Geral

Fondue, um dos prazeres do inverno

Salgado ou doce, prato é tradicionalmente recomendado para os dias mais frios

A Serra gaúcha é conhecida nacionalmente por suas belas cidades, seus vinhos e sua farta gastronomia. Com a chegada do inverno, outro protagonista rouba a cena e também atrai turistas à região: o tradicional fondue. Salgado ou doce, de chocolate, com frutas, de carne e de queijo, é uma das melhores pedidas para essa época. Quem não resiste à tentação mas não tem a chance de degustar a iguaria suíça nos restaurantes serranos pode reunir a família e os amigos e preparar tudo em casa.

Para ajudar o leitor nessa tarefa, consultamos o bistrô Pimenta do Reino, em Caxias do Sul, para aprender a receita que tem feito sucesso entre os frequentadores do local. A sequência inicia com o fondue de queijo, acompanhado de pão, batata, brócolis, cenoura, goiabada e o diferencial da casa, o pinhão. Já as carnes (filés bovino, de frango e suíno e a calabresa) são servidas na pedra ou na gordura de coco e com 12 tipos de molhos. Fechando com chave de ouro, o fondue de chocolate é servido com 12 frutas da época, incluindo o pinhão, semente de araucária encontrada em abundância no Rio Grande do Sul nesta época do ano.

O chef e proprietário do bistrô, Sérgio Tadeu Chaves, um publicitário apaixonado por gastronomia que há cinco anos e meio decidiu investir em um antigo sonho e abriu o restaurante, ensina como preparar o queijo e o chocolate do fondue. Segundo ele, o primeiro passo é investir em um aparelho com panela de cerâmica, que conserva melhor o calor e diminui a chance de queimar os ingredientes. No entanto, a escolha dos acompanhamentos fica a critério do gosto pessoal de cada um. “No caso do queijo, os ingredientes que irão acompanhá-lo deverão ter uma consistência firme para que não caiam do garfo. Os legumes devem ser cozidos de forma que fiquem ‘al dente’. Para o pão francês a dica é para que seja do dia anterior, o chamado pão dormido, para que fique mais firme”, explica.





Harmonização
Na hora de servir e provar o fondue fica uma pergunta: que vinho tomar? Conforme Chaves, para o de carne a melhor a pedida são os tintos encorpados. Já para o de queijo há seguidores para as duas versões. Porém, o casamento perfeito ocorrerá com um branco de boa acidez e corpo suficiente para equilibrar a gordura sem ser apagado pelo sabor do queijo. “O fondue de queijo, por exemplo, normalmente é harmonizado com o vinho branco, mas muitas pessoas acabam pedindo o vinho somente quando vem a carne”, comenta. A sugestão dele para acompanhar o doce é um espumante moscatel ou um vinho frutado. (Reportagem originalmente publicada na revista Bon Vivant de julho de 2013).



Sobre o chef

Sérgio Tadeu Chaves atuou por 30 anos no segmento publicitário. Seu envolvimento com a gastronomia começou em casa, quando cozinhava para a família. A curiosidade o levou a testar ingredientes e criar pratos com seu toque. A culinária também se tornou motivo para reunir amigos e as receitas foram aprovadas. Com o tempo, Chaves buscou especialização e investiu em cursos em escolas de gastronomia como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Italian Culinary Institute for Foreigners (Icif, ou Instituto Italiano de Culinária para Estrangeiros). O incentivo dos amigos e da família foi decisivo para que ele transformasse o hobby em atividade profissional. O Pimenta do Reino Bistrô fica na Rua Carlos Bianchini, 860, no bairro Marechal Floriano, em Caxias do Sul. Mais informações no site www.pimentadoreinobistro.com.br ou pelo telefone (54) 32116069.

 - Pimenta do Reino/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário