Atendimento do Hospital Fátima muda nesta segunda
A partir de hoje a recepção social da instituição irá concentrar o atendimento, tanto do plantão 24 horas quanto das visitas aos pacientes
Com o objetivo de qualificar o atendimento dos pacientes, o Hospital Beneficente Nossa Senhora de Fátima, em Flores da Cunha, terá mudanças a partir da próxima segunda-feira, dia 4 de fevereiro. O Pronto-Atendimento (PA), que antes era concentrado na entrada lateral, pela Rua John Kennedy, ficará junto à recepção principal da instituição, na Rua Ernesto Alves. As visitas dos pacientes aos finais de semana também não acontecem mais pela antiga entrada do PA. Uma terceira mudança é a classificação do atendimento de acordo com as urgências e emergências.
As mudanças fazem parte do Planejamento Estratégico da diretoria do Hospital, que incluem metas para cinco anos – de 2010 a 2015. Dentro do cronograma está a melhora no PA. A recepção social estará aberta 24 horas para concentrar todas as demandas. Uma classificação de risco do paciente, onde o atendimento acontece de acordo com a urgência de cada caso, será aplicada aos pacientes.
Outra alteração será a visitação dos pacientes durante o final de semana, o que antes ocorria pelo Pronto-Atendimento, também passará a ser na recepção social, tendo também um maior controle das visitas, vindo de acordo às necessidades do paciente internado.
A diretora executiva do Hospital Fátima, Andréia Francescatto Vignatti, destaca que a instituição está investindo na qualificação, profissionalização e tecnologia. “Este é mais um passo que estamos dando. Para essa melhora efetiva no atendimento, vamos mudar o local da entrada do PA, o que não contou com grande investimento físico, mas a mudança no fluxo”, complementa Andréia.
A enfermeira responsável técnica do Hospital Fátima, Elisiane Fontana, destaca que a classificação de atendimento já vinha sendo feita no Pronto-Atendimento, mas agora a implantação dessa classificação de risco será efetiva. “O PA atende a urgências e emergências, porém, também vai atender pacientes eletivos. As urgências e emergências terão atendimento prioritário”, explica.
A porta onde hoje é o PA será fechada e contará com uma campainha. O local servirá para ambulâncias ou para pacientes com dificuldades de locomoção. Os demais devem se encaminhar para a recepção principal.
Traumatologista 24 horas
A partir de segunda-feira o Hospital Fátima também contará com um especialista em traumatologia 24 horas por dia. O doutor Evandro Scudiero, com residência em traumatologia no Hospital Pompéia de Caxias do Sul e especialização em quadril em Porto Alegre, será o responsável pelo atendimento de segundas às sextas-feiras, em horário comercial, com agendamento e para todos os planos de saúde, além das demandas das prefeituras. Anteriormente, o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) contava com o serviço apenas um dia por semana – ou o paciente precisava ser deslocado para Farroupilha.
Entenda o atendimento por classificação de risco
- O paciente, após preencher sua ficha na recepção, é chamado para uma avaliação prévia antes da consulta. Com base nas declarações feitas pelo paciente em relação ao motivo pelo qual procurou a emergência, a equipe de enfermagem realiza o encaminhamento, segundo a classificação. Quem necessita de assistência imediata tem acesso direto, ou seja, não precisa aguardar a avaliação prévia.
- Emergência (cor vermelha): significa que a vida do paciente está em risco imediato. Algumas situações: politraumatismo grave, trauma crânio-encefálico grave, estado de coma, comprometimentos da coluna vertebral, desconforto respiratório grave, dor no peito associada à falta de ar e cianose, perfurações no peito, abdômen e cabeça, crises convulsivas, intoxicações, reações alérgicas, tentativas de suicídios, complicações de diabetes e queimaduras.
- Urgência (cor amarela): significa que o paciente necessita de socorro rápido, porém, não corre risco imediato de vida. Algumas situações: cefaléia intensa (dor de cabeça); dor torácica intensa; antecedentes com problemas respiratórios, cardiovasculares e metabólicos (diabetes); desmaios; alterações de sinais vitais em pacientes sintomáticos; hemorragias; histórico de convulsão; crise asmática; dor abdominal intensa; crise asmática; sangramento vaginal com dor abdominal; náuseas/vômito e diarréia persistentes; trauma crânio-encefálico leve; febre alta (39ºC e 40ºC); e diminuição do nível de consciência.
