Segurança

Semestre encerra com seis assassinatos em Flores

Número de crimes dobrou nos primeiros seis meses do ano em relação a 2017. A média tem sido de uma morte violenta a cada 30 dias

Faltava menos de 48 horas para encerrar o primeiro semestre de 2018, quando Flores da Cunha contabilizava a sexta vítima de assassinato, fazendo duplicar a triste estatística da violência contra a vida em apenas seis meses em relação a todo ano passado, quando três pessoas perderam a vida de forma violenta. Entre os casos deste ano estão um latrocínio e uma dupla execução relacionada ao tráfico.

A vítima mais recente foi Leandro Silveira Alves, 30 anos, que morreu por volta das 7h10min do dia 29 de junho, no Hospital Fátima, duas horas após ser ferido com uma facada desferida por sua companheira, de 24 anos, durante uma briga na residência do casal, no bairro Colina de Flores. Alves era natural de Dom Pedrito, e recentemente morou em Farroupilha, antes de se transferir para o município.

O casal, que tem um filho de dois anos e meio, vivia junto havia três anos. De acordo com o depoimento da mulher prestado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Caxias do Sul, a briga entre o casal teria sido motivada depois que a acusada descobriu, por meio das redes sociais, que o companheiro estaria envolvido em furtos na cidade. Ainda de acordo com o depoimento, durante a discussão Alves teria agredido a mulher, que reagiu desferindo um golpe de faca no peito da vítima. De acordo com a Polícia Civil florense, que investiga o caso, Alves tinha diversas passagens pela polícia por furtos, alguns deles registrados recentemente no município. Em julho de 2013, ele foi preso em flagrante na cidade de Farroupilha com uma motocicleta furtada. A faca de cozinha utilizada na agressão foi apreendida pela polícia. 

Além dos assassinatos, de janeiro a maio desse ano houve também um crescimento de 75% no roubo de carros e aumento de 28% no furto de veículos, se comparado ao mesmo período do ano passado. Já os furtos em geral tiveram um índice negativo de 11% em relação aos primeiros cinco meses de 2017, segundo informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado.

Os casos de 2018
17 de janeiro

Vítima: Tiago Becher Bonato, 37 anos
O crime ocorreu por volta das 23h, na Rua Barros Cassal, na área central da cidade, quando a vítima negociava a compra de um ônibus. A mulher e o filho de sete anos acompanharam o mecânico e ficaram dentro do Audi da família. De acordo com o registro da ocorrência, Bonato atravessou a rua para negociar com o vendedor quando um Corsa bordô se aproximou e três homens armados desembarcaram. Os criminosos tentaram roubar o carro, mas não conseguiram abrir a porta do automóvel. Quando Bonato se aproximou, foi alvejado e caiu próximo ao ônibus. Os assassinos voltaram para o Corsa, onde um comparsa os esperava, e fugiram sem  levar nada. 
Situação: o latrocínio está parcialmente esclarecido. Três homens são suspeitos de terem cometido o crime. Um deles está preso, o outro é considerado foragido e o terceiro envolvido não foi identificado. Os nomes não são divulgados pela Polícia Civil.

6 de abril
Vítimas: Antônio Marques Mendes Borba, 41 anos, e Marileia de Lima, 39
Os dois foram mortos a tiros por volta das 21h30min na Praça Nova Trento. A Brigada Militar foi acionada por populares que ouviram disparos de arma de fogo. As vítimas chegaram a ser socorridas, mas não resistiram aos ferimentos e morreram. Borba era natural de São Gabriel e Marileia era de Ponta Grossa no Paraná. Conforme apurou a Polícia Civil, o homem e a mulher eram usuários de drogas e o crime tem relação com o tráfico.
Situação: segue em investigação e autoria ainda é desconhecida. No dia do crime, um homem chegou a ser detido pela BM, mas foi liberado, porque o exame residuográfico deu negativo para a presença de chumbo nas mãos dele.

24 de abril
Vítima: João Carlos Mambrini Junior, 33 anos.
Mambrini foi encontrado morto em um milharal no bairro Nova Roma na manhã do dia 24 de abril. Ele foi atingido por três tiros. 
Situação: esclarecido. Um idoso de 73 anos é investigado pelo homicídio, mas está em liberdade. De acordo com a Polícia Civil, ele alegou que não tinha intenção de matar, só queria dar um susto já que a vítima tinha o costume de furtar gêneros alimentícios, como milho e mandioca, da redondeza, para vender e usar o dinheiro para comprar entorpecente. 

20 de maio
Vítima: Hildo Fiorentino, 50 anos.
Ele morreu após ser ferido, na cabeça, por um golpe de pedra  no bairro Aparecida. Fiorentino foi encontrado caído na Rua Severo Ravizoni no final da tarde. Ele chegou a ser encaminhado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo a Polícia Civil, o homicídio foi motivado por um desentendimento entre a vítima e um inquilino.
Situação: o suspeito, um homem de 47 anos, foi preso no mesmo dia do homicídio e segue recolhido.

29 de junho
Vítima: Leandro Silveira Alves, 30 anos.
Ele morreu por volta das 7h10min no Hospital Fátima de Flores da Cunha, cerca de duas horas após ser ferido com uma facada desferida pela companheira de 24 anos, durante uma briga na residência do casal.
Situação: a mulher de Alves, que desferiu a facada, deverá responder pelo crime em liberdade.
 

Morte de João Carlos Mambrini Junior foi um dos casos, ocorrido em abril. - Antonio Coloda/Arquivo OF
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário