Operações Policiais Continuadas é o direcionamento da Brigada Militar florense
Com o objetivo de solucionar os problemas de segurança pública, foram criadas patrulhas para reforçar o policiamento de rotina
A Brigada Militar de Flores da Cunha vem buscando, cada vez mais, o aprimoramento da segurança pública no município, seja ela com investimentos em equipamentos, viaturas e armamentos, ou em tecnologia para prestação de serviços, integração com os órgãos de segurança pública e justiça criminal, além do policiamento comunitário.
Com o objetivo de melhorar o trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe, é que a Brigada Militar criou, neste ano, as chamadas Operações Policiais Continuadas, as quais possuem ramificações: Operações Táticas Semanais (Operação Avante, Operação Plano Tático Operacional e Operação Órbitas), Operação Comunitária Comercial, Operação Comunitária Escolar/Proerd, Operação Comunitária Rural e Operação Sossego Público.
“Essas operações são ações contínuas, focadas no trabalho de policiamento ostensivo na cidade, ou seja, são operações que detêm um pouco mais de planejamento e gerenciamento”, explica o capitão da Brigada Militar de Flores da Cunha, Daniel Tonatto, ao mesmo tempo em que relata que essas ações estão sendo realizadas em complemento ao policiamento de rotina.
Algumas das atividades que fazem parte das Operações Policiais Continuadas já vem sendo implementadas há algum tempo pela Brigada Militar na cidade, porém, foi a partir deste ano que elas ganharam maior foco e efetividade. “Além da equipe policial de rotina, que trabalha 24 horas por dia, escalamos também patrulhas em outros horários e datas que têm mais necessidade e pertinência para atuar em complemento das guarnições do dia a dia”, revela o capitão.
Tonatto informa que a Brigada vem trabalhando com as operações para propiciar o aperfeiçoamento na prestação dos serviços e poder realizá-los com mais eficiência e efetividade. Resultados esses, que já podem ser notados. “Essas ações melhoraram a proximidade da comunidade com o trabalho da Brigada Militar, trouxeram uma sensação de segurança à comunidade, além de ter diminuído os indicadores criminais”, relata, completando que a atividade traz melhoria na resolução dos problemas de segurança pública com maior proatividade e também melhora a presença policial nos locais onde há maior incidência de ocorrências criminais.
Para que as Operações Policiais Continuadas possam ser realizadas da melhor maneira possível, foi criada uma patrulha para cada operação, as quais são coordenadas pelo tenente Selemar e supervisionadas pelo capitão Tonatto.
Conheça e entenda um pouco mais sobre as cinco ações que fazem parte do projeto da Brigada Militar de Flores da Cunha.
Operações Táticas Semanais
Essas operações, que contam com as operações Avante, Plano Tático Operacional e Órbitas, ocorrem semanalmente, em dias, horários e turnos com maiores incidências de ocorrências criminais. Essas ações consistem em abordagens de pessoas e veículos com atitudes suspeitas, além da realização de barreiras policiais, dentre outras.
Operação Comunitária Rural
A Operação Comunitária de interior foi lançada em agosto e visa, especificamente, um trabalho de visitação e atendimento de ocorrências com maior eficiência no interior do município.
Para auxiliar essa ação, a Brigada Militar possui o projeto Novo Rumo, lançado em maio de 2021, que compreende o mapeamento geográfico de todas as propriedades rurais da cidade, com a inclusão de informações de identificação dos moradores, endereço e a fotografia da moradia. Por meio desse georeferenciamento, é possível diminuir o tempo de deslocamento e facilitar para encontrar o endereço, caso haja alguma ocorrência.
Operação Sossego Público
A Operação Sossego Público, lançada também no oitavo mês do ano, visa a atuação da Brigada Militar nas praças, proximidades de bares, casas noturnas e lojas de conveniências. A operação também registra boletins de ocorrência por perturbação ao sossego com barulho proveniente de veículos automotores, estabelecimentos comerciais dentre outras operações locais.
Operação Comunitária Escolar/Proerd
A Operação Comunitária Escolar, também conhecida como Operação Volta às Aulas, é o policiamento nas escolas durante a entrada e saída dos alunos. A operação também realiza reuniões comunitárias com professores e diretores, além de palestras.
Outra atividade que contempla a operação é a realização do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que visa prevenir o uso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudar os alunos a reconhecer as pressões e as influências diárias que podem contribuir para o uso de drogas e para a prática de violência, desenvolvendo habilidades para resistir diante de tais situações. Neste segundo semestre, o Proerd está atendendo 279 alunos de 5º e 7º ano, de sete escolas florenses, tanto municipais como estaduais, da área central e interior – escolas Rio Branco, Francisco Zilli, Antônio de Souza Neto, Pedro Cecconello, Horácio Borghetti, São José e 1º de Maio.
Operação Comunitária Comercial
Lançada no mês de julho, essa operação tem como objetivo fazer um trabalho mais próximo da comunidade na área comercial. Dessa forma, a Brigada Militar foca em reforçar a presença policial na área central, onde há maior circulação, tanto de veículos quanto de pessoas, em horários de atendimento, a fim de evitar os delitos contra o patrimônio ou contra pessoas. A ação também consiste em visitas aos estabelecimentos comerciais, realizadas como forma de segurança, além de levar dicas aos comerciantes.
Os números
Com as Operações Policiais Continuadas em execução, as quais estão auxiliando a manter a segurança no município, é possível verificar sua eficiência em dados. De janeiro a outubro foram abordadas 10.211 pessoas, fiscalizados 5.345 veículos e 2.652 comércios visitados. Durante as abordagens e fiscalizações foram feitas 225 prisões e detenções, sendo seis prisões em flagrante por furtos, duas em flagrante por roubo e 12 por embriaguez ao volante – confira outros dados abaixo.
“Essas operações estão sendo muito positivas, uma vez que nosso trabalho está obtendo bons resultados, pois o policiamento está sendo aplicado de forma focada, conforme os problemas que nós temos”, explica o capitão da Brigada Militar.
0 Comentários