Geral

Café da manhã e o impacto na saúde

A primeira refeição do dia repõe as energias perdidas, ajuda a manter o peso e afasta problemas como o estresse e a diabetes

Para algumas pessoas, não tomar o café da manhã pode até ser natural e não trazer nenhum malefício. Mas, pular essa refeição influencia diretamente em como o organismo vai funcionar no resto do dia. 

Um estudo europeu recente constatou que pessoas que iniciavam a rotina com o café da manhã e permaneciam seguindo esse hábito tinham menos marcadores inflamatórios no organismo, quando comparados com pessoas que não mantinham a frequência das três principais refeições do dia (café da manhã, almoço e jantar). 

Para desmistificar o que devemos ou não consumir ao amanhecer, a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, responde às dúvidas mais escutadas no consultório. 

Porque essa refeição é tão importante? 
Enquanto você dorme e descansa, o seu corpo continua trabalhando para garantir as funções básicas: respirar, manter a circulação e os órgãos em funcionamento, e também construir novas células e queimar gordura. Isso acontece por cerca de 8 horas sem que o seu organismo receba qualquer tipo de “combustível”. 

Ao acordar, precisamos repor toda a energia usada pelo corpo durante o sono, para que possamos dar início as atividades do dia a dia. Por isso, a necessidade de quebrar o tempo de jejum com um bom café da manhã. “Além de dar esse empurrãozinho para o nosso metabolismo, uma refeição matinal com boa qualidade de nutrientes favorece o controle da fome e da saciedade durante o dia, o que, a longo prazo, também contribui para o controle do peso”, explica Renata Guirau. 

O que precisamos ter à mesa para um bom café da manhã? 
Segundo Renata, uma refeição matinal de qualidade deve conter diferentes grupos alimentares: uma fonte proteica (como leite, queijo, iogurte ou ovos), uma fonte de carboidrato complexo (pães integrais, granola, mandioca e batata doce) e uma fonte vegetal. “Geralmente consumimos frutas no café da manhã, mas, nada impede de utilizarmos vegetais diversos como espinafre, tomate, couve e até mesmo cogumelos”, completa Renata. 

O pãozinho francês com café estão liberados? 
“O pão é um tipo de carboidrato, e, a principal função dos carboidratos é fornecer energia para o corpo. Mas, existe uma diferença entre os carboidratos simples, que é o caso do pão, e os complexos, que são os indicados”,  explica a nutricionista. 

Os carboidratos simples são absorvidos rapidamente pelo corpo, e fornecem energia imediata. Mas, fazem com que você sinta fome logo após comer, e aumentam as taxas de glicose no sangue, principalmente pela manhã.

Exemplos de carboidratos simples são: açúcar refinado (presente em bolachas, compotas e geleias, e usado para adoçar chás e cafés), e fontes de farinha branca, como pão francês. 

Já os carboidratos complexos, fornecem energia de qualidade, pois são digeridos lentamente e causam aumentos graduais da glicemia, fazendo com que o corpo se sinta saciado por mais tempo. Esses alimentos também são mais nutritivos e possuem mais vitaminas, minerais e fibras. 

Sendo assim, se consumidos com moderação, pão francês integral e café sem açúcar podem estar presentes no cardápio da manhã. 

O que acontece quando não comemos no café da manhã? 
Ficar sem comer de manhã é uma prática comum entre as pessoas, mas, não é um hábito tão inocente quanto parece: pular a primeira refeição pode aumentar os níveis de alguns hormônios que estão relacionados ao estresse e mau humor, além de favorecer o maior consumo calórico no resto do dia, principalmente de alimentos ricos em carboidratos refinados, que, como explicado anteriormente, não são a melhor opção. 

Para quem acorda sem apetite, a indicação da nutricionista é simplesmente esperar a fome aparecer. “O ideal é esperar a fome chegar para começar a se alimentar, mesmo que isso aconteça horas após acordar. Mas, ao sentir essa necessidade, devemos sempre fazer boas escolhas, independente do horário”. 

Dez combinações diferentes para um café da manhã saudável e nutritivo: 

1.      Vitamina de frutas: Leite + aveia + banana e mamão papaia

2.      Mingau de aveia: Leite + aveia + banana picada

3.      Ovos mexidos + fruta com aveia

4.      Mandioca cozida + queijo coalho grelhado + fruta

5.      Pão integral com queijo + fruta

6.      Iogurte + granola + fruta

7.      Tapioca com queijo + fruta

8.      Crepioca com banana e canela

9.      Torrada com geleia sem açúcar + leite

10.  Pão integral com ovos mexidos + fruta

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário