Segurança

PMs acusados de tortura em 2007 são absolvidos definitivamente

Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve decisão de inocentar policiais

Onze anos depois de um dos casos de maior repercussão policial de Flores da Cunha, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e inocentou os nove policiais militares que haviam sido julgados e condenados pela Justiça florense por suposta tortura ocorrida em 26 de dezembro 2007. Como o processo transitou em julgado, o caso será arquivado definitivamente. Foram inocentados os policiais: Gilberto Güntzel de Oliveira, Alexandre Augusto Silva da Silva, Luís Carlos de Mattos, Valério Zorzi, Ademir Dorneles Severo, Enéias Gonçalves Falcão, Jéferson dos Santos Silveira, Édison Hildebrando Ribas dos Santos e Wladinir Vieira.

O julgamento em primeira instância ocorreu em 2012, quando a Justiça florense, com base na acusação do Ministério Público (MP) e investigações da Polícia Civil e da Brigada Militar (BM),  condenou dois policiais a três anos e quatro meses de prisão. Os outros sete receberam sentença de dois anos e quatro meses. No ano de 2017, por entender que não havia provas da acusação de tortura e de que o julgamento teria um fator mais político do que técnico, a defesa recorreu para reverter a decisão no TJ.  Na época, o MP entrou com recurso para que o caso fosse julgado em terceira instância. O STJ não reconheceu o recurso do MP e determinou a baixa definitiva do processo ao TJ no início de abril.

Entenda o caso

Segundo a denúncia oferecida pelo Ministério Público, na noite de 26 de dezembro de 2007 o sargento da BM de Flores da Cunha Luiz Ernesto Quadros Mazui foi morto a tiros pelo gesseiro Valdir Moura durante o atendimento de uma ocorrência numa residência do bairro Vindima. A notícia se espalha e policiais de Caxias do Sul e de Farroupilha deslocam-se até a casa, supostamente para localizar e prender o autor. O filho do gesseiro, de 18 anos, e outro jovem, de 22 anos, são algemados e levados ao outro lado da rua para informarem o paradeiro do autor do crime. Em seguida, os dois jovens são levados para dentro da casa. A mulher do gesseiro questiona a atitude dos policiais militares e é ameaçada por um dos oficiais. No mesmo momento, um adolescente de 16 anos e outro menor, presos a uma mesma algema são conduzidos para dentro da moradia.

Ainda conforme a denúncia do MP, na casa, os quatro jovens – dois maiores e dois menores – são agredidos a socos, tapas e pontapés para informarem o paradeiro do autor do crime. Os PMs tentam sufocar os dois menores com sacos plásticos na cabeça. Minutos depois, policiais levam o jovem filho do gesseiro para supostamente ajudar o grupo nas buscas ao pai do rapaz. Os PMs se deslocam em duas viaturas até um matagal próximo ao Parque da Vindima. Ali, o rapaz é agredido com tapas, socos, coronhadas e chutes, e tem um saco plástico colocado na cabeça para informar onde o pai estava escondido. As torturas só teriam terminado com a chegada do serviço de inteligência da Brigada Militar, de um delegado da Polícia Civil que estava de plantão naquela noite e de peritos, conforme o Ministério Público. A repercussão do caso chamou a atenção da opinião pública pela truculência relatada pelas testemunhas. Em janeiro de 2008, o fato motivou a transferência de sete militares, sendo um coronel, um major, dois capitães, um sargento e dois soldados.

Caso ocorreu no Natal de 2007. - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário