Segurança

Polícia Civil alerta sobre o golpe do WhatsApp

Registros de casos aumentaram nos últimos meses

A Polícia Civil de Flores da Cunha tem alertado a população sobre o já ‘conhecido’ golpe de WhatsApp. Nos últimos meses, o número de casos registrados aumentou o que faz com que algumas precauções sejam tomadas.

O golpe é feito da seguinte forma. A vítima faz um anúncio em algum site de vendas, como o OLX ou Mercado Livre, expondo seu número e telefone. Na sequência, de posse do número, o golpista, por mensagem ou ligação telefônica, ludibria a vítima informando que existe a necessidade de atualizar a conta do site onde foi feito o anúncio de venda.  Para validar essa ‘atualização’, o golpista solicita que a vítima lhe informe os seis dígitos numéricos que ela receberá via SMS em seu celular. Porém, esses números são, na verdade, o código de validação da conta do WhatsApp.

A vítima acreditando tratar-se de um contato verídico por parte do site, já que realizou o anúncio, informa os dígitos. De posse desses números, o golpista ativa o WhatsApp num outro aparelho e passa a enviar mensagens aos contatos da vítima solicitando dinheiro.

Como proceder

Caso você tenha sido vítima desse golpe é importante tomar algumas medidas. A Polícia Civil orienta em primeiro lugar reconfigurar o WhatsApp e caso seja exigido o código PIN digite erroneamente códigos sucessivos para induzir o bloqueio temporário. Em seguida, informe ao maior número de pessoas que seu WhatsApp foi clonado. Vá até a delegacia de polícia mais próxima e registre um Boletim de Ocorrência. Após entre em contato com o WhatsApp para solicitar a desativação da conta e anexe o BO ao pedido. O e-mail é o support@whatsapp.com.

 

Dicas

- Habilite a dupla verificação do WhastApp;

- Não repasse códigos fornecidos via SMS sem antes verificar a autenticidade da solicitação;

- Fique atento as mensagens recebidas que solicitam dinheiro;

- Verifique a agência e a conta bancária dos destinatários. Um consulta no Google e é possível verificar se a conta é de outro Estado. Caso seja, desconfie;

- Informações: (51) 9.8444 0606.

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário