países como França, Reino Unido e Espanha.
Em Flores da Cunha
Desde o início do mês, Flores da Cunha realiza atividades dentro da Campanha do Janeiro Branco. A equipe do Centro de Saúde entregou mensagens de conscientização nas salas de espera, além de mudas de flores. Nas UBSs estão ocorrendo a distribuição de panfletos e orientações, além de palestras e atividades em praças públicas (veja cronograma abaixo). As ações são organizadas pela Secretaria da Saúde e coordenadas pelo CAPS Florescer.
Caps Florescer
Diversas atividades específicas estão sendo desenvolvidas com os grupos que fazem parte do serviço. Também está sendo distribuídos folders que explicam sobre o significado e a importância da saúde mental nas salas de recepção. As ações serão pontuais, conforme objetivo de cada oficina/grupo/atendimento individual. Faixas e cartazes estão expostos na sede do Caps.
Centro de Saúde Irmã Beneditta Zorzi
Decoração dos espaços internos e distribuição de material explicativo.
Dia 16/01: Realização de blitz na área central, com pedágio informativo e distribuição de material no comércio (atividade no período da tarde e contará com a participação de psicólogas da rede privada e pública).
UBS de Nova Roma
Dia 16/01: Em parceria com a oficina terapêutica, será realizada uma dinâmica de relaxamento e abordagem do tema. O evento ocorre na UBS a partir das 13h30min e é aberto a toda comunidade. Além disso, durante todo o mês, o prédio do posto de saúde está decorado com a cor branca e estão sendo entregues folders que explicam a importância do tema.
UBS de Otávio Rocha
Dia 22/01: Blitz de conscientização na área central com abordagem de veículos no período da manhã. Já no período da tarde panfletagem em residências e no comércio do distrito.
UBS de São Gotardo
Dia 24/01: Roda de conversa com pacientes da comunidade, juntamente com o Secretário da Saúde, Vanderlei Stuani, a Enfermeira Neusa Stolfo, as Psicólogas Regina Mioranza e Marina Fochezatto, as Agentes Comunitárias de Saúde, e o autor da Lei do Janeiro Branco em Flores da Cunha, o Vereador e Presidente do Legislativo, Samuel de Barros Dias.
UBS do União e Pérola
Decoração dos espaços internos das UBS's e distribuição de material informativo nas salas de espera.
0 Comentários