45 anos em prol da música
Fundada em 7 de setembro de 1964, a Banda de Música Florentina fez história no desenvolvimento cultural e artístico do Município.
Fundada em 7 de setembro de 1964, a Banda de Música Florentina fez história no desenvolvimento cultural e artístico do Município. Neste ano, a entidade comemora 45 anos de atividades sempre marcadas pelo grande repertório musical. E para festejar a data, a Banda Florentina realiza hoje, dia 25, um concerto comemorativo, na capela São João Batista, na Prefeitura Municipal. O evento acontece às 20h.
A trajetória da banda se confunde com a chegada dos primeiros imigrantes italianos, já que cantar para eles era uma forma de lembrar da velha pátria, a Itália. Foi assim que nasceram as primeiras bandinhas. Surgiu nessa época a banda Giuseppe Garibaldi que existiu até os anos de 1950. Com o término da banda os florenses sentiram falta de uma banda no Município. Por isso, o desejo de criar uma banda em Flores da Cunha era forte. Embalados por esse objetivo um grupo de percussionistas da Escola São José começou a arquitetar a ideia. Com aprovação de outras pessoas, o grupo contratou a professora Nair Ferreira, que ministrava aulas de Teoria Musical em sua própria casa. Após muito esforço e dedicação, em 7 de setembro de 1964 foi fundada a Banda Florentina que, no ano de 2005 foi reformulada e passou a se denominar Orquestra de Sopros Florentina e mais recentemente passou a se chamar Banda de Música Florentina.
Nome
A indicação do nome da banda surgiu do fundador Assis Lavoratti, que juntou o nome de Flores da Cunha com Nova Trento e passou a ser Florentina. No dia 8 de setembro de 1964 foi realizada a primeira reunião do grupo. Nos estatutos, a banda se denominava uma sociedade que visava a educação de seus membros pela prática da música, bem como o desenvolvimento social e cultural.
A primeira apresentação da Florentina aconteceu na Festa de São Pedro no mesmo ano da fundação. Ativamente, durante toda a década de 60, 70 e 80, a Banda se destacava em inúmeros eventos realizados no Município, no Estado e no País, sempre fazendo soar com seus acordes o nome de Flores da Cunha. O repertório da Florentina era o típico de bandas. Quando o maestro Elirio Toldo assumiu a regência a banda passou a incluir também músicas italianas.
Sede
Logo que iniciou suas atividades, a Banda Florentina ensaiava no Salão Paroquial. Em 19 de outubro de 1965, a Prefeitura Municipal doou terreno de 300m² na rua Julio de Castilhos para que os membros da banda pudessem construir a sua sede social. Nos anos 70, com a mensalidade paga pelos componentes da banda, a sede da entidade estava finalizada. Os ensaios passaram então a ser realizados no local.
A Banda Florentina já se apresentou em diversos eventos dentro e fora do Estado. Participou ainda dos desfiles cívicos, da semana do município, de concursos, entre outros. As últimas apresentações da banda aconteceram na abertura do Rodeio Crioulo de Flores da Cunha, no 3º Grupo de Artilharia Antiárea (3º GAAAe) de Caxias do Sul, na Feira do Livro, e em exposições. O grupo é regido pelo maestro Daniel Pedro e conta com 30 integrantes.
Diretoria atual
Presidente: Cláudio Schiavenin
Vice-presidente: Gerson Rockenbach
Secretária: Carla de Godoy
Tesoureiro: Victor Grison Debortoli
Como participar
A Banda de Música Florentina é uma entidade aberta para quem gosta e quer participar de sua cultura. Para se inscrever basta apenas ir até a sede da Florentina (rua Júlio de Castilhos, 2458, em frente ao restaurante Casa Nostra), nas sextas-feiras, no horário das 20h às 22h. Nesses dias, a banda realiza os seus ensaios. Os interessados em participara devem conversar com alguém da diretoria e irão receber aulas de Teoria Musical para depois começar a tocar os instrumentos.
Atuais componentes
Felipe Perosa, Loreno Pauletti, Gabriel Silvestri, Smallei Bazi, Gilnei Menegat, Darci Perosa, Carla de Godoy, Mauren Bassanesi, Jair Antonio de Castilho, José Luis Guarese, André Luis Borges, Mario Passtor, Cristiano Meneghini, Marcos Bagatini, Mateus Bagatini, Jean Silveira dos Santos, Valdocir Fioreze, Jessé Souza, Claudionei dos Reis, Leandro Fernandes, Cláudio Anselmo Schiavenin, Victor Grison Debortoli, Adriano Mabília, Luciano Catafesta, Gerson Rockenbach, Wagner Uliana e Daiana Pedron.
0 Comentários