- Pouco urgente (cor verde): algumas situações – idade superior a 60 anos; pacientes escoltados; deficientes físicos; pacientes que estão retornando a emergência em período inferior a 24 horas; pacientes com impossibilidade de locomoção; vítimas de abuso sexual; e paciente em estado de pânico ou overdose.
- Não urgente (cor azul): pacientes que não estão enquadrados nas situações acima. Atendimento por ordem de chegada.
Fonte: Hospital Fátima de Flores da Cunha.
As mudanças fazem parte do Planejamento Estratégico da diretoria do Hospital, que incluem metas para cinco anos – de 2010 a 2015. Dentro do cronograma está a melhora no PA. A recepção social estará aberta 24 horas para concentrar todas as demandas. Uma classificação de risco do paciente, onde o atendimento acontece de acordo com a urgência de cada caso, será aplicada aos pacientes.
Outra alteração será a visitação dos pacientes durante o final de semana, o que antes ocorria pelo Pronto-Atendimento, também passará a ser na recepção social, tendo também um maior controle das visitas, vindo de acordo às necessidades do paciente internado.
A diretora executiva do Hospital Fátima, Andréia Francescatto Vignatti, destaca que a instituição está investindo na qualificação, profissionalização e tecnologia. “Este é mais um passo que estamos dando. Para essa melhora efetiva no atendimento, vamos mudar o local da entrada do PA, o que não contou com grande investimento físico, mas a mudança no fluxo”, complementa Andréia.
A enfermeira responsável técnica do Hospital Fátima, Elisiane Fontana, destaca que a classificação de atendimento já vinha sendo feita no Pronto-Atendimento, mas agora a implantação dessa classificação de risco será efetiva. “O PA atende a urgências e emergências, porém, também vai atender pacientes eletivos. As urgências e emergências terão atendimento prioritário”, explica.
A porta onde hoje é o PA será fechada e contará com uma campainha. O local servirá para ambulâncias ou para pacientes com dificuldades de locomoção. Os demais devem se encaminhar para a recepção principal.
Traumatologista 24 horas
A partir de segunda-feira o Hospital Fátima também contará com um especialista em traumatologia 24 horas por dia. O doutor Evandro Scudiero, com residência em traumatologia no Hospital Pompéia de Caxias do Sul e especialização em quadril em Porto Alegre, será o responsável pelo atendimento de segundas às sextas-feiras, em horário comercial, com agendamento e para todos os planos de saúde, além das demandas das prefeituras. Anteriormente, o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) contava com o serviço apenas um dia por semana – ou o paciente precisava ser deslocado para Farroupilha.
Entenda o atendimento por classificação de risco
- O paciente, após preencher sua ficha na recepção, é chamado para uma avaliação prévia antes da consulta. Com base nas declarações feitas pelo paciente em relação ao motivo pelo qual procurou a emergência, a equipe de enfermagem realiza o encaminhamento, segundo a classificação. Quem necessita de assistência imediata tem acesso direto, ou seja, não precisa aguardar a avaliação prévia.
- Emergência (cor vermelha): significa que a vida do paciente está em risco imediato. Algumas situações: politraumatismo grave, trauma crânio-encefálico grave, estado de coma, comprometimentos da coluna vertebral, desconforto respiratório grave, dor no peito associada à falta de ar e cianose, perfurações no peito, abdômen e cabeça, crises convulsivas, intoxicações, reações alérgicas, tentativas de suicídios, complicações de diabetes e queimaduras.
- Urgência (cor amarela): significa que o paciente necessita de socorro rápido, porém, não corre risco imediato de vida. Algumas situações: cefaléia intensa (dor de cabeça); dor torácica intensa; antecedentes com problemas respiratórios, cardiovasculares e metabólicos (diabetes); desmaios; alterações de sinais vitais em pacientes sintomáticos; hemorragias; histórico de convulsão; crise asmática; dor abdominal intensa; crise asmática; sangramento vaginal com dor abdominal; náuseas/vômito e diarréia persistentes; trauma crânio-encefálico leve; febre alta (39ºC e 40ºC); e diminuição do nível de consciência.
- Pouco urgente (cor verde): algumas situações – idade superior a 60 anos; pacientes escoltados; deficientes físicos; pacientes que estão retornando a emergência em período inferior a 24 horas; pacientes com impossibilidade de locomoção; vítimas de abuso sexual; e paciente em estado de pânico ou overdose.
- Não urgente (cor azul): pacientes que não estão enquadrados nas situações acima. Atendimento por ordem de chegada.
Fonte: Hospital Fátima de Flores da Cunha.
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