Segurança

Roubos e furtos diminuem, tráfico aumenta

Primeiro semestre de 2019 teve uma redução de 47,6% nos furtos e 32,5% nos roubos, enquanto que tráfico de entorpecentes cresceu em 150%

Uma Flores da Cunha mais segura, porém com índice significativo relacionado ao consumo e tráfico de drogas. Os Indicadores Criminais da Secretaria de Segurança do Estado mostram que nos primeiros seis meses do ano o município melhorou em algumas questões de segurança, mas piorou em outras. Os dados mostram que são menos furtos, roubos, homicídios e latrocínios em 2019 se comparado com o mesmo período do ano passado. Esse primeiro semestre contabilizou 77 casos de furtos em Flores da Cunha, um índice 47,6% menor do que 2018, quando foram contabilizados 147 furtos no município. O número de roubos também sofreu uma queda, foram 32,5% a menos. Conforme dados da Brigada Militar florense, o roubo a estabelecimentos comerciais diminuiu de oito, no primeiro semestre de 2018, para quatro em 2019. Já em residências, foram oito no ano passado, para duas este ano. O número também reduziu em relação a roubos de veículos, de 14 para seis no primeiro semestre. “O trabalho de policiamento preventivo tem auxiliado muito na diminuição dos indicadores. No momento que temos policiamento preventivo esses números só tendem a cair”, afirma o capitão da Brigada Militar, Daniel Tonatto, que assumiu o comando da BM local em junho de 2018. 
Se por um lado a criminalidade diminuiu, por outro os crimes relacionados a armas de fogo e munições, posse de entorpecentes e tráfico de drogas aumentaram.De janeiro a junho foram registrados 16 delitos relacionados a armas e munições – 12 a mais que em 2018. Posses de entorpecentes foram 10 contra três no ano passado, e tráfico cinco contra dois registrados no primeiro semestre de 2018. Isso mostra um crescimento de 150% no tráfico de entorpecentes.
De acordo com a delegada da Polícia Civil, Aline Martinelli, as ocorrências por tráfico aumentaram devido ao trabalho que a delegacia de Polícia Civil tem realizado há algum tempo. “Estamos trabalhando mais nesse tipo de crime, razão também da diminuição dos delitos secundários. Tirando o traficante das ruas vai diminuir o número de receptação, estelionato e furtos, por exemplo”, analisa a titular. 
Conforme a delegada, a melhoria nos índices de segurança em Flores da Cunha já vem sendo notada há cerca de três anos. “Isso nos mostra que estamos no caminho certo. Esses números são frutos de um trabalho de longos anos aliado ao policiamento preventivo realizado pela Brigada Militar. Outro fator importante é o poder Judiciário, já que as penas têm sido maiores, o que deixam os criminosos mais tempo presos e, por isso, não tem tanto índice de reincidência”, comenta.  

Nova Pádua
Em Nova Pádua, de acordo com os Indicadores Criminais da Secretaria de Segurança do Estado, 2019 foi um ano tranquilo. Os dados apontam que ocorreu no município vizinho, de janeiro a junho deste ano, apenas um abigeato (furto de animais) e um roubo.

Dados da Brigada Militar

No primeiro semestre de 2019, a Brigada Militar de Flores da Cunha confeccionou 221 boletins de ocorrência criminal, 114 pessoas foram detidas em flagrante por cometimento de delitos, recapturou quatro foragidos e recuperou 14 veículos em situação de furto/roubo.
Durante os policiamentos ostensivos preventivos, a guarnição abordou 2.959 pessoas, fiscalizou 2.554 veículos, realizou 28 reuniões comunitárias e esteve presente em 834 estabelecimentos comerciais e eventos da cidade.
Durante os primeiros seis meses, 159 aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) foram realizadas, formando 408 alunos. Conforme o capitão Daniel Tonatto, para este semestre, a BM ampliará as séries a serem beneficiadas pelo Proerd. Será o total de 407 alunos, sendo da pré-escola, 1º, 2°, 5° e 7° anos, incluindo Flores da Cunha e Nova Pádua - que desde 2014 não realizava mais o projeto.

 - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário