Geral

Astro em ritmo de gravações

Festival de Cinema da Escola São Rafael promove filmagens de 12 curtas-metragens

De um lado do município, um grupo de estudantes caracterizados como imigrantes italianos filma cenas dos antepassados; do outro lado da cidade, outro grupo grava imagens do cotidiano. Essas duas cenas revelam a diversidade dos roteiros do Astro 2012 – Festival de Cinema Estudantil e abrem a temporada para a corrida pela estatueta dourada. Os alunos do ensino médio da Escola Estadual São Rafael estão gravando os 12 vídeos que participam do evento deste ano. As filmagens seguem até 22 de julho. Conforme o coordenador do Astro, Rodrigo Schiavenin, seis vídeos já foram gravados, dois serão filmados neste final de semana e mais quatro curtas-metragens aguardam pelas filmagens. “Acredito que as obras terão mais qualidade em relação ao ano passado pois estão recebendo assessoria, além das turmas estarem muito organizadas com a presença dos professores e dos pais responsáveis. Acho que vai ser um sucesso”, aposta o coordenador.

No caso dos curtas-metragens que abrem esse texto, as filmagens ocorreram no último final de semana. O primeiro é o vídeo Imigrantes, da turma 202, e tem direção e roteiro de Alex Eberle. Baseada em fatos históricos, a trama retrata a chegada de um grupo de imigrantes italianos no Século 19 à Serra Gaúcha e as dificuldades encontradas na nova terra. “As filmagens ficaram dentro do esperado. O clima contribuiu e a nossa expectativa é que dê tudo certo”, destaca Eberle. O filme terá a participação especial de diversas pessoas, incluindo as professoras Gissely Lovatto Vaillati e Fátima Caldart Galiotto e do maestro Felix Slaviero.

Também foi gravado no final de semana passado o curta Garotos do Programa, da turma 203. As filmagens foram feitas, sem sua maioria, numa fábrica de móveis da cidade. Conforme a diretora do vídeo, Larissa Fernandes, o roteiro conta a história de quatro apresentadores de programa que passam por maus lençóis quando só um é escolhido para continuar apresentando o programa. “Só que para continuar à frente do programa, cada um começa a sabotar o outro”, conta Larissa. O roteiro foi escrito por Pedro Henrique dos Santos, que no ano passado escreveu O Maior Idiota do Mundo, vencedor de três prêmios. A produção conta com uma equipe de 20 alunos.

Com os vídeos gravados, as turmas começam o trabalho de edição, que neste ano será feito por um profissional da cidade contratado pela escola. Segundo Schiavenin, quatro filmes estão sendo editados, dois estão finalizados e outros dois em fase de conclusão. Isso para que tudo fique pronto para a semana de exibição, de 15 a 17 de agosto, no salão paroquial.

Sob o slogan Desperte o Astro que há em você, a edição deste ano será filmada por um grupo de estudantes que se inscreveram para atuarem como cinegrafistas. Os estudantes Mirele Bergozza, Jaqueline Corso, Shaiane Zim, Tiago Batista, Eduardo Pedron, Jeferson Paim dos Santos, Gabriela Tormen, Marcelo Pelizzer e Marcelo Triaca serão os responsáveis por filmar os 12 vídeos produzidos. Antes de iniciarem as filmagens, nos meses de maio e junho, acompanhados dos demais alunos, passaram por oficinas de roteiro, direção, produção e fotografia. Os vídeos serão avaliados por um grupo de jurados no dia 11 de agosto. A festa de premiação ocorrerá em 1º de setembro, no Clube Independente. Estão confirmadas as presenças dos apresentadores Trio Pipoca do Pijama Show, formado por Mr. Pi, Porã e Cagê, e dos DJs Elias Cappellaro e Kahball. O Astro 2012 é uma realização da escola e do Grêmio Estudantil São Rafael, e conta com o apoio da prefeitura.
Grupo ensaia filmagens do curta-metragem ‘Garotos do Programa’. -
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário