Alunos florenses se destacam nas Olimpíadas de Matemática
Três estudantes conquistaram medalhas nacionais e receberam certificado local
A mesma matemática que costuma apavorar muitos estudantes está bem longe de causar problemas para o florense Junior Eduardo Censi, aluno da Escola Estadual Antônio de Souza Neto, no distrito de Mato Perso. No mês de novembro ele conquistou uma medalha de ouro na 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (Obmep). Juntamente a outros dois estudantes de Flores da Cunha, Grégori Barizon Muterle, da Escola Estadual Frei Caneca; e Junior Port de Oliveira, da Escola Municipal Francisco Zilli, ambos com medalha de bronze, ele recebeu do município um certificado de reconhecimento público pelo destaque nacional. A premiação oficial da Obmep será entregue no primeiro semestre de 2018.
A certificação da administração pública, entregue no dia 8, contou com a presença do prefeito, Lídio Scortegagna; da secretária de Educação, Cultura e Despor to, Ana Paula Zamboni Weber; professores, diretores e pais dos alunos. Junior Eduardo é um exemplo de como, com o incentivo da família e da escola, os alunos que apresentam facilidade em determinada disciplina têm chances de ir longe. “Eu gosto bastante de matemática por causa do incentivo dos meus pais, tenho um bom professor e desde pequeninho tinha essa vontade de conquistar algo com a matemática”, diz Junior, que desde a pré-escola aprendeu a gostar da matéria. “Sempre gostei de desafios e a matemática é algo que leva a isso, pois é desafiadora, tem regras e questões complicadas e gosto disso”, diz o estudante de 13 anos, que no ano passado ganhou medalha de prata na Obmep.
Com a conquista do ouro veio também o desejo de estudar mais para no próximo ano ganhar mais um lugar no pódio. “Ano que vem vou tentar de novo o desafio, em bora seja mais complicado porque vou passar de nível”, diz Junior, que tem uma rotina de estudos em sala de aula e também em casa, quando conta com o apoio dos pais Paula e Eduardo Censi. Na preparação para a Olimpíada, as horas em cima dos livros aumentaram. Para o futuro, o estudante pretende continuar participando dos desafios e aprofundando seus conhecimentos na área. “A matemática sempre foi minha matéria preferida e como me dedico bastante poderia trabalhar com isso, como engenheiro ou algo semelhante”, cita ele.
A Obmep foi criada em 2005 com o objetivo de estimular o ensino da matemática, revelar talentos e melhorar o ensino da disciplina. A competição tem etapas municipais, regionais e estaduais. Pela primeira vez a maior competição estudantil do país contou com participantes de 4.473 colégios particulares. Neste ano, o campeonato bateu recorde de escolas – 53.231, de 99,6% dos municípios brasileiros. Dos 18,2 milhões de estudantes inscritos, 941 mil foram classificados para a segunda fase – 903 mil de escolas públicas e 38 mil de particulares. A Obmep manteve o número de medalhas a alunos de escolas públicas das edições anteriores: 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.506 de bronze e 38,6 mil menções honrosas.
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