Geral

Estado tem 62 municípios atingidos pelo excesso de chuva

Regiões Central, Norte e Noroeste estão entre as mais atingidas. Na Serra, ponte entre Bento Gonçalves e Cotiporã está submersa pelo Rio das Antas. Não há registro de danos em Flores da Cunha e Nova Pádua após oito dias de chuva

A chuva que atinge o Rio Grande do Sul desde a semana passada fez com que 7.765 mil pessoas tivessem que deixar suas casas em 62 municípios até a manhã de hoje, dia 30 de junho. Os moradores desalojados que foram para residências de parentes e amigos chegam a 5.380. Segundo a Defesa Civil Estadual, 2.285 pessoas foram levadas para abrigos públicos. O Norte do Estado é o mais prejudicado com a cheia do Rio Uruguai, mas há registros de alagamentos também nas regiões Central e Noroeste. Na Serra, uma ponte que liga Bento Gonçalves e Cotiporã está submersa pelo Rio das Antas. Não há registro de danos em Flores da Cunha e Nova Pádua após oito dias de chuva ininterrupta.

A cidade mais afetada é Iraí, no Norte do Estado, que decretou estado de calamidade pública e tem 400 desabrigados e 900 desalojados por causa do transbordamento do Rio do Mel. 

A Defesa Civil instalou uma Central de Comando para auxiliar as cidades atingidas pelas chuvas intensas na sede da prefeitura de Frederico Westphalen, no Noroeste. O espaço orienta os municípios das regiões do Alto Uruguai, Norte, Celeiro, Noroeste, Fronteira Noroeste e Missões para facilitar a confecção do processo de situação de emergência, além de atender as demandas de materiais. 

Até o momento os municípios de Alpestre, Cristal do Sul, Chiapetta, Iraí, Vicente Dutra, Barão do Cotegipe, Erval Grande, Porto Lucena e Pinheirinho do Vale já encaminharam para a Defesa Civil a solicitação de homologação do Decreto de Emergência; já as cidades de Caiçara, Cerro Grande, Criciumal, Derrubadas, Getúlio Vargas e Tiradentes do Sul preencheram o Formulário de Informação de Desastre no sistema do governo federal.

Também foram atingidas as cidades de Cruzaltense, Erechim, Centenário, Jacutinga, Itatiba do Sul, Aratiba, São José do Ouro, Floriano Peixoto, São João da Urtiga, Paim Filho, Carlos Gomes, Áurea, Marcelino Ramos, Barra do Rio Azul, Maximiliano de Almeida, Ponte Preta, Nonoai, Viadutos, Restinga Seca, Campo Novo, Tenente Portela, Jaboticaba, Pinhal, Palmitinho, Novo Tiradentes, Frederico Westphlen, Barra do Guarita, Esperança do Sul, Ametista do Sul, Crissiumal, Nova Candelária, Três de Maio, Porto Vera Cruz, Novo Machado, Porto Xavier, Alecrim, Roque Gonzáles, Doutor Mauricio Cardoso, Porto Mauá, Unistalda, São Borja, Itaqui, Santa Cruz, Venâncio Aires e Colinas.

Cidades da região Central, Norte e Noroeste, como Barra do Guarita, estão entre as mais atingidas pelo excesso de chuva. - Sacha Rochele/Defesa Civil RS/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário