Segurança

Polícia registra redução no número de casos de abuso sexual

Muitas das denúncias não configuram estupro, embora haja o registro

O número de casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes reduziu consideravelmente no comparativo entre os últimos anos. Esta é a constatação após o levantamento feito pelo Jornal O Florense junto à Polícia Civil de Flores da Cunha. De acordo com os dados, a quantidade de denúncias que chegam à Delegacia de Polícia florense, que atende também ao município de Nova Pádua, está em declínio: enquanto que entre 2014 e 2015 foram registrados 14 casos, no primeiro semestre deste ano apenas um crime foi investigado.

Conforme a titular da DP, delegada Aline Martinelli, muitas das denúncias não configuram estupro, embora haja o registro. De acordo com ela, quando há autoria comprovada ocorre a prisão, porém, em razão da gravidade do fato e para preservar a privacidade das vítimas, a legislação proíbe qualquer tipo de divulgação, inclusive para a imprensa. Aline destaca que a maioria dos casos ocorre dentro do âmbito familiar ou social da vítima, não havendo registros de estupros em locais públicos. “Mesmo assim, é preciso ter cuidado sempre”, frisa a policial.

A principal recomendação para os pais e responsáveis é prestar atenção no comportamento das crianças e adolescentes, pois após sofrerem abusos eles costumam se isolar e apresentam dificuldade de aprendizado e interação social, além de medo. A orientação a quem presencia esse tipo de crime é procurar o Conselho Tutelar ou a Delegacia. Segundo a delegada, não há um parâmetro que possa determinar qual fator contribuiu para a redução no número de casos nos dois municípios. No entanto, o que pode ter ocorrido é que no período anterior houve mais denúncias.

 

Onde denunciar

– Conselho Tutelar de Flores da Cunha: Rua Jonh Kennedy, 2.150, sala 107 (em frente ao Centro de Saúde). Horários de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h45min e das 13h15min às 17h30min. Telefones: 3292.9532 ou 9969.3161 (plantão). Email: tutelar@floresdacunha.rs.gov.br

– Conselho Tutelar de Nova Pádua: Avenida dos Imigrantes, 1.040, junto à Prefeitura. Horários de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h. Telefones: 3296.1600 ou 8129.5048 (plantão).

– Delegacia de Polícia: Rua da Paz, 1.671, no bairro Aparecida. Telefones: 197 ou 3292.2100. Email: floresdacunha-dp@pc.rs.gov.br

– Brigada Militar: 190.

 

Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário