Geral

Alta incidência de gastroenterite preocupa

Desde o início do mês o município registrou mais de 170 casos da infecção. Desabastecimento de água em função do temporal pode ser uma das causas

Uma inflamação que compromete os órgãos do sistema gastrointestinal, neste mês a gastroenterite se tornou comum entre os receituários médicos florenses. Somente no Hospital Beneficente Nossa Senhora de Fátima, foram mais de 120 casos desde o início de novembro, que somam-se a mais 53 pacientes atendidos no Centro de Saúde. Apesar de ser uma doença que encontra nesta época do ano condições mais propícias para se manifestar, a alta incidência chama atenção. “Todos os anos, quando iniciam as temperaturas mais elevadas, a doença aparece, mas neste ano o número de casos está mais alto que o normal”, salienta a diretora da instituição, Andreia Francescato Vignatti.

Conforme a enfermeira responsável pela vigilância epidemiológica no município, Eliane Casagrande, nos casos surgidos os sintomas são característicos ao do rotavírus. “Por isso estamos fazendo coletas e encaminhando para análises em laboratórios, para buscar a causa dessa incidência”, adianta. De acordo com a Secretaria da Saúde, apenas no Centro de Saúde – sem contar as Unidades Básicas espalhadas pelos bairros e interior –, foram atendidos 53 casos nas últimas duas semanas. A enfermeira vê no severo temporal que atingiu a cidade no final de outubro uma das possíveis causas do andaço. “Muitos pontos da cidade ficaram sem água e as caixas esvaziaram, reunindo neste ambiente resíduos que podem causar a inflamação. A orientação é que as pessoas limpem suas caixas d’água pelo menos duas vezes ao ano, além de lavar as mãos constantemente”, lista Eliane, que orienta: “A hidratação é fundamental. Beba bastante água e lave bem os alimentos. O vírus está circulando pelo município e precisamos cortar o ciclo”.


Sobre a doença
A gastroenterite é uma inflamação que compromete os órgãos do sistema gastrointestinal e é mais comum no verão. A doença pode ser provocada por vírus, bactérias e parasitas, que podem ser transmitidos pelo ar, pela mão em contato com a boca e por intoxicação alimentar. Dentre os sintomas da gastroenterite, a pessoa pode sentir febre, enjoo, diarreia, vômitos, perda de apetite e desidratação.

Se a doença for causada por vírus, a gastroenterite pode passar sozinha e o tratamento serve apenas para amenizar os sintomas e repor a perda de líquidos. O mesmo acontece em alguns tipos de bactérias. Mas é importante lembrar que medicamentos só podem ser tomados com orientação médica.
 

Município já somou mais de 170 casos neste mês. - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário