Embrapa apresenta a uva Moscato Branco
Seminário com inscrições gratuitas será realizado na tarde de terça-feira em Bento Gonçalves
A Embrapa Uva e Vinho e a Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin) promovem nesta terça-feira, dia 10 de janeiro, o Seminário Técnico sobre a Cultivar Moscato Branco. O evento ocorrerá na sede da empresa de pesquisa, em Bento Gonçalves. Confira aqui a programação das atividades que se iniciam às 13h30min. As inscrições são gratuitas.
Resultados preliminares de pesquisas indicam fortes evidências de que a uva Moscato Branco, presente na Serra Gaúcha desde a década de 1930, somente é cultivada no Brasil, principalmente na região de Farroupilha. Apesar de ser também conhecida como Moscato Italiano, a cultivar não apresenta identidade com nenhuma das centenas de cultivares de uvas aromáticas descritas na viticultura italiana. A Moscato Branco responde por cerca de 50% do volume de produção das uvas moscato do país, e é a uva carro-chefe da Indicação Geográfica (IG) de Farroupilha, utilizada para elaborar os emblemáticos vinhos finos moscatéis (frisantes, tranquilos ou espumantes).
O seminário terá apresentações de produtores da uva em Farroupilha e pesquisadores e técnicos da Embrapa. Os temas a serem abordados são os avanços nas pesquisas sobre a Moscato Branco na região, sua produção e importância econômica para o Rio Grande do Sul, originalidade dos vinhos elaborados e suas aplicações para o setor vitivinícola e padrões de mudas de qualidade superior. Os participantes também irão conhecer a cultivar no campo e degustar vinhos. As inscrições podem ser realizadas pelos telefones (54) 3455.8088 e 3455.8071. A Embrapa Uva e Vinho fica na Rua Livramento, 515, no bairro Juventude, em Bento Gonçalves.
0 Comentários