Geral

Fragilidade exposta

Corpo de Bombeiros de Flores está há um mês com apenas um caminhão antigo para atender ocorrências

Um incêndio ocorrido na tarde da Sexta-feira Santa, dia 2, numa residência no Travessão Curuzu, interior de Nova Pádua, expôs novamente a fragilidade do Corpo de Bombeiros de Flores da Cunha, especialmente pela falta de viaturas adequadas. O atendimento do sinistro na residência do agricultor Antoninho Menegat foi feito com o caminhão antigo, um Ford 600, ano 1973.


De acordo com o comandante da corporação de Flores da Cunha, tenente Vanderlei da Silva, quando a equipe chegou ao local o fogo já havia consumido praticamente toda a casa. Além da demora no deslocamento de cerca de 20 km, o caminhão tem capacidade apenas para 3,5 mil litros de água, 30% a menos que a outra viatura de combate a incêndio, destruída num acidente no início do mês passado.
Conforme o tenente, o comando espera pela conclusão do Inquérito Técnico (IT), que irá apontar as causas do acidente em que o Ford esteve envolvido dia 13 de março, ao atender uma ocorrência de trânsito na ERS-122, próximo à ponte sobre o Rio das Antas, para ver o que será feito. Também aguarda manifestação do Executivo Municipal sobre a reposição ou reforma do veículo, uma vez que o caminhão e os equipamentos pertencem à prefeitura de Flores. Além disso, há um convênio entre Estado e Município que prevê, em caso de manutenção, a responsabilidade fica a cargo da prefeitura municipal.

De acordo com o comandante, os municípios atendidos pelo Corpo de Bombeiros local - Antônio Prado, Ipê, Nova Pádua e Flores da Cunha não podem ficar muito tempo desguarnecidos. Fora os problemas com o caminhão, a corporação teve ainda o veículo Versailles parcialmente destruído num acidente no centro da cidade, também quando realizava atendimento de acidente de trânsito na ERS-122, limite com Antônio Prado. O carro já está sendo consertado. Sem os dois principais veículos, a guarnição enfrenta sérios problemas e precisa recompor as peças, para continuar realizando os trabalhos.


Reforço no efetivo
Se de um lado o Corpo de Bombeiros enfrenta problemas estruturais, por outro lado, a partir dos próximos dias o efetivo dos servidores será reforçado. O quartel receberá dois novos soldados, da turma de 35 bombeiros que se formou recentemente. A solenidade de formatura ocorreu nesta terça-feira, dia 6. Os novos servidores serão distribuídos nos quartéis de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Vacaria, Veranópolis, Farroupilha, Canela, além de Flores da Cunha.

Além deste reforço, o comando local conta com o auxílio de seis bombeiros voluntários. Segundo o tenente Vanderlei da Silva, outra turma de voluntárias está sendo preparada para começar atuar a partir do segundo semestre.



Comandante em Flores, tenente Vanderlei, terá reforço no efetivo nos próximos dias. - Na Hora / Antonio Coloda
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário